.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

#11 A volta do senhor Garabito

Olá vizinhos, como vão?

É com imenso prazer, que apresento a vocês minha décima primeira coluna, aqui no VdC. Hoje, gostaria de tratar com vocês a respeito das idas e vindas do personagem Jaiminho, nas séries de Chespirito, e também analisar o episódio que marcou o seu retorno. Espero que gostem!

Como todos nós sabemos, o personagem Jaiminho (Don Jaimito, no original) (interpretado por Raúl “Chato” Padilla) foi apresentado ao público, em 1979, para substituir Ramón Valdéz (Seu Madruga) e Carlos Villagrán (Quico) no programa, após as saídas destes. Ele teve sua primeira aparição no episódio: Nasce uma Bisavó (1979)”.

Durante dois anos (1979 e 1980), nosso querido carteiro trabalhou arduamente com Chespirito, participou de muitos quadros, e substituiu (se é que é possível) da melhor maneira o Seu Madruga e Quico. Mas em 1981, Ramón Valdés (Seu Madruga) resolveu voltar ao Programa, e Jaiminho perde o seu espaço nas séries. Será que não havia espaço para os dois no seriado Chaves? É a indagação de muitos fãs.

No entanto, Ramón Valdés atuou apenas na temporada de 1981, e sai do programa definitivamente no final do mesmo ano. A partir de 1982, Raúl Padilla (Jaiminho) retorna ao elenco CH, e trabalha com Chespirito até 1994, ano de sua morte. Na sua 2ª passagem pelo Programa, algumas mudanças aconteceram em seu perfil: Ele passa a residir na vila, no apartamento 24 (a casa do alto da escada), e é alvo das cantadas de Dona Clotilde. A intenção de Chespirito era deixar o caráter de Jaiminho, o mais próximo de Seu Madruga.

O episódio que marca o retorno de Jaiminho à Vizinhança em 1982, é bastante interessante, pois nele é revelado o nome completo do carteiro. Gostaria de apresentar um rápido resumo do mesmo: Seu Barriga chega à vila falando do novo vizinho do apartamento de cima. Todos ficam curiosos em saber quem é este senhor, e as mulheres ficam preocupadas em saber se ele é ou não é um homem ‘bonito’. Ao mesmo tempo, Jaiminho fica encarregado de trazer a bagagem do Sr. Garabito, o novo morador da vila. No final, para espanto de todos, Jaiminho revela ser ele o novo inquilino, e seu verdadeiro nome: Jaime Garabito”.

Raúl “Chato” Padilla (Jaiminho) não foi somente um excepcional ator, mas também possuía um belíssimo caráter. Apesar dessas idas e vindas ao Programa Chespirito, quando Bolaños precisou dele, ele sempre se dispôs a ajudar. Após ficar um ano longe das séries, prontamente ele voltou em 1982, e esteve ao lado de Chespirito até o fim de sua vida. Sem dúvida, se ainda estivesse vivo, conservaria uma bonita amizade com ele. Raúl Padilla (Jaiminho), é um ótimo exemplo de compromisso, responsabilidade, e sobretudo, de bom coração.

 Um abraCHo, e até a próxima!

Por: Joel Júnior

Anúncios

7 Comentários

  1. Bianka Araujo

    Foi uma aulinha expressa >_< Eu pensava que Raul Padilla começou a atuar em Chaves antes e outra coisa que me deixou surpresa (e tristonha ao mesmo tempo) foi o fato de ele ser tratado como personagem substituto (o que deve ter lhe rendido muita pressão) e não complementar (como o Godinez, acho.), que eu achava que ele fosse.Seria um sonho se pudessem atuar todos juntos com o Villagrán. Mas incrível como "Chato" permaneceu junto todo este tempo e nunca faltou *-*
    Parabéns pela excelente coluna, Joel *O*

  2. Obrigado pelo comentário Biia. Como citado, o Raul apesar de ser tratado como “personagem substituto” (pelo menos até o início da década de 80), sempre que o Chespirito precisava dele, e o convidava para participar de seus programas, ele nunca recusou. Tinha um grande coração, sem dúvidas…

  3. Coluna muito boa Joel, não vou mentir e dizer que essa foi a sua melhor coluna até porque eu só li essa 😛 Mas vou ler as outras também, você escreve muito bem, tem bastante conhecimento e consegue passar ele facilmente. Aprendi muito com ela, parabéns amigo!

  4. VINICIUS

    JOEL, AQUI É O VINICIUS

    O CARLO DEVE TER DITO QUE EU VOU TRADUZIR O EPISODIO DA REGENERAÇAO DO CHOMPIRAS COM VC

    POIS COMO VC QUER FAZER??? EU TRADUZO METADE E VC A OUTRA???

    • Acho que isso é o mais certo a fazer… Peça pra Nanda me passar o episódio pelo Skype. Grande abraço.

  5. Ramyen

    Muito boa a coluna Joel…E que pena que o Jaiminho não tenha aparecido antes,para contracenar com Seu Madruga.

    Um abraço.

Trackbacks

  1. Restrospectiva CH 2014: JANEIRO | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: