.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Há 30 anos, Chaves e Chapolin estreavam no Brasil

Leia também: Mesa Quadrada #8: 30 anos de Chaves e Chapolin no Brasil

Hoje, nesta data especial de 24 de agosto, há exatos 30 anos, comemoramos o começo de duas séries mexicanas que muita gente achava que não dariam certo, que não iriam para a frente e que seria um fracasso de audiência, por sua qualidade de imagem, seu figurino e suas histórias consideradas toscas e bobas, mas que se tornaram os maiores sucessos de audiência e público do SBT em todos esses anos.

Nesse grande dia, comemoramos os 30 anos de Chaves e Chapolin no Brasil!

Tudo começa quando o dono do baú, Silvio Santos, forma a sua emissora em 19 de agosto de 1981, ano em que a emissora estava adquirindo flimes, séries, novelas, desenhos, entre outras coisas para completar sua programação, e fechou uma parceria com a Televisa, para exibir suas novelas no canal. Quando as novelas chegaram, também estavam duas séries que vieram juntas por acaso, eram “Chaves” e “Chapolin“.

As séries foram dubladas pelos estúdios MAGA e analisadas pela direção do SBT, que não gostaram do que viram, mas o diretor de dublagem do SBT convenceu Silvio a apostar nos programas, que dariam boa audiência e faturamento, então ele aceitou e mandou dublar as séries em 1983.

Aí chega o momento estropício, digo digo, propício para Chaves e Chapolin, em que as séries finalmente são exibidas pela primeira vez no Brasil, no programa apresentado pelo palhaço Bozo. Neste momento exibiram o episódio de Chaves: “O caçador de lagartixas“, de 1976, no dia 24 de agosto de 1984. Já o Chapolin teve sua exibição em 27 de agosto de 1984, com o episódio “Aristocratas vemos, Gatunos não sabemos“, de 1978.

E a partir desse momento, as séries ganharam espaço na grade de programação do SBT, sendo exibidas de segunda a sábado na emissora da Anhanguera. Já começava o estrondoso sucesso das séries, e como todo o sucesso não é de graça, veio o sumiço de alguns episódios e a exploração de imagem das séries, como o disco do Chaves, os gibis de Chaves e Chapolim, lançados pela Editora Globo, brinquedos, jogos e fitas VHS das séries foram lançadas em 1990.

No ano de 1997, a CNT faz uma parceria com a Televisa, para adquirir novela e também o Programa Chespirito, é a primeira vez que a série foi ao ar, somente com episódios do períodos 1990-1995. No entanto os novos personagens e a dublagem não emplacaram na audiência, saindo do ar depois de um tempo.

Em 2003, começaram as vindas dos atores dos seriados para shows e apresentações no Brasil, a exibição de oito episódios perdidos de Chaves, a publicação de diversos livros sobre o seriado e o lançamento de oito boxes de DVDs com episódios dublados de Chaves, Chapolin e Chespirito, além da exibição de episódios perdidos do Chapolin no ano de 2005.

Já em 2007, é lançado o Chaves em Desenho Animado, no SBT, dirigido pelo filho de Chespirito, Roberto Gómez Fernández, que é faz sucesso no México e é exibido atualmente pelo Cartoon Network e pelo “Sábado Animado”, no SBT.

Em 2011, o SBT anuncia a volta de 9 episódios perdidos que eles diziam estar danificados, mas que foram exibidos perfeitamente nos canais TLN e Cartoon Network. A partir do começo de 2012, o SBT voltou a exibir os episódios semelhantes de Chaves, sendo 59 episódios da série transmitidos por eles. Até hoje os semelhantes estão engavetados pelo SBT, tendo uma ou outra rara exibição, enquanto que os comuns são exaustivamente reprisados.

Em 2014, ocorreu a Vinda do ator Edgar Vivar no Brasil para participar dos programas “The Noite” e “Domingo Legal” para divulgar o jogo Chaves Kart. Veio a notícia de que a TLN não vai mais ser exibida no Brasil e que as séries Chaves e Chapolin estão sendo exibidas nos canais pagos TBS e  Boomerang. Além da exibição de Chapolin no site do SBT durante a Propaganda Eleitoral deste ano.

Enfim, Chaves ainda é sucesso, tanto comercial quanto de audiência, que vem marcando picos de 7 a 10 pontos e sendo a 2° ou o 3° maior audiência do SBT, chegando até a ter minutos de vice-liderança em cima do seu rival, o “Cidade Alerta”, da Record. Mesmo que ele ainda seja mega reprisado e cheio de cortes, Chaves tem um carinho especial do telespectador na TV brasileira, porque ele sempre será o verdadeiro humor, o humor que nos cativa a assistir e que ainda nos faz rir e esquecer dos nossos problemas do cotidiano. Chaves, sem dúvida, pelo seu enredo e conteúdo, é a melhor série existente no Brasil até hoje.

iAGEMo: tvnewsaudienca.blogspot.com

Anúncios

4 Comentários

  1. victor235

    Mais uma excelente coluna sobre o assunto aqui no blog. Parabéns!

Trackbacks

  1. Mesa Quadrada #8: 30 anos de Chaves e Chapolin no Brasil | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
  2. Hoje…Algum Tempo Atrás: Os 30 anos de Chaves e Chapolin no Brasil | words of leisure
  3. Retrospectiva CH 2014: AGOSTO | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: