.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Especial: Séries de Chespirito nas urnas

*POST ATUALIZADO EM 24/09/2012.

As eleições estão chegando: dia 07 de outubro todos os brasileiros com idade entre 18 e 70 anos serão obrigados a ir até seus locais de votação e exercer seu exercício de cidadania, elegendo quem representará sua cidade através dos cargos de Prefeito e Vereador durante os próximos quatro anos.

Visando o prestígio que o cargo eletivo pode trazer, 0u mesmo o dinheiro adquirido com este trabalho, muitos candidatos se aproveitam de sua fama (sobretudo na televisão) e outros meios  para conseguir se eleger. Há ainda os chamados “puxadores de voto”, políticos e personalidades que obtêm expressa votação e, pelo quociente eleitoral acabam por eleger outros candidatos do partido. O maior exemplo recente disso é a eleição do palhaço Tiririca, que sozinho conseguiu mais de um milhão de votos em 2010, fazendo assim que várias cabeças do PR se elegessem, ou ao menos, “não saíssem” de suas cadeiras na Câmera. E o eleitor ainda chamou votar no “abestado” de “voto de protesto”. “Melhor votar nele do que nos corruptos”, diziam alguns eleitores…

Acontece que personalidades, pessoas famosas, que passam boas impressões na campanha através do rádio e da TV, o filho, o neto de algum famoso, político ou não, sempre são eleitas. E obviamente utilizam a força de seus nomes na campanha. Quando não se “apoderam” de outro nome conhecido para fazer deste seu nome de urna. Como um exemplo, quantos candidatos a vereadores do Brasil não utilizam o nome “Lula” e “Dilma”, sendo que muitos realmente são para se associarem com a imagem do ex-presidente do Brasil e de nossa atual presidenta. E há ainda os que utilizam nomes de personagens fictícios em suas candidaturas.

Distante do México, no Brasil podemos encontrar candidatos (alguns até mesmo já eleitos) que utilizam referências às séries de Chespirito em seu nome de urna e em suas campanhas. O Vizinhança do Chaves mostrará agora uma lista com alguns exemplos, que poderão ser atualizados conforme os leitores nos enviem sugestões. Vale ressaltar que não colocamos, assim como a lista do Fórum Chaves, qualquer nome com relação à Chaves ou Chapolin (a lista do FCH é um levantamento estatístico, sendo que muitas candidaturas listadas lá nada tem a ver com Chespirito além da coincidência na nomenclatura). Afinal, existem milhares de José Chaves, Pedro Chaves, Chiquinhas por aí que nada tem a ver com chamar a atenção do eleitorado utilizando uma referência à Roberto Bolaños na urna. Listaremos apenas candidatos em que fica evidente a aproximação com as séries CH, e mais alguns exemplos que podem ser coincidência ou não.

Vale lembrar que nem todos que se candidatam com nomes de personagens fictícios o fazem para chamar a atenção do eleitorado e conquistar votos pelo simples nome de urna. Vários são conhecidos assim, sob a forma de apelidos, e no caso é importante que se candidatem da forma como são conhecidos, para que o eleitor os reconheça. Isso surte efeito principalmente em cidades pequenas, onde todos conhecem o “Zé”, e porque não, o “Chapolin”, o “Hulk” da cidade.

Há “candidatos CH” em todos os âmbitos – tucano, petista, socialista… embora a maioria deles opte por se candidatar em partidos menores. Confira agora uma seleção de candidaturas relacionadas com CH que fizemos, organizada pela ordem alfabética dos nomes dos candidatos. Nomes com fundo verde são referências a CH no nome de urna. Com fundo cinza, o nome de batismo dos candidatos. Nome em fonte maior com fundo cinza significa que o candidato faça alguma referência a CH em sua campanha, mas não no nome.

Lembre-se que o blog Vizinhança do Chaves não apoia nenhum candidato, apenas posta assuntos relacionados a CH qualquer que seja sua origem. Não queremos divulgar nem tampouco denegrir a imagem destes candidatos, simplesmente listamos nomes que provavelmente utilizam este nome de urna – seja para chamar a atenção do eleitor, seja por apelido anterior – que tenha relação com as obras de Chespirito. Alguns dos citados podem ser clicados para que o leitor do blog veja mais detalhes.

Texto, pesquisa e elaboração do post por Victor235

Referências: http://www.divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/ – www.eleicoes2012.info – www.fichapolitica.com.br – ovoto.com.br – noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/2008/ – 2012online.com.br/sp/viradouro/vereador/seu-madruga – www.kikovereador.com.br – www.fabulososfail.com/2012/09/seu-madruga-quico-e-chapolin-querem.html – Reprodução Youtube – Reprodução

VEJA TAMBÉM: Séries de Chespirito nas urnas: Um “candidato CH” foi eleito e outro faleceu antes das eleições