.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Comparação entre “Chompiras e Peterete” e “Feroz e Mau-Mau”

feroz e mau mau

Olá amigos do blog Vizinhança do Chaves! É com grande honra que eu, Will CH, publico meu primeiro texto por este sucesso do meio ch na internet, para mais um papo a respeito da comparação entre as séries de Roberto Bolaños e outras produções artísticas, a escolha desta vez foi o projeto “Feroz e Mau-mau”, que intencionalmente ou não têm muito de seu enredo semelhante a “Los Caquitos”.

Bem, para iniciar a comparação em questão é necessário ressaltar que Feroz e Mau-Mau não chegou a se tornar uma série do SBT, se tratando apenas de um episódio-piloto produzido pela MAGA em 1991 e protagonizado por Carlos Seidl e Marcelo Gastaldi e nada melhor do que o próprio Marcelo para explicar um pouco a respeito do enredo do projeto, que segundo o site de Mario Lúcio de Freitas seria inspirado no humor de Chaves, segue um vídeo disponível do You Tube:

Com o entendimento prévio do enredo do projeto da MAGA, pode-se comparar individualmente seus personagens com os protagonistas de “Los Caquitos”, sendo que em ambas as séries existe a presença de um humor no maior estilo “Laurel and Hardy“, ou seja, uma dupla composta por duas figuras engraçadas, o espertalhão e o atrapalhado :

Maumau

Mau-Mau e Chompiras: Interpretado por Marcelo Gastaldi, saudoso dublador de Chespirito no Brasil, Mau-Mau possui o mesmo perfil desastrado de Chompiras (Beterraba, na versão brasileira), mas com um porém, não está diretamente ligado com o mundo do crime e sim às maldades mais diversas tramadas por seu parceiro Feroz, que apesar de ser o verdadeiro “mau” da história, possui um coração frágil e nem sempre consegue atingir seus objetivos.

Durante os anos dourados das produções de Chespirito, Chompiras se vestia como um exímio “ladrão de galinhas”, possuindo um perfil criminoso que não se entrosava muito bem com o jeito cômico do personagem, diferente de Mau-Mau, que aparece de colete, chapéu e gravata, provavelmente por se tratar de um figurino provisório para um episódio-piloto e até mesmo pelo fato de não se caracterizar especificamente como um bandido.

feroz

Feroz e Peterete: Feroz é interpretado por Carlos Seidl, curiosamente o dublador de Peterete em todas as suas versões em português brasileiro, se trata de um personagem com a ambição de ser mau, como é descrito por Marcelo Gastaldi, mas como dito anteriormente, esbarra em seu sentimentalismo, ao contrário de Peterete que embora não seja aquela coisa que se diga “Nossa… Que cara sangue frio!”,  é um bandido determinado e pouco inteligente.

Se tratando de figurino, Peterete se veste de forma extremamente simplista, o que remete a imagem de alguém pouco sucedido na atividade que exerce, ao contrário de Feroz, que assim como Mau-Mau, utiliza de um figurino elegante, típico de personagens teatrais.

aranha

Autoridades: Se tratando das “autoridades”, Los Caquitos possue sua caracterização concentrada na figura do sargento Refúgio, interpretado por Rubén Aguirre, enquanto em Feroz e Mau-Mau, apesar da presença de um policial curiosamente interpretado por Osmiro Campos (dublador de Rubén Aguirre no Brasil), o grande ‘estraga-prazeres’ da dupla dinâmica é o delegado Aranha, interpretado por Mario Lúcio de Freitas (imagem acima).

Enfim, diante das comparações já realizadas, resta-nos refletir sobre as possibilidas de sucesso do projeto Feroz e Mau-Mau na década de 90 e se este seria capaz de alcançar ou até mesmo superar a repercussão de “Los Caquitos” no ambiente televisivo. Uma enquete feita há algum tempo, no Fórum Único Chespirito, resultou numa opinião de que a maioria, inclusive o redator que vos escreve, assistiria a série, mas quem somos nós pra saber se de fato Marcelo Gastaldi conseguiria repetir o seu sucesso de cantor e dublador com um personagem de destaque em frente às câmeras? No “fantástico mundo da televisão” nada pode ser definido com extrema certeza.

Por Will CH

Referências:

http://www.sambariocarnaval.com/colunasturmach/rufino20.html

http://www.marioluciodefreitas.com.br/FerozMau-Mau.htm

https://vizinhancadochaves.wordpress.com/2012/12/26/chespirito-e-marcelo-gastaldi-ha-alguma-semelhanca/

Imagens: Reprodução

Anúncios

2 Comentários

    Trackbacks

    1. Marcelo Gastaldi, o héroi, a lenda! | .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil - Chaves e Chapolin
    2. RETROSPECTIVA CH 2013: Janeiro | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: