.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Abertura do Chapolin: Os caçadores da BGM perdida

umanosemchapolin2

A maioria das trilhas instrumentais, as BGMs (background music) utilizadas pelas séries CH: Chaves, Chapolin e Chespirito já foram descobertas por fãs através da internet. Nomes e gravações originais delas há alguns anos já podem ser facilmente encontradas pela rede, diferentemente da época em que o meio CH se iniciava, onde o máximo que encontrávamos eram uns vinte arquivos MIDI reproduzindo a sonoridade das BGMs mais famosas.

Mas nisso, uma BGM clássica, e uma das mais importantes, ficou de fora. Ninguém acha a tão conhecida trilha que o SBT usa na abertura do seriado Chapolin. Ela começou a ser utilizada pela emissora em 1989, numa chamada do Chaves, e depois passou a ser usada até os dias atuais na abertura e nas chamdas do Chapolin.

Pode parecer simples, que bastaria algum funcionário da emissora revelar o nome ou algo do tipo. Mas não, o que podemos encontrar são execuções da BGM em instrumentos musicais ou reproduções da mesma, mas não o arquivo original.

Victor Albergaria, grande descobridor de BGMs CH está nesta busca há quase dez anos, e considera que achar esta trilha seria fechar com chave de ouro a busca pelas BGMs. Segundo ele, a trilha já teria sido encontrada caso mais gente ajudasse na busca.

Em 2013, alguns avanços: foi descoberta que a trilha do Chapolin na verdade é um misto de mais de um áudio: há a parte das cornetas, e a parte mais longa. A parte das cornetas, por sua vez, na verdade são dois áudios que o SBT juntou em um, para depois juntar com a outra música. “Alguém completamente maluco“, brinca Albergaria.

O usuário do Fórum Chaves que utiliza o nick Espírito Zombeteiro descobriu a vinheta das cornetas: trata-se de Fanfare e Fanfare Horns, que podem ser ouvidas aqui Rondamon juntou as “fanfares” e disponibilizou para download neste link.

Falta então a segunda e mais longa parte da BGM. Usuários dos fóruns fazem apostas e observações. Albergaria descarta a procura por áudios da empresa KPM, “por ter um som sem tantos synths. Mas eu acho que tem mais uma gravadora que ainda não achamos“, diz. Ele também procurou em discos de Perrey/Kingsley.

Zombeteiro trouxe dados: “Recebi a informação de que é um Moog Minimoog. A música foi composta entre 1970 (lançamento do minimoog) e 1989 (data em que apareceu na chamada do Chaves no SBT). Contatei a filha do Jean-Jacques Perrey e ela não tem ideia de ninguém que possa ter sido o compositor. Logo, a música não é do Perrey“.

O usuário identificado como Chapulín Colorado também trouxe informações: “O tipo do sintetizador é o MOOG. Discos da Sonoton e da KPM também seguem a mesma linhagem. Se repararem no som da “bateria” da musica, vão ver que ela é sintetizada também. Ela Também é do MOOG. Sempre que eu procuro eu tento seguir essa linha de achar pelo sintetizador, mas é complicado demais quando se tem discos onde as faixas não seguem uma mesma linha. Dois fatos que me chamam a atenção na BGM, ela está em “mono” sempre que apareceu (inclusive na ultima abertura do SBT esse ano) e na música, temos uma clarineta ou oboé respondendo ao moog, um instrumento “real” no caso. Os discos da KPM tem muito dessa características. Ela parece ser uma marcha também, ou pelo menos o compasso parece binário. Não entendo muito dessa parte, mas acho que é uma pista pra procuramos.”

Riddle comentou que “seria coincidência demais o Chapolin ter temas de países diferentes vindo de um mesmo compositor” e Victor Albergaria opinou que “seria a coincidência mais feliz e mítica da história do meio CH.

Algumas pessoas estão um pouco desanimadas, afirmando que grande parcela do meio CH não tem se interessado em descobrir a BGM que sempre foi tão procurada. Mas a busca continua.

Por Victor235

Vídeos retirados do Youtube. Imagem: reprodução.

Veja todos os nossos artigos sobre Músicas e BGMs CH.

Anúncios

4 Comentários

  1. VINICIUS PEREIRA MAIA

    EU DIRIA QUE O VICTOR ALBERGARIA,ANTES DE COMEÇAR A TENTAR ACHAR A BGM COMPLETA,

    TEM QUE TENTAR DESCOBRIR O COMPOSITOR,EU DIRIA QUE PODE TER VINDO DO:

    BRIAN LAURENCE BENNET

  2. joao antonio r de souza

    Eu procuro faz muito tempo!! nunca encontrei

Trackbacks

  1. Músicas CH | .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil - Chaves e Chapolin
  2. RETROSPECTIVA CH 2013: Julho | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: