.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Arkantos: Possível referência cultural no episódio “Amarelinhas e Balões”

Primeiramente, gostaria de me apresentar aos caros leitores. Sou Arkantos, estou inaugurando minha coluna no blog Vizinhança do Chaves e tenho como objetivo discutir vários aspectos das séries CH.

O tema de inauguração selecionado é sobre uma possível referência cultural no episódio “Amarelinhas e Balões”.

No supracitado episódio, ocorre um diálogo entre o Professor Girafales e Dona Clotilde (na versão anterior, o diálogo se dá entre Seu Madruga e Dona Clotilde), iniciando-se com Dona Clotilde dizendo:

– Professor Girafales! Na sua idade brincando de amarelinha?

O professor retruca, dizendo:

– Nem estou brincando de amarelinha, nem tenho tanta idade como certa pessoa, cujo nome não quero dizer, mas que estou vendo agora mesmo!

Dona Clotilde responde:

– Se está se referindo a mim, já lhe disse que apenas acabo de passar dos 40.

O professor não resiste e diz:

– Do segundo tempo.

Dona Clotilde imediatamente diz:

– Olha aqui professor, se eu fosse a Dona Florinda, colocaria veneno em seu café!

O professor termina respondendo:

– Se a senhora fosse Dona Florinda, eu tomaria esse café!

A piada é possivelmente uma referência cultural a um debate político entre Winston Churchill e Nancy Astor.

Indignada com um discurso de Churchill no parlamento, a senhora Astor dispara:

– Se você fosse meu marido, Winston, eu envenenaria o seu chá.

Churchill foi rápido:

– Se eu fosse o seu marido, Nancy, eu tomaria esse chá.

Apesar de alguns historiadores questionarem a origem e autenticidade do diálogo (muitos acreditam que diálogos similares já existiam anteriormente), não restam dúvidas de que tal diálogo se tornou extremamente famoso, sendo lembrado até hoje. Roberto Gómez Bolaños possivelmente teve a intenção de fazer uma referência ao debate e soube adaptar com maestria tais falas na série.

Por Arkantos

ATUALIZAÇÃO: Leia também: Piada do café envenenado rodou o mundo com diversas adaptações, saiba outra

12 Comentários

  1. AKANTOS, VC QUE E MODERADOR DO FORUM CHAVES, POR QUE NUM CONSIGO ME CADASTRA LA?

    • Arkantos

      Vinicius, que tipo de problema você está tendo para se cadastrar? Gostaria de ajudar, mas preciso entender melhor seu caso. Aguardo uma resposta.

      • TODA VEZ QUE TENDO ME CADASTRAR MOSTRA QUE PRECISO ESPERAR MINHA CONTA SER AUTENTICADA, E DEMORA DEMAIS

Trackbacks

  1. Atropelamentos e doações « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
  2. Mensagens de valores morais e lições de vida na série “Chaves” « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
  3. Assista: Chaves – Amarelinhas e balões (1977) « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
  4. Guia de Episódios: Chaves – 1977 « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
  5. “Estúpido, raso, ruim, preconceituoso e machista”: Repórter aproveita mídia do momento para falar de Chespirito | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
  6. Guia de Episódios: Chaves – 1977 | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
  7. Piada do café envenenado rodou o mundo com diversas adaptações, saiba outra | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
  8. Homem-Aranha cita frase de Chaves em HQ | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
  9. Em HQ, Superpateta parafraseia Chapolin Colorado | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

