.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Resposta Dobrada: Ale8 e Leonardo Avlis

Acompanhe a segunda edição do Resposta Dobrada, hoje com Ale8, que participa do FUCH e páginas sobre Chespirito no Facebook e Leonardo Avlis, jornalista e blogueiro. Ambos são fãs CH e também apresentam em comum o fato de serem religiosos.

01.  Qual relação vocês tem com as obras de Chespirito?
ALE8: Para mim, as obras de Chespirito são uma forma de inspiração, por seu humor simples e sem apelação, por isso com elas eu descobri o dom de fazer rir aqueles que estão ao meu redor e acredito ainda que se eu fosse chamado para trabalhar na TV certamente eu queria fazer um programa estilo “programa Chespirito” . E com elas descobri meu sonho, que é ser ator e dublador, pois eu gosto de atuar e trabalhar com a voz.

AVLIS: Pode ser que, com relação aos outros, eu seja quase um “estranho no ninho”. Conheço Chaves no SBT desde que me entendo por gente, mas, certamente, hoje acompanho muito menos do que quando não tinha internet e acesso às informações tão variadas e completas que os fãs e a internet nos têm proporcionado. Digo que, das obras do Chespirito, sempre tive mais identificação com o Garoto do Oito, e que, como ele mesmo diz, “não tenho paciência” com o Chapolin, assim como não tive muita paciência, à época, com o “Clube do Chaves” – que hoje sei que é o Programa Chespirito. Depois que comecei a participar desse “ambiente CH”, a ler sobre os programas, conhecer os personagens, atores e suas histórias, além dos próprios fãs, sinto que ganhei em conhecimento do tema, mas, como disse, perdi o interesse por ver na televisão. Curiosamente, agora tenho visto vários episódios dublados do quadro do Chómpiras, e tenho gostado.

02. Qual o seriado CH favorito de vocês? Da opção escolhida, qual o melhor episódio em suas concepções?
ALE8: Pra falar a verdade eu não sei responder qual seriado é melhor, mas o episódio sem dúvida é “O ladrão da vila”, esse episódio é belíssimo e traz uma valiosa lição de moral e mostra também o poder do perdão e da oração, quando o Chaves diz que rezou não para que o prendessem o ladrão, mas pelo seu arrependimento.

AVLIS: Me antecipei na resposta acima, rsrs… Meu preferido é o Chavinho. Quanto a episódio preferido… Nossa… Difícil escolher! Mas, mesmo correndo o risco de ser clichê, vou eleger, por hora, o Festival da Boa Vizinhança.

03. Já acompanharam o seriado “La Chicharra”?
ALE8: Sim, já vi alguns episódios e gostei de tudo: do formato, das histórias e das trapalhadas do Chambóm.

AVLIS: Não. Só soube dele pela Wikipedia, e pelo tópico relacionado no FUCH.

+ especial La Chicharra
La Chicharra: Um programa (ou quadro) esquecido?

04. A profissão/meio de influência de vocês já teve alguma relação com obras de Chespirito?
ALE8: Infelizmente não.

AVLIS: A pergunta não ficou muito clara pra mim, rsrs… (Tenham paciência comigo.) Mas, tentando responder, posso afirmar, com certeza, que, fora algumas brincadeiras durante o estudo na universidade, minha vida profissional não sofre influência das obras do Roberto.

05. Vocês são representantes da “ala religiosa” dos fóruns. O que Deus representa na vida de vocês?
ALE8: Representa todas as coisas boas que há em minha vida, não sei o que seria de mim sem Deus.

AVLIS: Nossa… Sem exagerar, e sem medo de pieguice, Deus para mim é o Tudo. É o Amor, é meu Amado. É aquele para quem vivo, para quem existo e com quem desejo viver pelos tempos infinitos.

06. Além de Bolaños, o que gostam de acompanhar na “tevelisão”?
ALE8: Gosto dos desenhos de Hanna Barbera, filmes do Chaplin e gosto de assistir alguns programas do SBT como alguns seriados e programas de auditório como, por exemplo, ”Astros” e “Cante se puder”.

AVLIS: Tenho estado muito mais na internet, nos últimos tempos. Com isso, passei a descobrir e a ver muitas séries norte americanas na internet, como Criminal Minds, Grey’s Anatomy, Melissa & Joey… Eu normalmente gosto muito de séries com enredo inteligente, seja num drama ou numa comédia. Se me faz pensar, se me faz querer descobrir algo, e se a história for boa e com bons atores, muito possivelmente me atrairá!

07. Quais os gostos musicais de cada um?
ALE8: Música católica, mas também gosto de algumas músicas antigas como aquelas que as paixões suspiravam de donzelas digo… As canções bonitas e também gosto de algumas músicas do cantor Teixeirinha.

AVLIS: Gosto de pop/rock internacional anos 80, mas também curto um bocado alguns artistas do pop atual. No Brasil, Kid Abelha, alguma coisinha do Skank e Jota Quest, mas não sou de parar pra escutar. Se for pra botar pra tocar, eu coloco as antigas.

08. O que pensam sobre a introdução de canções evangélicas em missas católicas?
ALE8: Acho que não há necessidade, pois a igreja católica tem um grande cabedal de músicas belíssimas, sem desmerecer é claro as músicas evangélicas que são muito bonitas e que também nos aproximam de Deus.

AVLIS: Liturgicamente é inapropriado e não recomendável. Um compositor protestante jamais irá imprimir em suas canções a amplitude da fé e devoção católicas, pois não as vive, não as conhece. Quem não acredita na Eucaristia, nos sacramentos, na comunhão dos santos, não será capaz de compor hinos que se encaixem devidamente no ritual da Santa Missa. Além disso, em questão de tradição, para mim é um despropósito. É, conscientemente, desprezar 1500 anos de tradição católica anterior à existência do protestantismo. É jogar fora um inesgotável manancial de escritos e composições feitas por gente da Igreja, que conhecia a liturgia, criadas especificamente para esse fim. Tudo na Missa está interligado; uma parte depende da outra ou está ali para preparar para outro momento. Assim, inserir uma canção protestante no meio da liturgia católica não faz sentido.

09. O que pensam sobre a rede social Facebook?
ALE8: É uma rede social muito frequentada, bem popular e também é um ótimo meio de comunicação, algumas postagens são interessantes, engraçadas e que falam de coisas que vivemos no cotidiano.

AVLIS: Tal como o Orkut, em sua época, o Facebook virou febre entre os brasileiros, o que, infelizmente, não significa uma realidade positiva em 100%. Apesar de ser uma rede social com várias possibilidades de compartilhamento de ideias e conteúdo, o que é algo muito valioso, vemos acontecer nela o mesmo que houve com seu antecessor: as pessoas utilizam o espaço para disseminar besteiras e inutilidades. Em si, o Facebook me agrada muito. Apesar de eu gostar muito do sistema de comunidades do Orkut, algo que eu penso faltar no Facebook, considero essa última uma rede social muito completa! 

10. Aspiram chegar algum dia à moderação do FCH ou FUCH?
ALE8: Eu gostaria, mas não tenho muito tempo para moderar.

Um grande abraço e valeu pela oportunidade. :joinha:

AVLIS: Sinceramente não. Acho que muita gente tem, pelo menos lá no fundo, um desejo de ser moderador, mesmo que mínimo. Mas é uma responsabilidade muito grande, que exige muito tempo, muito “tato”, muito jogo de cintura e abertura às críticas positivas e uma convivência forçada e desagradável com as críticas destrutivas. Além disso, exige tempo e dedicação. Como cada um se conhece e sabe o que pode oferecer, eu não me acho um candidato adequado.

Agradeço o convite, Victor. Um abraço!

Eu que agradeço, abraços.

Até a próxima entrevista. Leiam também a anterior.

Anúncios

4 Comentários

  1. Novamente gostei muito da entrevista. Já estou ansioso pela 3ª edição!

  2. Alexandre Vasconcelos

    Leonardo, sua resposta na quinta questão foi perfeita!!!! gostei 🙂

Trackbacks

  1. Resposta Dobrada: Chavo e Baratinha « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
  2. ChavesCast, com participação de Cecília Lemes « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: