.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Documentos Confidenciais #02: As estrelas dos comerciais

Agradeço aos leitores pela boa repercussão que tivemos na primeira edição da coluna “Documentos Confidenciais”. Somente com o seu apoio, podemos levar o blog adiante. É o maior estímulo para continuarmos levando o conteúdo do mais alto nível à você.

Nesta segunda coluna, vou falar sobre os comerciais estrelados pelos atores de “Chaves” e “Chapolin”.

A prática de utilizar artistas e pessoas conhecidas da sociedade para estrelar comerciais de marcas famosas não vem de hoje. No Brasil, temos vários exemplos de artistas em comerciais. Recentemente, o ator Tony Ramos estrelou a campanha publicitária do frigorífico JBS Friboi.

Uma campanha que marcou época foi o comercial do cigarro Vila Rica, protagonizado pelo ex-jogador Gérson, que atuou na Seleção Brasileira em 1970, quando foi campeã. Este comercial acabou gerando a expressão ‘Lei de Gérson’, afinal o brasileiro tem fama de ser malandro e esperto.

No México e demais países da América Latina, a situação não é diferente. Para citarmos um exemplo recente mexicano, em 2012, Messi foi protagonista do comercial do pão Bimbo, uma das principais empresas alimentícias do país. A cantora e atriz Thalía estrelou o comercial da filial mexicana das lojas C&A em 2010.

Nos anos 70, 80 e 90, os atores que participavam das séries faziam vários comerciais para empresas do México e também de outros países da América Latina.

Em 1976, Maria Antonieta de Las Nieves fez o comercial do “Pollo Campero”, marca de frangos da Guatemala. Este comercial foi exibido no Natal daquele ano, e se tornou muito famoso entre as crianças guatemaltecas:

Alguns comerciais criavam pequenos esquetes. Em 1979, a turma do Chaves  (provavelmente o comercial foi gravado em 1978) protagonizou um comercial da graxa para sapatos Nugget. Na situação, Quico engraxava os sapatos de Seu Madruga, que aprovava o trabalho por ser graxa Nugget:

Mesmo após saírem das séries de Chespirito, os atores continuavam estrelando comerciais. Foi o caso de Carlos Villagrán e Ramón Valdés que fizeram comerciais para “Turrones San José”, uma marca de doces do Peru, em 1987. Ramón aparecia com o figurino de Seu Madruga em Chaves e também com o seu figurino em “Ah que Kiko”:

Roberto Gómez Bolaños não atuou somente em propagandas publicitárias de empresas. Em 2000, Chespirito aparecia nas inserções do então candidato Vicente Fox, do PAN., pedindo votos. Fox acabou vencendo a eleição:

O comercial que gerou suspeita

Em 2003, o SBT mostrou um trecho estranho de Chaves: os atores estavam dançando, algo que nunca havia sido visto em outros episódios. Os chavesmaníacos brasileiros suspeitavam que fosse um episódio perdido mundialmente, e que somente o SBT teria posse deste episódio.

Quando Edgar Vivar foi entrevistado por Carlos Massa em 2012, foi mostrada uma cena de um comercial que acabou com as suspeitas. A tal dancinha fazia parte de um comercial do “Submarino Marinela”, um bolinho do México semelhante ao bolinho brasileiro Ana Maria, produzido pela Pullman:

Há muitos anos, os sites CH repercutiam uma entrevista de um ex-editor do SBT que tinha várias informações sobre a edição dos episódios no SBT. Uma delas, era de que os episódios vinham bagunçados nas fitas originais, com intervalos comerciais. Certamente este comercial deve ter vindo em alguma das fitas, e o SBT acabou vazando este trecho há 10 anos.

Artistas são capitalistas, assim como qualquer outra profissão. É comum a participação de estrelas em propagandas publicitárias. Porém, devíamos refletir: será que é preciso vender a sua imagem, mesmo se for algo em que você não acredita? Os artistas realmente confiam naqueles produtos? São questões a se pensar.

Gostou? Comente!

Por Seu Furtado

Anúncios

2 Comentários

  1. Ruth Costa

    Que demais esses comerciais ! Matéra de primeira ,muito rara! Amei

Trackbacks

  1. RETROSPECTIVA CH 2013: Agosto | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: