.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Resposta Dobrada: Vinícius Maux e VINICIUS-CH

Olá a todos, a partir de hoje estreia em nosso blog a coluna “Resposta Dobrada“. Trata-se de uma série de entrevistas no formato “dois-a-um“: um para perguntar, dois para responder às mesmas questões. As entrevistas ficarão boas na medida em que os convidados forem de extremos iguais ou opostos. Ou seja, quando colocarmos dois chavesmaníacos com traços em comum, ou dois com ponto-de-vistas muito diferentes. Porém, também serão feitas entrevistas nesse formato ainda que as semelhanças e diferentes entre os entrevistados não seja evidente.

“E o Papo Chavesmaníaco?” Está de férias. A coluna entrevistou 15 chavesmaníacos, um por vez. Estiveram presentes neste que resgatou o “Chapapo” e fez com que vários sites e até um fórum começassem/voltassem a fazer isso que sempre foi presente no meio CH o uploader Kvint; o ex-moderador do FUCH Cisko; MVNS; o ex-integrante do nosso blog ThomasCh; o ex-moderador global do FUCH Riddle; o mexicano Carlo Oriali; o que hoje faz parte de nossa equipe Seu Furtado; o moderador do FUCH Don_aCHiles, representando a Paraíba; o integrante do Fã-Clube Chespirito Brasil Lucas_CH; o ex-colunista do blog LuisEnrique; o moderador do Fórum Chaves Matheus Rolim; o usuário dos fóruns Edward Katsuya; um dos fundadores e administrador do Fórum Chaves Antonio Felipe; o criador do site Os Melhores de CH, Professor Girafales. Para fechar com chave de ouro, Furtado (até então todas as entrevistas haviam sido realizadas por mim) entrevistou a dubladora da Chiquinha: Sandra Mara.

As tão comentadas na época entrevistas com o dublador Tatá Guarnieri e o ex-webmaster Felipe Reina não saíram do papel (embora ambos conversaram normalmente comigo). O convite foi feito e aceito por ambos, as perguntas foram enviadas, porém, não foram respondidas. Mas nós compreendamos que se trata de pessoas ocupadas e achamos que seria inconveniente os cobrar. Por isso, pedimos que respondessem duas ou três vezes ao longo do ano, e depois disso deixamos quieto.

E você que deu seu nome oito meses atrás para ser entrevistado deve estar pensando “Que desgraçado esse Victor, ao invés de me chamar convidou um cara que sequer pediu pra ser entrevistado!”. Acontece que da gama de pedidos que tivemos (suficientes para realizarmos duas temporadas e meia), só fizemos a primeira temporada. Agora, faremos 10 entrevistas neste modelo (ou seja, com 20 convidados). E após o término dessa, faremos a segunda temporada do Papo. Estamos negociando outra pessoa para realizar as entrevistas do Papo II, para que as perguntas não sejam sempre na mesma linha.

Neste novo modelo de entrevistas, não haverão pedidos de entrevistas: nós mesmos é que iremos convidar usuários, que podem aceitar ou não. Confesso que a inspiração do nome desta coluna veio depois de passar em frente da criativa lotérica “Sorte Dobrada”, da cidade de Dobrada/SP. Além disso, “Dupla Resposta” ou algo do tipo ficaria feio, e “Dois-a-Um” foi utilizado pelo SBT, aquele antigo programa da Mônica Waldvogel.

Depois de muita falação vamos à nossa primeira coluna. De um lado, Vinícius Maux, moderador do FUCH, editor da Revista do FUCH e webmaster do Blog do Madruga. Do outro, VINICIUS-CH, também blogueiro, do Vila do Chaves & Chapolin e um grande colecionador de qualquer produto relacionado com as séries (a coleção dele causa inveja em qualquer chavesmaníaco), e o trabalho dele ainda possibilita que invente materiais relacionados e mantenha um dos blogs CH “mais bonitos” de se acessar. Além do nome, ambos são blogueiros, fãs de Chespirito e tem outros gostos (como na música e no esporte) em comum. Limitamos as questões em 10 para não ficar muito extenso. Vamos ao que interessa dessa postagem:

01. Vocês companham as obras de Chespirito desde a infância?
MAUX: Sim, acompanho desde meu seis anos de idade. A paixão pelas series de Bolaños cresceu dentro de mim e não parou mais, durante toda minha infância acompanhei em quase todos os horários em que os programas era exibidos, em meados de 2000 e 2001 surgiu o meio CH, e as primeiras curiosidades e histórias foram sendo reveladas e eu acredito ter sido um dos primeiros a desbravar este meio cibernético para saber mais sobre os seriados.

-CH: Sim, desde meus 5 anos, quando comecei a gostar de verdade das series no começo foi apenas Chaves e Chapolin, acompanhava todas exibições para não perder nenhum episodio, em 2001 surgiu o meio CH, mais foi mesmo creio que em 2003 comecei me aprofundar mais no mundo CH, comecei a buscar informações no Google e logo achei os sites CH.

02. Qual a lembrança mais memorável que vocês tem em relação às séries CH?

MAUX: Em 2003, minha avó faleceu, todos meus familiares ficaram abatidos, inclusive eu. Todos se reuniram em minha casa após o velório e o clima de comoção tomou conta de todos os cômodos da residência. Procurando esquecer tudo, eu liguei a TV, e estava passando o episódio de Chaves,”Caçando Largatixas”, e foi um momento que jamais esqueci, o episódio como o conhecemos é deveras engraçado, e mesmo com o clima pesado e muitos com lagrimas nos olhos, vi que alguns a minha volta que também acompanhavam o episódio começaram a soltar pequenas risadas, tímidas mesmo. Aos poucos, quando notei estava todo mundo lá assistindo comigo, meus tios, pais, primos, e amigos, já não estavam mais com o aspecto infeliz, demonstravam sorrisos no canto do rosto, o que era incompreensível para uma situação pós-velório. Daí compreendi que mesmo com muita simplicidade, a serie conseguia nos dispersar das tristezas e nos fazer viajar pelo seu mundo, nos trazendo alegria, nunca tinha tido tamanha experiência do poder que Chaves tem, por isso faz tanto sucesso.

-CH: Quando ganhei meu primeiro DVD do Chaves do meu irmão mais velho, foi o primeiro item da minha coleção e até hoje tenho ele, o ganhei com meus 14 anos e disse que a partir daquele momento iria virar um colecionador CH, meu pai olhou e disse que ficava muito feliz por saber que eu gostava tanto de Chaves e Chapolin, a ponto de fazer coleções e me disse que com toda aquela paixão de criança por CH eu iria ter uma bela coleção, e poderia passar de geração a geração para nossa família, e o destino que ele escreveu se cumpriu.
Em setembro deste ano completou um ano que me pai faleceu e ele me disse que estava muito orgulhoso de mim por minhas conquistas, e hoje graças a Deus sou um colecionador CH e considero meu acervo-CH bem grande e daqui uns anos vou passar ela toda para meu sobrinho Samuel que hoje tem 7 meses.

03. Qual o seriado CH favorito de vocês? Da opção escolhida, qual o melhor episódio em suas concepções?
MAUX: O meu favorito é Chaves, mas a escolha é apertada entre ele e o Chapolin, que também me marcou muito. O “Quem com Catapora fere, com Catapora será ferido” de 1975 é para mim é o melhor episódio do Chavinho, sensacional e sempre dou muita risadas com ele.

-CH: Meu favorito é Chaves, apesar de gostar muito de Chapolin e das outras séries. Meus episódios favorito são todos mas um em especial é “Vamos todos a Acapulco”, todos aparecem e quase ao mesmo tempo, dou muita risadas durante o episódio e tem aquele final emocionante que tenho certeza que todos gostam.

04. Ambos tem blogs sobre o seriado, o Vila do Chaves & Chapolin e Blog do Madruga (por sinal, ambos são muito bons), parceiros do Vizinhança do Chaves. Como surgiu a ideia de ter um blog sobre as séries numa fase que cada vez menos pessoas criam seus blogs? O resultado foi favorável?

MAUX: Um blog CH exige que você tenha certo comprometimento também com o meio CH. Eu sempre acompanhei muito os blogs e sites CH, e justamente pelo que foi dito na pergunta que “cada vez menos pessoas criam seus blogs” eu resolvi criar o Blog do Madruga, o tema CH, hoje é clássico e muita gente mostra respeito pelas séries mesmo que não seja um “CHmaniaco”, por isso temos que fortalecer o meio CH, a criação de blogs e sites ajuda nisso, CH já teve uma base muito forte na internet, e tem que voltar a ter.

Por enquanto o resultado é dos melhores, o Blog do Madruga atingiu 2500 visitas na primeira semana de atividade, graças a muito esforço e dedicação, tanto em trazer noticias e matérias no “ponto” quanto para as parcerias e a estruturação da equipe. Minhas recentes atividades dentro do meio CH também contribuíram muito.

-CH: Bom, ter um site/blog no meio CH exige dedicação, a ideia de criar um blog começou há quase um ano quando eu estava de férias, estava navegando pelos sites CH, e de repente me veio uma ideia de criar algo para mim onde eu pudesse administrar, queria fazer algo diferente dos site CH, preservar mais ainda as obras de Chespirito então não pensei duas vezes e comecei a fundar o blog, entrei em contato com um amigo Eduardo Gouvêa, que me ajudou muito com conteúdos no começo, considero ele como padrinho do blog. No começo a galera gostou muito do design do blog, bem organizado, tudo caprichado, comecei a escrever e adicionar muito conteúdos, em meio mês chegamos creio que 37 mil visualizações. Até hoje os resultados são bem favoráveis, e vou continuar trabalhando por muito tempo.

05. O Vinícius (Maux) já entrou em desacordo comigo por causa dos métodos de divulgar o Vizinhança. Agora, que tem seu próprio blog, mudará de postura? Por sua vez, Vinícius-CH divulga o blog principalmente a partir de redes sociais, realizando promoções. A pergunta em comum é sobre o que pensam dos métodos de divulgação de nossos blogs (dos três).

MAUX: Mudar de postura, acredito que nem tanto. O blog é uma diversão para mim, claro que também levo ele a sério. Ms não me preocupo com resultados e visitas, e acho que divulgar isso é desnecessário, fui criado com o conceito de que se eu me “engrandecer” demais, posso levar um tombo depois. Por isso vi sua divulgação na época como algo para “exibicionismo”. Mas fui influenciado pela situação de minha vida pessoal naquela discussão, passava por momento difícil  talvez tenha descontado um pouco em você e no VdC.

Eu acho que os blogs precisam se utilizar de todos o espaços para divulgação: fóruns, parcerias, entre outros, assim como no caso das redes sociais, não só o público alvo (fãs de Chaves) precisam conhecer, mas também aqueles que acompanham a série esporadicamente. Isso faz com que o site se torne uma referencia.

-CH: Os blogs precisam explorar o máximo os meios de divulgação. Me preocupo muito com visitas no blog, com os conteúdos, design, emfim, tudo a respeito ao blog. Tento interagir o blog de todas a maneiras com os chavesmaníacos e com os telespectadores com brincadeiras e promoções. O ideal é fazermos grandes projetos para que os fãs assim como nos possam desfrutar disso por muitos e muitos anos. Tento fazer muitos projetos CH diferentes e apostei agora nas rede sociais e em promoções tentando trazer até mesmo quem não é chavesmaníaco como nós gostarem um pouco mais das séries. Gosto de fazer projeto grandes.

06. Uma pergunta diferente: vocês já ganharam dinheiro por causa das obras de Chespirito?

MAUX: Eu ganhei apenas uma vez, tive um trabalho sobre “humor clássico” no colégio, dentre muitos assuntos desenvolvidos nos trabalhos de meus colegas como “Chaplin”, “O Gordo e o Magro”, utilizei “Chaves” e “Chapolin”. Fui o único a utilizá-los, a qualidade de meu trabalho me rendeu uma nota máxima e o primeiro prêmio de melhor “Exposição Artística e Cultural Escolar de Goiânia”, recebi uma quantia R$6500,00 e uma medalha que guardo até hoje.

-CH: A não ser vendendo produtos para coleções, nunca ganhei dinheiro com as obras de Chespirito.

07. Além de Bolaños, o que gostam de acompanhar na “tevelisão”?

MAUX: Gosto de filmes comuns da TV como “Harry Potter”, “As Branquelas”, “Curtindo a Vida Adoidado” e também de séries como “As Visões da Raven”, “Todo Mundo Odeia o Chris”, “Two and Half Man”, “Simpsons” e “South Park”, desenhos animados como “Bob Esponja” e “Looney Tunes”, curto animes como “Pokémon”, “Naruto”, “One Piece” e “Ranma 1/2”. Assisto programas de humor como o “Pânico na Band”, “CQC”, “Legendários” e “Casseta e Planeta”, no quesito novelas, razoavelmente assisto “Carrossel” no SBT.

-CH: Gosto de assistir filmes de comédia, terror e ação. Gosto também de programas como Pânico na Band, CQC, Agora é Tarde, Domingo Legal, Programa do Ratinho e Legendários, dentre outros. Gosto de desenho animados, entre eles Doug Funny e Caverna do Dragão.

08. Quais os gostos musicais de cada um?

MAUX: Gosto de quase tudo: Sertanejo, Rock, Musica Clássica, Pop, Hip Hop, Rap, e até Funk (os clássicos, claro. Os de hoje são horríveis. Mas se tivesse que eleger um, o Pop é meu mais favorito entre todos.

-CH: Gosto de quase tudo: Sertanejo, Rock, Pagode, Axé, Pop, Hip Hop, Rap, e Funk (que já há algum tempo atras era muito criticado no FUCH, fui um dos poucos que gostam surgiram muitas criticas por conta disso).

Comentário do entrevistador: vocês combinaram?

09. Praticam algum esporte?

MAUX: Jogo bastante futebol, venci seguidamente três campeonatos amadores do meu bairro, sendo que perdi o desse ano para o time de meu irmão, o qual é goleiro do Sub-20 do Corinthians e foi convidado para jogar no campeonato. O futebol é minha paixão esportiva, também gosto de basquete.

-CH: Sou apaixonado por futebol: jogo em campo e também em times de futsal. Também jogo tênis, que é minha segunda paixão. 

10. Para o Maux, como foi sua chegada à moderação do FUCH? Para o outro Vinícius, você aspira fazer parte da equipe do FCH ou FUCH?

MAUX: Foi algo que tive que construir. Tiveram uma impressão muito ruim de mim quando discuti com você, mas ao decorrer do processo de convivência consegui mostrar que sou capaz e apto para o cargo que exerço hoje, o FUCH como já havia dito outras vezes, é a minha segunda casa, eu amo esse lugar, desenvolvi minha trajetória CH e para mim esse vai sempre ser o melhor fórum do mundo, ele me acolheu de braços abertos, e agora como moderador vou retribuir, deixando ele no lugar que deveria estar.

-CH: Me considero fazer parte da Equipe do FUCH, pois foi o primeiro Fórum que entrei, fui recebido de braços abertos fiz muitas amizades, esse lugar é um máximo, no FUCH pude trilhar meu caminho CH. E hoje com a entrada na Equipe como parceiro PREMIUM só aumenta meu respeito e carinho pelo FUCH novas jornadas e muitos projetos e novidades vão surgir com essa parceria. Me identifico muito com esse lugar!

Gosto muito FCH também pois fui recebido de braços abertos, fiz amizades legais é um ótimo fórum. Também estão de parabéns, entro todos os dias.

Gostaria de aproveitar o espaço e agradecer ao Victor e ao VdC pelo convite.

Eu é que agradeço, até a próxima!