.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

#04 Chespirito e Marcelo Gastaldi: Há alguma semelhança?

Marcelo Gastaldi (dublador) e Roberto Gomés Bolaños, Chespirito (Chaves) - imagem reproduçãoOlá amigos da Vizinhança, como vão?

Hoje quero discutir com vocês, a respeito das semelhanças (geniais) entre o autor das séries CH, Chespirito, e o fantástico dublador dos personagens por ele interpretado, Marcelo Gastaldi

Sem dúvida, duas pessoas foram os principais responsáveis pelo extremo sucesso das séries CH no Brasil. Primeiramente, sem dúvida, é o próprio autor da série, Roberto Gómez Bolaños, que com seus cenários simples, mas com roteiros brilhantes o tornou sucesso no mundo inteiro. No entanto, para nós brasileiros, a série tem um gostinho ainda mais especial: a dublagem MAGA. Acredito que nenhum outro seriado brasileiro tenha tido um tratamento tão especial no quesito dublagem. Tudo isso era o indicativo de uma série de tremendo sucesso no Brasil.

Eu gostaria de começar falando de alguns pontos fortes em comum de Chespirito e Marcelo Gastaldi. Primeiramente vamos analisar a perfeição musical de ambos. Como sabemos, Roberto Gómez era o produtor musical de seus programas. Todas as músicas dos episódios eram compostas por ele, e sem dúvida o primor pelas rimas e por uma melodia que se encaixasse perfeitamente na letra era presenciado. O mesmo pode ser afirmado de Marcelo Gastaldi. Algumas músicas que funcionavam como BGM’s dos episódios em português são deles. A música da Chiquinha, por exemplo, feita em parceria com Mário Lúcio Freitas, possui uma construção musical incrível. Assim, como fazia Bolaños, essas músicas eram bem trabalhadas no quesito rimas, além de possuírem uma incrível roupagem moderna nos seus arranjos.

Outro fator que vale destacar é o esforço e dedicação. Literalmente, o suor. Chespirito, uma vez afirmou que o sucesso das séries se deveu a 10% de inspiração, e 90 % de transpiração. Eu achei muito interessante essas palavras terem saído da boca de um gênio como ele. Isso quer dizer que aqueles que acham que as coisas virão de graça na vida, estão muito enganados. Pouco tempo depois, eu assisti a uma entrevista que Marcelo Gastaldi deu enquanto ainda estava vivo; ele falou algo muito interessante, mais ou menos assim: “Cansei de entrar no Estúdio para dublar às 8 da manhã e sair ás 11 da noite”. Conseguiram associar à frase de Chespirito? Sim, sucesso sem suor, nada é possível.

Por fim, gostaria de citar o amor que ambos sentiam por aquilo que faziam. Nem precisamos falar da paixão que Chespirito tinha pelo que fazia. Isso se resume aos seus números: pelo menos 27 anos no ar ininterruptos: escrevendo, produzindo, e interpretando ao mesmo tempo. Só na década de 1980 e 1990 foram mais ou menos 700 programas produzidos semanalmente. Isso sem contar, os anos em que ele escreveu para outros programas (antes do sucesso absoluto). Quanto à Marcelo Gastaldi, o próprio resume na mesma entrevista que assisti o quanto apreciava seu trabalho: “Ainda assim, a gente ama tudo isso”.

Depois dessa rápida análise, é possível ter uma idéia do por quê do tremendo sucesso das séries CH, especialmente aqui no Brasil. Sem dúvida, foi um desafio para a equipe da MAGA, começar do zero a dublar um seriado tão rico em produção. Mas eles deram conta do recado, afinal, carregavam no sangue o mesmo DNA e talento do criador das séries.

Espero que tenham gostado,

Até a próxima!

Anúncios

4 Comentários

  1. victor235

    Excelente coluna, Joel. Fixei ela.

  2. Obrigado Victor. Que bom que gostou…

  3. igorsousa

    Gostei muito do desenho

Trackbacks

  1. Comparação entre “Chompiras e Peterete” e “Feroz e Mau-Mau” « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: