.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

“Patrulha Salvadora” antecedendo “Chaves”: a mudança foi tão ruim assim?

vlcsnap-2015-04-10-20h38m18s364

O garoto do oito foi substituído pela Patrulha Salvadora e muitos telespectadores foram pegos de surpresa. Alguns internautas protestaram no Twitter, sendo que a tag “Patrulha Salvadora” chegou a aparecer nos assuntos mais comentados por muito tempo. Mas essa troca realmente foi tão ruim assim como dizem?

Primeiro, vamos ver a antiga situação de “Chaves“. Começando às 18h, tinha 4 exibições diárias, sendo a última em horário local. Isto é um fator contribuinte para a queda de audiência. Sim, o desgaste da série estava muito acentuado. Para você ter uma ideia: vários episódios já passaram 3 ou 4 vezes só neste ano.

Quando Chaves tinha exibições às 18h30, geralmente era sinal de que alguma novela estava prestes a acabar. Quando isso ocorre, sabemos que o SBT muda sua grade de programação e insere a novela seguinte antes da novela que vai acabar na semana seguinte, e as duas novelas vão ao ar nessa semana final. Tá, essa explicação não foi lá uma coisa que se diga, minha nossa, que explicação, mas dá pra entender, não é?

Vamos aos dados da audiência de quando Chaves tinha uma maratona exagerada de 4 ou 5 episódios:

Segunda-feira (02/03): 6,8 pontos
Terça-feira (03/03): 6,3 pontos
Quarta-feira (04/03): 6,8 pontos
Quinta-feira (05/03): 5,0 pontos
Sexta-feira (06/03): 6,3 pontos

Média: 6,2

E agora vamos aos dados da audiência de alguns dias nos quais Chaves começava às 18h30, ou seja, com um episódio a menos:

Segunda-feira (09/03): 5,5 pontos
Terça-feira (10/03): 6,6 pontos
Quarta-feira (11/03): 7,5 pontos
Quinta-feira (12/03): 6,6 pontos
Sexta-feira (13/03): 7,2 pontos

Média: 6,6

Como podem ver, já na primeira semana após o horário reduzido, houve um aumento na audiência. Também convém lembrar que não há divulgação alguma quando ocorre uma mudança de horário do Chaves. Com “Patrulha Salvadora” antecedendo “Chaves” e o mesmo sendo exibido às 19h20, ocorre o mesmo. Compare com os dias 09, 10, 11, 12 e 13 de março:

Segunda-feira (30/03): 7,7 pontos
Terça-feira (31/03): 7,4 pontos
Quarta-feira (01/04): 7,0 pontos
Quinta-feira (02/04): 7,0 pontos
Sexta-feira (03/04): 5,6 pontos

Média: 6,9

Vale lembrar que, na última quinta-feira, Chaves bateu um recorde anual de audiência, com 8,6 pontos. Como podem ver, “Patrulha Salvadora” não só mantém como também aumenta os índices de audiência que Chaves dava no horário das 18h00, além de entregar bem pro Chaves para que ele faça o resto do “serviço”.

Com apenas um episódio diário, diminui-se o desgaste da série e aumenta-se a audiência. Maratonas, em sua grande maioria, não são saudáveis. São cansativas.O problema que houve na substituição de Patrulha é que “Chaves” só está sendo exibido em horários locais.

Um bom modo de agradar a todos os telespectadores seria incluir “Chapolin” e “Chaves”, nas clássicas dobradinhas que eram exibidas. Ou mesmo alternadamente: nas segundas, quartas e sextas-feiras teríamos “Chaves”; nas terças, quintas e sábados teríamos o “Chapolin” e nos domingos os 2 dividiriam horário. “Patrulha Salvadora” e “Chapolin” certamente dividem parte do público, não iria fracassar de modo algum. Basta o SBT tentar. Não dá pra dizer que fracassaria se nunca tentaram. Oras, nem mesmo eles esperavam que a reprise de “Carrossel” chegasse a 15 pontos!

Anúncios

6 Comentários

  1. victor235

    Não somente no SBT, mas este é um critério cada vez mais adotado em várias emissoras.

    Se por um lado antigamente a ideia que prevalecia era exibir diversos produtos, um colado ao outro, a ideia hoje é exibir o máximo por dia do mesmo produto. É assim até com jornais, mas acontece muito com séries.

    O SBT não tem mais a ideia de dividir um horário de uma hora com um episódio de “Um maluco no pedaço”, um de “As visões da Raven” e um de “Eu, a patroa e as crianças”, como já fez antigamente. Hoje em dia, exibem uma ou duas séries por vez, com trocentos episódios socados.

    Não sei o que leva-os a fazer isso, mas o que impera hoje em dia é aproveitar um produto ao máximo – ainda que os que estão no escanteio também deem audiência – ao invés de diversificar a grade.

Trackbacks

  1. SBT não exibe os “episódios semelhantes” há algum tempo; fãs ficam preocupados | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
  2. Erro no site? Chaves pode (ou não) ser reduzido mais uma vez a partir desta segunda (13/04) | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
  3. Reprise de “Patrulha Salvadora” roda; “Chaves” está de volta às 18h30 a partir desta segunda / Chapolin segue fora do ar | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
  4. Ei, “fã”: Chapolin saiu do ar em fevereiro, sabia? | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
  5. RETROSPECTIVA CH 2015: Abril | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: