.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Um ano sem Chapolin…

umanosemchapolin1

Há um ano atrás, dia 30 de dezembro de 2011, o telespectador da TV aberta assistiu pela última vez um episódio da série “Chapolin Colorado“. Quando o ano novo, 2012, começou, os fãs ficaram meses sem ter a quem clamar por defesa. A resposta, “Eu!”, podia ser ouvida apenas em canais fechados: TLN e Cartoon Network. Os fãs podem até cantar Thaeme & Thiago para o Chapolin no dia de hoje: “hoje faz 365 dias, faz um ano que você se foi“.

O último episódio do Polegar Vermelho a ir ao ar na TV aberta brasileira foi a sexta parte da saga “O show deve continuar“, em que Chapolin visita um set de cinema. Então, ao longo de 2012, o telespectador do SBT contou apenas com as exibições (e quantas!) do Chaves, mas, nenhuma do esquecido Vermelhinho.

umanosemchapolin2
Fazendo um retrospecto desta década, o Chapolin foi exibido no SBT de 04/10/1999 a 14/08/2000 (de segunda a sábado, 13h15). Depois o herói tirou féruas e voltou ao ar de 03/02/2001 até 03/03/2001, sendo exibido somente aos sábados, durante apenas um mês. Depois, o seriado ainda foi exibido neste dia, um pouco mais tarde (13h45), por apenas dois finais de semana.

De 10/12/2001 a 28/12/2001, o SBT exibiu o gafanhoto das anteninhas de vinil de segunda a sexta-feira, 13h30 da tarde. No ano de 2002, Chapolin deu pouco as caras na televisão: após algumas transmissões, saiu do ar dia 25 de fevereiro, e só voltou no final do ano, dia 30/12.

Como naquela época o SBT era o que a Record é hoje (sendo que a fase mais desesperadora ocorreu por volta de 2005 e 2006), o seriado mudou de horário constantemente. Dia 19/09/2003, saiu do ar. E, pelos registros que estamos seguindo, voltou ao ar apenas dia 12/11/2005.

Essa exibição semanal, aos sábados, rendeu bastante. Nesta fase, foram exibidos vários episódios até então inéditos, o que trouxe discussões calorosas nos fóruns CH da época. Mas houveram dois problemas: a exibição era em horário local, o que fazia com que muitos fãs não pudessem assistir ao seriado através das afiliadas que transmitem o SBT em suas regiões, o que fazia com que muitos “sonhassem” em conseguir assistir o SBT rede ou SBT São Paulo, mais acessível nos dias de hoje. O outro problema, claro, foi o seriado ter saído do ar novamente.

umanosemchapolin3

Uma outra saída do ar que temos notícia foi em maio de 2009. O seriado retornou em janeiro de 2011, o que fez com que nos últimos dois anos tenhamos tido um ano com e outro sem exibição da série. Com isso, a brincadeira do “AC/DC” (“assisto Chapolin, depois Chaves”), deixou de ter sentido.

Não foi apenas a saída do ar que deixou os fãs impacientes. Concomitantemente a isto, o SBT exibiu episódios semelhantes, muitos deles inéditos, de Chaves. E, se o Chapolin estivesse no ar, provavelmente também seriam exibidas relíquias dele. Evilásio Xavier, responsável pelas séries no SBT, chegou a falar em seu Twitter: “Chapolin volta em breve ao ar no canal, com “perdidos, semelhantes e inéditos…” (veja). Mas isso até o momento não se concretizou.

Enquanto isso, a emissora TLN exibiu dois episódios do Polegar por semana, aos sábados, meio-dia, incluindo “O último Chapolin”. A série também foi bastante veiculada no Cartoon Network, mas saiu do ar por lá também (agora o canal exibirá apenas o Chaves em desenho). Os fãs tem cada vez menos oportunidades de assistir o Chapolin na televisão (Sobre isso, leia o artigo Não dependa mais do SBT para ver Chaves e Chapolin).

Para lutar pela volta do seriado, e, de preferência, em horário nacional, os “chapolinmaníacos” retomaram o movimento “Volta, Chapolin“. O auxílio das redes sociais permitiu que o assunto fosse bastante repercutido, seja por texto, vídeos ou imagens compartilhadas. Por causa do poder do Fórum Chaves, que atualmente se tornou a maior comunidade CH do mundo, a campanha ganhou um concorrente de peso: Rubén Aguirre, o Professor Girafales, pediu em vídeo a volta da exibição da série pelo SBT (veja). E o próprio Chespirito retweetou em seu Twitter uma mensagem dizendo que lá do México, os atores se unem na campanha pela volta do vermelhinho (veja). Edgar Vivar, o Seu Barriga, também colaborou com a campanha, através do Twitter.

umanosemchapolin4

O motivo de tantas saídas do ar pode ser audiência, mas alguns números antigos provam o contrário: “Chaves” costuma dar mais audiência no SBT que o Chapolin , mas, por exemplo, dia 09/12/2011, o Polegar Vermelho foi o programa de maior média de audiência entre todos da emissora. Além de ser o único a marcar dois dígitos, foi melhor que programas do horário nobre e liderou no horário em que foi exibido (veja).

Uma das últimas exibições do seriado, dia 29/12/2011, das 13h15 às 13h47, foi vice-líder isolada com 6 pontos, contra 5 da terceira colocada e 10 da primeira (veja mais). Já a última transmissão alcançou 4.1 contra 3.8 da terceira colocada e 13 da primeira.

Se o “Chapolin” não voltar ao ar, quem poderá nos defender?

Por Victor235, com algumas informações de Chespirito Web, Blog do Fórum Chaves e o arquivo do próprio Vizinhança do Chaves. Agradeço também ao E.R e Ronaldo Lião, ainda que as informações passadas por ambos não tenham sido utilizadas.

Anúncios

9 Comentários

    Trackbacks

    1. Chaves e Chapolin estão fora da programação do Cartoon Network « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
    2. Ronaldo Lião: SBT, até quando? « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
    3. Fã realiza campanha para que Chespirito se reconcilie com outros atores « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
    4. TLN não fará mais parte dos pacotes da OiTV « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
    5. Fãs realizam petição pedindo a volta do Chapolin « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
    6. BOMBA: Chapolin voltará ao ar no SBT « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
    7. Resposta Dobrada #06: Arkantos e JoelJunior | .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil - Chaves e Chapolin
    8. Vizinhança do Chaves completa dois anos! | .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil - Chaves e Chapolin
    9. ViniCH – A Volta de Chapolin ao SBT | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: