.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

A relação entre a vila do Chaves e a urbanização brasileira

A maioria dos personagens de Chaves vivem na ‘vecindad’ (vila, na adaptação brasileira). “Vecindad” é um termo que se usa para designar um conjunto de casas pobres em um terreno. Repare que Dona Florinda vive dizendo que quer se mudar para um ‘local de mais classe’. Isso se deve ao fato de que as vecindades são locais onde moram pessoas pobres, que não tem condições de bancar uma casa de melhores condições. Também é possível notar que a vecindad do Chaves é mal-cuidada, e tem um aspecto antigo e sujo.

No Brasil, é possível fazer uma relação com os antigos cortiços, que eram bastante parecidos com a “vila” do Chaves. Como estes cortiços em sua maioria foram destruídos por razões de higiene pública dos mandatos da época, começaram a surgir as favelas, nos morros do Rio de Janeiro, principalmente. As favelas já não se assemelham tanto as vecindades, pois são uma espécie de labirinto sem um conjunto de casas como há na vecindad. Também há outro nível social, pois muitas famílias que moram nas favelas vivem praticamente na miséria total, e já nas vecindades são pessoas pobres, porém não miseráveis.

Cortiço carioca do final do século XIX

Outra diferença que há é a forma de construção das vecindades e favelas. As favelas são compostas por barracos, sem nenhuma infraestrutura, e em geral em terrenos de terceiros que foram invadidos. Já as vecindades são construções feitas no início do século XX, onde as pessoas pagam um aluguel barato ao proprietário das casas e tem um pátio no meio, além de certa infraestrutura.

Uma antiga vecindad mexicana.

Como se assemelham muito aos cortiços, as vecindades estão desaparecendo nas últimas décadas para dar lugar a grandes edíficios e condomínios, com a explosão imobiliária, os terrenos grandes das “vilas” passaram a valer muito em um México com poucas terras livres. E muitas das vecindades que restam estão em situação muito precária, e muitos abandonaram as construções. No Brasil, as favelas continuam crescendo cada vez mais, mesmo com programas de urbanização propostos pelo Governo Federal.

Por Seu Furtado

» Comparações entre “O cortiço” e a vila de Chaves

Anúncios

3 Comentários

  1. Muito bom, Seu Furtado, um dos melhores textos que você já escreveu

Trackbacks

  1. “Estúpido, raso, ruim, preconceituoso e machista”: Repórter aproveita mídia do momento para falar de Chespirito | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: