.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Especial “Por Trás das Câmeras” – Edição 01: As imagens dos programas CH

Começando esta série de matérias “Por Trás das Câmeras”, hoje iremos falar um pouco sobre as imagens dos programas de Chespirito. No começo, em 1972, eram utilizadas câmeras GE, de apenas 240 linhas, com qualidade mediana de imagem. Os programas dessa época tem uma forma de edição e movimentação das câmeras distinta dos demais anos. As câmeras balançavam com facilidade.

No ano seguinte, Chaves e Chapolin se tornaram programas próprios e com isso, a qualidade da produção melhorou. Foram introduzidas novas câmeras da GE e a imagem deu um pequeno salto de qualidade. Os enquadramentos das câmeras já eram bastante diferentes em relação à 1972, já tinham o formato que seria seguido nos anos seguintes.

Maria Antonieta de Las Nieves sai dos programas no final de 73 e uma curiosidade: a imagem do programa piora bastante, apesar de serem as mesmas câmeras de 73. Duas das câmeras estavam mal reguladas e com isso, muitos episódios tinha contraste e foco distorcidos, já que justamente essas eram as câmeras principais. É uma das temporadas com pior qualidade técnica.

Em 1975, Maria Antonieta volta. As câmeras ainda são as velhas GE, porém foram reguladas e os programas começam a ter uma imagem aceitável a partir de então. A iluminação melhorou bastante nessa época, também contribuindo para uma melhor qualidade de imagem.

E finalmente, em 1977 saem de cena as câmeras da GE e entram no lugar, câmeras da Sony, de última geração, que garantem qualidade excelente de imagem e som. A produção também melhora bastante, e o programa fica com um excelente padrão. Talvez porque na mesma época o programa se tornou internacional, outros países já viam Chaves e Chapolin. Nessa época, o grande problema era a iluminação, totalmente inconstante.

Inexplicavelmente, em 1979 são trocadas as câmeras da Sony por novas câmeras da RCA – não tão boas quanto as anteriores. A imagem piora um pouco, mas ainda assim é boa. O SBT usou estas câmeras durante um bom tempo.

Ao longo dos anos 80, foram introduzidas as câmeras Ikegami, usadas no Brasil principalmente pela Rede Globo e SBT. Japonesas, estas câmeras garantiam qualidade praticamente perfeita de imagem no Programa Chespirito. No esquete “Os Maluquinhos na Televisão” é possível ver estas câmeras. Um dos motivos do insucesso do programa aqui no Brasil talvez tenha sido esse – as imagens do final da década de 90 constratavam muito em qualidade com as imagens do início dos anos 70.

O fã CH, Igor C. Barros, fez uma montagem chamada “Cheese Pirito”, onde entre outras coisas, mostra um pouco destas curiosidades “a la Chespirito”.

Chegamos ao fim. Até amanhã, com mais uma edição deste especial.

Texto e pesquisa:
Seu Furtado

Agradecimentos:
Site “Tinha que ser o Chaves”
Site “Portal Chaves”
Igor C. Barros
Site “Tudo Sobre TV”

Anúncios

6 Comentários

  1. Parabenss

  2. Rafael

    Televisa nace de la fusion de Telesistema Mexicano en las instalaciones de avenida Chapultepec y Television independiente de México estudios san angel , TM tenía camaras a color Marconi Mark VII , Chespirito era artista de Tim , las camaras de Tim eran General Electric PE 350 con las que se grabo los primeros capítulos de el chavo y el chapulin además de RCA TK 44 a y despues ya como televisa RCA TK 45 estas dós ùltimas infinitamente superiores a las G.E. , la camara que tiene al mando el señor Barriga es una camara de Thomson modelo TTV 1515 y no una Sony la ultima de la foto es una Philips ldk 6 que televisa compro en el 86 para tranmitir la copay no Ikegami como dice el sitio , Televisa no tuvo camaras japonesas hasta hace unos años cuando hicieron el switch a HD

    • Rafael

      saludos desde Mexico =)

    • Gracías por las informacciones, Rafael. Voy hacer alteracciones en el texto con tuyo comentario. También voy dar los creditos a usted. 🙂

Trackbacks

  1. Atriz de Chaves era “camerawoman” « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
  2. Documentos Confidenciais #01: Há 29 anos, Chaves e Chapolin estreavam no Brasil | .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil - Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: