.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Mesa Quadrada #6: Um pouco de Copa do Mundo no Meio CH

Vizinhança do Chaves Copa

Amanhã começa o controverso Mundial de 2014. Um evento de alta relevância, o maior palco para o esporte mais popular do mundo. Chespirito, um fanático pelo futebol, conseguia associar, algumas vezes de forma sarcástica, esta admiração dele com o seu humor primoroso, onde o resultado sempre era uma mistura agradável. Vejamos alguns pontos sobre Copa do Mundo que já foram abordados no meio CH.

Primeiramente já deixo uma menção a um quadro de “Chespirito” dedicado à Copa do Mundo de 94. O mais notável dentre os esquetes deste episódio é o do “Los Caquitos”, onde presenciamos Chompiras em uma filmagem externa na sede da Televisa, tendo ao fundo uma grande réplica da taça do Mundial da FIFA, além da bandeira do México, é claro. O Brasil conquistou o seu tetracampeonato naquele ano, enquanto que o México foi eliminado nas oitavas-de-final.

Chompiras no clima da Copa de 94

Chompiras no clima da Copa de 94

E na era clássica? Também há episódios com a temática “Copa do Mundo”? Certamente vem à mente de muitos o episódio “Ah, logo agora que eu queria ver o meu time jogar…” (1977), embora saibamos que não há nenhuma relação, já que o maior evento esportivo do mundo seria realizado no ano seguinte ao da gravação deste episódio.

Ainda nos primórdios do Fórum Chaves, o usuário Chápulo encontrou, no site da FIFA, um amistoso entre o México e a Alemanha Ocidental, realizado na Cidade do México em 14 de junho de 1977, enquanto o episódio “O curto-circuito” provavelmente foi exibido em agosto, seguindo as datas de exibições da Tele-Guía.

Certamente seria a abordagem mais coerente. Entretanto, devido ao intervalo de tempo relativamente grande entre este amistoso e a exibição original do episódio, será que não foi apenas uma adaptação de Chespirito ao roteiro?

Para os que não sabem, há uma versão mundialmente perdida de 1974 do episódio acima. Descoberto pelo usuário Gui Leão, através da Tele-Guía, a data de exibição original ocorreu no dia 24 de junho de 1974, apenas dois dias após o jogo entre Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental. Apesar da seleção mexicana não ter participado do Mundial daquele ano, Chespirito certamente foi oportuno com esta disputa entre as seleções alemãs, aliás, o único jogo da história da Copa do Mundo em que as duas Alemanhas se enfrentaram. Ou seja, a “piada da cerveja e vodca” provavelmente foi adaptada daquele jogo de 22 de junho de 1974.

Seja uma adaptação ou referência ao amistoso de 1977, Chespirito não deixou escapar a oportunidade de abordar alguns pontos sobre Copa do Mundo em “Chaves”. A intenção, ainda que pequena, foi repetida em outros de seus trabalhos, por exemplo, a participação do juiz mexicano Arturo Yamasaki, o mesmo que expulsou Garrincha na semifinal do Mundial de 62, no filme “El Chanfle”.

Muitos queriam ver Chespirito trabalhando com outra grande figura da Copa do Mundo: Pelé. Esta oportunidade até existiu, mas infelizmente Bolaños não aceitou. Queriam que o Chaves também marcasse presença na sétima arte, mas o seu criador foi contra esta ideia. Não aceitou que o personagem estrelasse um filme. Roberto chegou a oferecer o personagem El Chanfle para o Pelé, como foi noticiado no jornal “El Informador”, do México, porém não aceitou, e o projeto ficou apenas no papel. Pelo menos ainda nos divetimos com algumas referências ao rei do futebol, como no episódio “Vamos ao cinema?” (1979), uma bela adaptação da dublagem MAGA, e, inclusive, uma vinda do original, presente nas duas versões de “Os carpinteiros”.

Ainda podemos ver alguma relação entre o meio CH e Copa do Mundo atualmente. No “Chaves Animado”, por exemplo, há uma referência à FIFA no episódio “Vamos ao estádio”, da quinta temporada; no jogo “El Chavo Kart”, uma das pistas de corrida é o Maracanã bem no clima da Copa, tendo uma arquibancada cheia de torcedores do Brasil e do México.

Chespirito, que está escrevendo o livro “Adiós Amigo”, se despede da sua grande paixão, o futebol, além de ter criticado a FIFA e dois grande jogadores representantes deste esporte: Pelé e um grande fã das séries CH, Maradona.

Vão me criticar, mas eu não me importo. Eu me distanciei do futebol porque já não suporto as armadilhas e a falta de punição. A impunidade causa muitos danos a todo mundo. A Fifa é antidemocrática e antidesportiva. Há estrelas como Pelé, que falaram muita besteira. E o que dizer de (Diego Armando) Maradona?” Retirado do livro “Chaves – A história oficial ilustrada”.

Semelhante às indignações dos brasileiros, não? Enfim, nem vou entrar nesta questão porque nem vem ao caso. Todos sabem o quanto a corrupção esteve presente na organização desta Copa, então…

E termina aqui mais uma edição da coluna “Mesa Quadrada”. Torcemos para que o Brasil e o México passem já da fase de grupos. Contamos até com a torcida de Carlos Villagrán e Edgar Vivar, como disseram em uma entrevista ao Fórum Chaves. É meio difícil termos uma final entre estas duas seleções, mas quem sabe não se repete o que aconteceu nas Olimpíadas de 2012, ou melhor, entre o Brasil e o Uruguai para acontecer um segundo “Maracanazo”, hahahahaha! Que vença a melhor seleção, se bem que eu acredito que esteja armado para o Brasil conquistar o hexa…

Leia também: #03 Chespirito – Um amante do futebol!

– #12 CH e as Copas do Mundo (Coluna especial)

Anúncios

5 Comentários

  1. Haha Muito bom cara! A gente teve mais ou menos o mesmo pensamento de colocar o tema “Copa do mundo” nas nossas colunas… Mas minha abordagem foi 1970 e 1986, enquanto você pensou em tudo. Realmente, ótima coluna! Você é um excelente escritor…

  2. Valeu! Eu salvei o rascunho no meu computador ontem, mas só tive tempo de postar hoje.

  3. victor235

    Muito boa também, apesar do mesmo tema, conseguiu diferir da coluna do Joel e abriu espaço para sua opinião.

Trackbacks

  1. #12 CH e as Copas do Mundo (Coluna especial) | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
  2. Retrospectiva CH 2014: JUNHO | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: