.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Documentos Confidenciais #04: Acapulco, a praia do Chaves

Após uma breve interrupção no último domingo, mais uma edição da coluna “Documentos Confidenciais”!

ACAPULCOQuando alguém fala em Acapulco, muitas pessoas relacionam com a praia que foi cenário da saga “Vamos todos a Acapulco” (Chaves) e “O Chapolin em Acapulco” (Chapolin). O que muita gente não sabe é que “Acapulco” realmente existe, no México! Na coluna de hoje, vou falar sobre a cidade praiana de Acapulco, no México.

Você sabe qual foi o hotel que serviu de cenário? E a cidade? Você sabia que Acapulco é um dos principais pontos turísticos mexicanos?

» Dados e história

A cidade de Acapulco de Juarez está localizada no estado de Guerreiro, no sudoeste do México. A Baía de Santa Lucía está situada no litoral da cidade, o ponto de ligação com o Oceano Atlântico. A palavra Acapulco vem da junção das palavras “acatl”, “pul”, “co”, que resultam em “lugar de canas grandes”.

Sua população atual é de 673.479 habitantes, segundo o Censo de 2010. O município foi fundado em 12 de março de 1550. Porém, desde o século XIII a baía é habitada, primeiramente por várias tribos olmecas.

Os espanhóis chegaram na região pela primeira vez em 1550. Em 1799 recebeu o nome de Acapulco, sendo adicionado “de Juarez”, em 1873, em homenagem ao presidente Benito Juarez, falecido pouco antes.

» O auge e a decadência

Ao longo das décadas, Acapulco foi se tornando um dos principais pontos turísticos do México. Ficou conhecida como “a joia do Pacífico”. A cidade teve o seu auge nos anos 50 e 60, quando recebia a estadia de artistas hollywoodianos como Elizabeth Taylor.

Porém, a partir do final da década de 70, Acapulco começou a sofrer a concorrência de outros pontos turísticos, como a praia de Cancun. A cidade começou a sofrer uma forte decadência, se tornando um ponto dos cartéis do narcotráfico que disputam o controle de Acapulco.

Atualmente, cerca de 90% dos turistas que vem à cidade são mexicanos e apenas 10%, estrangeiros. A cidade de Acapulco vem retomando seu espaço de destaque no país, mas não tem o mesmo glamour da época em que era considerada “a jóia do Pacífico”.

» Chaves e Chapolin

Em 1977, foram gravados episódios de Chaves e Chapolin em Acapulco, onde os personagens apareciam fora dos estúdios pela primeira vez. As gravações dos episódios foram feitas no Hotel Acapulco Intercontinental, na época propriedade do Grupo Televisa.

acapulco2

Anos depois, o hotel foi vendido para a rede de hotéis Emporio, passando a adotar esse nome. Atualmente, o hotel está bem diferente da época das gravações, mas ainda conserva suas características daquele tempo, como a piscina. Uma curiosidade: a banda de rock The Rolling Stones se hospedou no hotel, na década de 70!

O restaurante onde os personagens de Chaves tomaram seu café-da-manhã fica no meio da piscina, em uma plataforma. Esse ambiente também foi reformado, mas continua situado no mesmo local.

Se você quiser conhecer o hotel Emporio Acapulco, faça um tour virtual clicando aqui!

Gostou? Comente!

Por Seu Furtado

» Vídeo: Canal Ahsefordeu no Hotel do Chaves em Acapulco

» Margarida também quer ir a Acapulco

» Assista: Chaves – Vamos todos a Acapulco / Os farofeiros (1977) – Saga completa

» Assista: Chapolin em Acapulco

» Tirinhas CH: Senhor Barriga em Acapulco

» Assista: Chaves em Desenho – Vamos todos a Acapulco

Anúncios

5 Comentários

  1. Tenho que dizer que hoje em dia Acapulco por desgracia não existe, bom, é um dizer,já que “não existe” por que o furacão “Manuel” passou por Acapulco e quase desaparece a costa, e agora tudo o povo mexicano esta tentando ajudar as pessoas que não podem sair de ai pelas inundações. E praticamente as costas do Oceano Pacifico no México estão iguais.

    • Pois é, vi algumas notícias a respeito nos últimos dias.

Trackbacks

  1. CH na mídia: “Meu episódio favorito é o de Acapulco”, diz a intérprete de Chiquinha, do seriado ‘Chaves’ | .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil - Chaves e Chapolin
  2. Coluna do ViniCH: Críticas do episódio “Vamos Todos a Acapulco” – Parte 1 (continua) | .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil - Chaves e Chapolin
  3. RETROSPECTIVA CH 2013: Setembro | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: