.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Documentos Confidenciais #05: A instabilidade de Chaves e Chapolin no SBT

Na definição das palavras ‘coringa’ e ‘tapa-buraco’, Chaves e Chapolin poderiam constar como significados. O SBT trata os seriados desta forma, como um simples trunfo para aumentar a audiência da emissora. Há algum tempo, o SBT vive uma intensa crise de audiência, perdendo vários pontos para a emissora da Igreja Universal, a Rede Record.

Com inúmeros fracassos na programação, Silvio Santos sempre recorre a Chaves, principalmente, para tapar o buraco deixado pela atração que não teve sucesso. Entre 2003 e 2013, Chaves entrou no lugar de diversos programas como: Programa Cor-de-Rosa, Falando Francamente, Olha Você, SBT São Paulo, Roda a Roda Jequiti, Jornal da Massa, entre muitos outros.

13 de agosto de 2000. Chapolin deixa de ser exibido após 16 anos de exibição. Volta em 2001, mas apenas para algumas cidades, pois o seriado é exibido desde então em horários destinados a programação local das afiliadas.

De lá pra cá, foram idas e vindas na grade de programação. Os CHmaniacos passaram a ter várias surpresas a partir de 2005, com a exibição de episódios até então inéditos. Graças a popularização do YouTube no ano seguinte, os telespectadores que não podiam conferir em suas cidades tiveram a grande oportunidade de apreciar “novos” episódios.

Neste ano, após uma volta que durou apenas três semanas, Chapolin sai mais uma vez do ar. Atualmente, Chaves também não é exibido diariamente, mas sim aos sábados e domingos, pela manhã, em horário local.

Após anos de exibição constante, Chaves parece ter perdido o fôlego que tivera até pouco tempo atrás, quando chegava a liderar, batendo a Rede Globo. O motivo seria a exibição feita pelo SBT, que corta episódios, e exibe vários em um curto espaço de tempo. Nos últimos tempos, Chaves chegava a ter cinco episódios exibidos.

Os episódios semelhantes, que pareciam ser uma sobrevida ao seriado dentro da grade do SBT, não surtiram efeito na audiência. Isso se deve a má divulgação feita pela emissora.

Até o ano passado, tínhamos as exibições de Chaves e Chapolin em canais de TV por assinatura (TLN e Cartoon). Mas o TLN deixou a Oi TV e praticamente sumiu do line-up de canais fechados e o Cartoon Network deixou de exibir os seriados. No momento, apenas o desenho é exibido no Cartoon.

Fiz a seguinte pergunta a dois CHmaniacos:

– Chaves e Chapolin andam tendo um período de instabilidade no SBT. Você acha que a emissora está certa em dar um descanso ao seriado?

”Mais do que certa. Só ver os índices de audiência que vinham dando antes de sair do ar, algo longe do que esperavam. Só que a volta dos dois deve ser digna, né? Cadê os semelhantes que não passaram até hoje? É algo que eles devem considerar e se forem inteligentes, divulgam da maneira mais correta possível pra tentar levantar a audiência da emissora. E olha que a saída repentina do Chapolin que não durou nem um mês no ar esse ano foi uma tremenda falta de respeito” (Daniel Brito, moderador do Fórum Chaves)

“Sim, mas por culpa dela mesmo que não sabe exibi-los. É uma emissora desorganizada, que não sabe administrar seus sucessos. São mais de 220 episódios, cerca que metade desses só foram ser exibidos há pouco tempo. Daria tranquilamente para exibir todos os episódios por ano e sem saturação, basta uma organização.” (Marcos Alexandre, moderador do Fórum Único Chespirito)

E você, concorda com a opinião deles? Qual é a sua? Comente!

Por Seu Furtado

Anúncios

3 Comentários

  1. Victor Peres

    Olha, posso ser pessimista e talvez até cruel, mas em mimha opinião, SBT esta esperando somente o Bolanhoz (gostaria sinceramente que isso nunca acontecesse) passar para o outro palno, para abarrotar a grade do SBT com os episódios do Chaves e Chapolin, seriam episódios semelhantes, perdidos, enfim, tudo e mais um pouco.

    Ao fazer isso nessas circunstâncias, o Chaves e Chapolin seriam lideres de audiência durantes meses a fio em qualquer dia e em qualquer horáio.

    Você duvidaria que o SBT seria capaz disso ???
    Eu não !

    • Concordo contigo, Victor. Não só o SBT, mas também a Televisa parece estar esperando a morte de Chespirito para trazer episódios perdidos. A televisão vive da propaganda, e seria uma jogada muito sagaz de marketing, ainda que eu ache um tanto mórbido.

Trackbacks

  1. RETROSPECTIVA CH 2013: Outubro | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: