.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

#02 La Chicharra: Um programa (ou quadro) esquecido?

Olá pessoal, tudo bem?

Em minha segunda coluna quero discutir com vocês algo que estive refletindo durante toda a semana: Por quê será que o programa (ou quadro) La Chicharra não é tão valorizado? Prova disso, é o fato de que é um dos únicos quadros do Programa Chespirito que não foi dublado no Brasil. Ou seja, é necessário que você tenha pelo menos um pequeno conhecimento da língua espanhola para poder assistir aos 14 episódios do Programa La Chicharra (1979) e os quadros do Programa Chespirito.

Em 1979, surge no lugar do Chapolin, o programa La Chicharra. Seguindo os moldes dos tradicionais programas CH, e com os mesmos atores (exceto Carlos Vilagrán e Ramón Valdés), e sob a mesma direção de Roberto Gómez Bolaños, só foram produzidos 14 episódios. Número bastante reduzido se comparado à quantidade de episódios de Chaves e do Chapolin Colorado. O fato é que o atrapalhado repórter Vicente Chambón durou muito pouco tempo no ar (como programa), e muitos acreditam que esses 14 episódios foram produzidos somente como “tapa-buracos”, para ser inserido, meses depois, naquele que seria o Programa Chespirito (1980-1995). Talvez seja verdade, pois é denotado que nos primeiros programas de 1980, “La Chicharra” virou um quadro do mesmo, e apareceu com certa frequência. Inclusive foi responsável por um programa inteiro no início dos anos 80.

Abertura do Programa La Chicharra (1979)

          Infelizmente, o quadro durou apenas 4 anos no Programa Chespirito, e em 1984 parou de ser produzido definitivamente.

Sem dúvida, essa inconstância na produção do quadro, se fez sentir também no Brasil. Fato que não temos um único episódio dublado do programa, e também do quadro. Sim, eu sei que os Programas Chespirito que conhecemos só foram dublados a partir da década de 90, e não temos nenhum quadro de “La Chicharra” nesse período. Mas o foco não é esse. O objetivo dessa coluna é discutir e buscar opiniões a respeito do por que de Chespirito parar de produzir o quadro tão prematuramente. O roteiro era bom. Os atores excepcionais. A direção nem se fala. Então, qual o motivo que o levou a parar de produzir os quadros de “La Chicharra”? Será que o público mexicano não aceitou muito bem o personagem? Creio que não teremos respostas concretas para tais questões, no entanto, deixo aberto o plebiscito e gostaria de obter a opinião de vocês quanto às indagações. Será mesmo “La Chicharra” um programa (ou quadro) esquecido? Reflita, e poste seu comentário.

Um abraCHo, e até a próxima!

Por: Joel Júnior

» especial com sinopses, fotos e vídeos do seriado La Chicharra

» Uma história comovedora, simpática e terna

» Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves) sem roupa em La Chicharra

14 Comentários

  1. Verdade, muitos CHmaníacos muitas vezes esquecem do La Chicharra. Bem, eu nunca assisti a um episódio sequer, afinal, não sou muito bom em espanhol e a série nunca foi dublada em português, mas provavelmente os mexicanos não gostaram muito de Vicente Chambón e companhia, o programa provavelmente obtinha baixa audiência. Você disse que o programa foi produzido de 1979 a 1984, então em 1981, Ramón Valdéz chegou a participar?

  2. victor235

    E é uma das melhores obras de Chespirito, todos os episódios são bons. Dei boas risadas mesmo não entendendo completamente o idioma espanhol. Os roteiros são sensacionais.

  3. não sei pq não produziram o jeito é assistir em espanhol mesmo já que em português que é bom nada!

    • victor235

      Eu assisti todos os episódios em espanhol, consegui entender a maioria das piadas. São ótimos.

  4. Olá,Em 1979 quando La Chicharra começou a dar audiencia junto com o Chaves(Chavo),Chespirito tirou e fez o Programa Chespirito(1980)em 1980 até que tinha bastante capitulos de La Chicharra apartir de 1981 e 1982 digamos que se esqueçeram de La Chicharra porque em 1981 só teve 3 capitulos e 1982 só 1 e em 1983 e 1984 Era repetição dos capitulos de 1980 e 1981…digamos a audiencia deve não estava muito bem,digo uma coisa a pior burrada do Chespirito foi essa tirar La Chicharra,para mim La Chicharra é o Melhor de todos é diferente não é igual o Chapolin,Chaves,Chompiras,Chaparron é bem diferente e isso eu gosto….e isso ai fica um mistério ainda…na Twitcam de Chespirito ele me respondeu se lembrava de “Chambon” seu personagem e ele disse “Quem é Chambon?” Florinda meza é que lembrou pra ele dizendo que tinha o Carro “Chapireta” e que ela era fotografa e ele era reporter…Bom esta esta minha opinião…Curti minha pagina fala sobre isso https://www.facebook.com/pages/La-Chicharra/105290589603049?ref=ts&fref=ts

  5. e existe só 1 Capitulo em portugues em Portugues do Chambon é o “Mistério de Chambón”

  6. victor235

    Obrigado pelas informações, Fernanda. Que coisa o Chespirito não se lembrar do Chambón o.o.

  7. foi tanbem o caso de chespirito tirar o personagem do ar porque, remakeavam muitos eps

  8. Sim,porque na época de 1982 quando pararam as gravações de La Chicharra eles estavam fazendo muitos filmes e não tinha muito tempo de gravar capitulos novos então eles repetiam muitos capitulos dos anos 80

  9. JoelJunior15

    Nessa época um dos poucos quadros do Programa Chespirito que não possuí quase nenhum remake era “Los Caquitos”, e continuou asism por muito tempo…

  10. VINICIUS PEREIRA MAIA

    COITADO DO CHESPIRITO!!!! NEM SE LEMBRA MAIS DO CHANBOM!!!!

  11. Antes ele não se lembrava mas agora ele se lembra, só que acho que o La Chicharra não teve a oportunidade que o Los Caquitos deve…

Trackbacks

  1. LA CHICHARRA « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
  2. Resposta Dobrada: Ale8 e Leonardo Avlis « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: