.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Resposta Dobrada: Chavo e Baratinha

Olá a todos, hoje a primeira temporada de “Resposta Dobrada” chega à sua terceira edição. Outros compromissos meus se tornaram prioridade e acabei atrasando a publicação da presente entrevista. Aliás, o caso com o Chavo foi quase uma novela: ele estava na lista para ser entrevistado há meses, ainda no “Papo Chavesmaníaco”. Acabou ficando de fora. Então o convidei novamente, para o “Resposta Dobrada”. Dessa vez foi ele que demorou para enviar as respostas. E, em contrapartida, também demorei cinco dias para publicá-la. Foi pouco perto da espera de meses que nosso amigo arararaquarense teve anteriormente.

Por falar em entrevistas, dessa vez toquei de posição: Super Chespirito me entrevistou em seu Portal do Chavinho. Quem quiser ler, clique aqui.

Nossa primeira rodada apresentou o tema Blogueiros, e colocou Vinícius-Maux e VINICIUS-CH frente-a-frente (leia). A segunda coluna foi com dois Religiosos dos meio CH: Ale8 e Leonardo Avlis (leia). Dessa vez, entrevistaremos dois Moderadores Globais: Chavo (do FCH) e Baratinha (do FUCH). A ideia original desta rodada era ser com moderadores comuns, sendo o Chavo (naquela época ele ainda não era moderador global) e o Raphael (que acabou não aceitando o convite). Esperei um pouco e, como Chavo passou a ser moderador global, o mais justo foi chamar como segundo convidado alguém nas mesmas condições que ele. Vamos à entrevista:

01. Vocês acompanham as obras de Chespirito desde a infância?
CHAVO: Pode crer. Não lembro com que idade vi pela primeira vez e muito menos o episódio, mas lembro que lá pelos meus 5 anos eu já tinha algum contato com as séries.

BARATINHA: Sim, tenho lembranças remotas de assistir Chaves com uns 3 anos de idade.

02. Qual o seriado CH favorito de vocês? Da opção escolhida, qual o melhor episódio em suas concepções?
CHAVO: Chaves, pois foi o seriado que mais vi nesses meus 21 anos. Daí me acostumei mais com ele do que com Chapolin.
O episódio favorito não dá pra escolher pois são vários que dão um show, mas se é pra escolher um eu vou deixar de lado clichês como Acapulco, espíritos zombeteiros e FBV e pegar um comunzão que me agrada tanto quanto os citados: O atropelamento, de 1975.
Ele é mágico por ser um episódio simples, sem nada especial, mas cujos vinte e tantos minutos me garantem ótimas risadas. O elenco não pára um segundo: quando não é alguma situação engraçada que acontece, é um personagem fazendo piadinha, tirando sarro ou aprontando com o outro. E a dublagem completa o conjunto, sintonizando com todo o resto.

BARATINHA: Chapolin. Difícil escolher só um, mas fico com o “Para Fugir da Prisão”.

03. A profissão/meio de influência de vocês já teve alguma relação com obras de Chespirito?
CHAVO: Profissão não, mas meio de influência já. Às vezes comento com os brothers sobre algum episódio quando sai o assunto, mas não é sempre que CH vira tema dos papos… Na época da escola também saía uns comentários sobre CH quando um ou outro deixava uma brecha.

BARATINHA: Não não, em hipótese alguma.

04. Quando ingressaram no chamado “meio CH”?
CHAVO: Em 2005, me registrando no FUCH e participando ocasionalmente. Em 2009, acompanhei a maioria e “migrei” para o Fórum Chaves.

BARATINHA: Por volta de 2009.

05. O que é para vocês, moderar o fórum que fazem parte da staff (Fórum Chaves no caso do Chavo, FUCH no caso do Baratinha)?
CHAVO: Moderar um fórum, seja ele qual for, é auxiliar na organização geral dele com competência, confiança e dedicação.
Tem que ter competência pois, como a gente trabalha para o público, composto tanto de users registrados quanto de visitantes, o trabalho tem que ser NO MÍNIMO bem feito. Também temos ter pulso firme com os engraçadinhos, sem perder a linha, e um bocado de tempo disponível.
Tem que ter confiança em si próprio pois a insegurança ou a dúvida excessivas são percebidas pelas pessoas, além de impedirem a sua própria progressão. Se não arrisca, se não mete a cara, não sai do lugar, não evolui. Se errar ou se não gostarem de determinada ação, aprenda com estes erros e continue tentando, sempre seguro de si.
Por fim, tem que ter dedicação pois, sem ela, sobra a má vontade. E trabalhos feitos com má vontade ou não dão certo ou tornam-se relaxos.

BARATINHA: É algo interessante, pode parecer que não mas a gente aprende muita coisa com isso.

06. Qual foi a experiência de deixar de ter o nick vermelho e transformá-lo em verde (ou seja, o que significa para vocês terem se tornado moderadores globais dos fóruns?). Ficaram até com vontade de se tornarem palmeirenses?
CHAVO: Deixa a gente sair do estúdio que mostro quem é palmeirense. Aqui é Corinthians, tá ligado?
Digo, foi algo diferente sim, cara… Demorei mais ou menos uma semana pra me achar no meio dos verdão, ia toda hora atrás dos vermelhos quando queria me localizar. Depois foi ficando mais fácil de achar e agora tô de boa rs.

BARATINHA: No meu caso foi meio rápida essa passagem, e sempre gostei de ser de ser moderador global. Sobre o Palmeiras, prefiro os times da 1° Divisão :D.

07. Como vocês analisam o panorama dos sites e fóruns CH atualmente?
CHAVO: Só posso responder sobre o panorama dos fóruns sob a ótica do Fórum Chaves pois é o único fórum CH que eu visito atualmente. E, na minha opinião, a nossa situação tá ótima. Estamos sempre tentando melhorar (e agora podemos contar contigo também, que também tá no Staff), dispondo ao público o bom e o melhor que conseguimos sobre CH.
Site CH nem visito mais, só o blog Vizinhança do Chaves. Botei fé nele desde o começo, quando cê pediu parceria especial com a gente (Fórum Chaves), e felizmente não me arrependo disso. Ele cresceu bastante graças ao empenho de vocês. Estão de parabéns, velho!
Comentário do entrevistador: Muito obrigado, Chavo. Aliás, até mencionei você no nosso texto de aniversário por causa deste episódio.

BARATINHA: Os sites infelizmente estão chegando ao fim, são poucos que ainda tem um fôlego para respirar. Os fóruns estão em uma situação bem melhor hoje em dia.

08. Bons usuários dos fóruns tendem a ser também bons moderadores?
CHAVO: No geral, sim… Os bons costumam se destacar mais por causa do bom comportamento e da dedicação que aparentam ter nas postagens e tal, mas não adianta ter dedicação se não houver os outros dois requisitos que mencionei, quais sejam: a competência e a confiança.

BARATINHA: Apesar de parecer que sim, eu acho que não. Depende muito da adaptação de cada um na moderação, e nem sempre um bom usuário se torna um bom moderador.

09. Além de Bolaños, o que gostam de acompanhar na “tevelisão”?
CHAVO: Acompanhava Avenida Brasil até outubro. Agora só vejo alguns lances interessantes que passam na TV Justiça hahaha!

BARATINHA: Estou assistindo cada vez menos televisão, não tenho uma programação específica, assisto o que passa na hora.

10. Quais os gostos musicais de cada um?
CHAVO: Bem eclético, desde que não seja funk, pagodão, hip hop e afins. O que costumo ouvir mais é rock e pop.
Por fim, queria agradecer a chance de ser entrevistado e desejar o melhor pro blog pois ele merece. Falou, galera, e valeu!

BARATINHA: Música velha em geral;
Obrigado!
Até a próxima o/

Comentário do entrevistador: Eu que agradeço aos dois. Só achei que o dono do extrato de energia volátil daria respostas mais amplas, visto que é um cara com opinião própria e talz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: