.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Riddle Vemos, Colunas Não Sabemos #06 – No Tiene la Culpa el Indio Sino el Que lo Hace Fernández

Okaaay, pessoal. É aquilo lá. Rolou tragédia no Meio CH, quem cobre sou eu. Quase um Vicente Chambón da Internet. Como devem saber, o Fernández aprontou das suas de novo. Não vamos elitizar a coluna tambem, começaremos explicando quem é Fernandez:

Imagem

Roberto Gómez VIII, ou Roberto Gómez Fernández, é filho de Chespirito com Graciela Fernández e tambem irmão da atriz Paulina Gómez. Apareceu no episódio “Os Marcianos”, de 1985, e em outras esquetes, mas ninguém liga pra essa aparição pois o que realmente interessa é que ele é um dos principais produtores responsáveis pelo desenho do Chaves, que faz um sucesso estrondoso com as crianças em toda a América Latina. Todos nós sabemos que isso não é verdade e que o desenho é uma bela porcaria, mas é o que ele gosta de dizer. É, ele adora espalhar essa histórinha. Espalha que o desenho é sucesso em todo o continente… espalha que todas as crianças gostam do desenho… ele espalha até que o desenho é bom.

Imagem

Mas vamos deixar a integridade do desenho de lado por enquanto e vamos relembrar a ultima peripécia perspicaz desse menino serelepe de muita sagacidade. Ele ameaçou, e ainda pretende, remover do ar uma paródia em vídeo que simula um suposto trailer de um filme de ação do Chaves (veja mais). Uma paródia, sem fins lucrativos, protegida pela lei do Fair Use.

Sua desculpa? “A violência e as conotações sexuais deturbam a essência inocente do Chaves”… Ah, faça-me o favor. O Fernández é a ultima pessoa que pode falar sobre distorções da essência do “Chaves“. E eu vou provar com exemplos do que ele mesmo produziu, coisas que na Anima Studios ele deu carimbo verde, dizendo que podia, direto da ListaCH:
Imagem

Estes são alguns dos episódios do desenho animado produzido pelo Fernandez junto com a equipe de competentes animadores (mentira) da Anima Studios. Isso é o que “tá ok” pra ele. Violência e piadas sexuais numa paródia feita por fãs sem fins lucrativos? Não, não pode! O que pode então? Ora, pode enfiar um robô na vila. Um cientista doido com uma máquina do tempo. Manda o Chavinho pro espaço! Pode isso tudo.

Aaaaah, Fernandez, pelo amor de Deus, vai catar coquinho meu fi. O filho da mãe (que não a conhece) não tem dinheiro pra comprar UM PRATO DE COMIDA e vai viajar pro EGITO? E a sua preocupação é “deturbar a essência do inocente Chaves”?!

Aaah, mas o Beto Jr. é esperto. Ele não é TÃO hipócrita assim. Até porque não é possível um ser humano ser tão burro desse jeito (pelo menos fora das séries que seu pai escreve, e mesmo assim, se alguém REALMENTE acredita no que o Fernández diz, tem que ser idiota a nível de fazer o Quico parecer um gênio da física quântica). O que ele realmente pensa é outra coisa. Esse negócio de perturbar a essência é uma fachadazinha sem vergonha pra “fazer bonito”, pra agregar no marketing da questão. O que realmente está acontecendo aqui é o que chamamos de Enveja. EN-VE-JA! (sic).

Imagem

Sabem o que realmente aconteceu? Veja bem o vídeo. Ele foi upado a praticamente uma semana atrás. Agora olha o contador de visualizações. Quase 7 MILHÕES de views. É quase um milhão de views por dia no ar. Um sucesso que, adivinha só? O desenho do Chaves não faz!

“Aaaah, Riddle, claro que cada episódio do desenho tem mais de sete milhões de espectadores” – Sim, tem. Por que é oficial. Pega 20 milhões de espectadores pra cada episódio de um produto OFICIAL baseado num produto antigo já licenciado… e compara com 7 milhões pra uma paródia sem fins lucrativos no YouTube. O que impressiona mais? A paródia com certeza tem muito mais notoriedade. Estavam comentando ela, inclusive a paródia apareceu em alguns sites de noticias pouco antes desse incidente.

E o desenho do Chaves?

É, tirando o joguinho de kart (chupinhado do Mario Kart e Crash Nitro Kart) pra PS3, o desenho do Chaves não vem rendendo noticia alguma. No próprio Fórum Chaves, tem ali um tópiquinho pra sexta temporada aonde ocasionalmente postam um episódio quando rola no YouTube, mas discussão de verdade acerca dos episódios do desenho? Conversas e comentários sobre o mesmo? É raro. Ninguém liga pro desenho. Ele não faz esse sucesso todo.

 

A paródia faz.

E é com isso, caros leitores (na real a maioria deve ter parado na metade) é um testemunho do caráter. O “filho do mestre”, o homem escolhido para continuar o legado dos personagens CH, mostra quem ele realmente é. Um homem avarento e mesquinho, que só pensa em dinheiro… só faltou dublar o Quico (ba dum tssss). Se acha o “Rei do México”. Afinal, tem prestigio numa empresa que pode se dar ao luxo de dever bilhões de euros ao governo mexicano… mas ninguém gosta de questões politicas então vamos focar no quão medíocre é este rapaz. Não é a primeira vez que ele toma uma atitude dessas, como explicou o administrador do Fórum Chaves, Antonio Felipe:

“A Televisa já derrubou um vídeo do Fórum por causa de $$$. O nosso Gangnam Style tava bombando DEMAIS. Ia chegar a um milhão de visualizações depois de poucos dias… E acho que como eles não poderiam explorar o vídeo com anúncios, por causa da música do Psy, eles derrubaram nosso vídeo reivindicando direitos. Foi a única vez que nos emitiram aviso de direitos autorais.” (http://www.forumchaves.com.br/viewtopic.php?p=582477#p582477)

Opa, opa, opa, mas peraí. Acabou não sendo bem assim. Pois é, meus amigos, tudo acima foi escrito ontem no dia 10 de Julho… e de repente, hoje, dia 11 de Julho, enquanto me preparava para enviar esta coluna ao webmaster, o Fernandez… mudou de ideia. Olha só. Lembram o que eu disse sobre ser tudo fachada? O maluco Fernández simplesmente decidiu que não precisa tirar a paródia do ar (UÉ?) e que os autores são talentosos. Sério. Ontem mesmo ele tava falando que tinha que sair do ar, que era um atentado a inocência do Chavinho e que e derrepente o discurso muda?

Imagem

Como bem sugeriu o moderador FellipeKyle, o Fernández provavelmente foi instruido por alguma outra pessoa da Televisa a simplesmente mudar de opinião. Mas isso não isenta do que ele fez, né? “Ah, Riddle, se ele desaprova a paródia você fala mal, se ele aprova você tambem fala mal!” – nananananão, não, longe disso. Independente dele desaprovar ou aprovar a paródia (é o direito de qualquer pessoa que a assista), ele TOMOU uma atitude contra o video. Ele AMEAÇOU remover, o vídeo FOI removido. Mesmo que ele tenha voltado atrás e restaurado, ele fez. É… com certeza… o filho do mestre não é nem um pouquinho hipócrita. Que isso. Rapaz mais convicto que conheço.

Olhem isso crianças, olhem isso, olhem a pura imagem da vergonha, a imagem da derrota.

Imagem

Passando a outra questão, os atores Edgar Vivar, Carlos Villagrán e Maria Antonieta de las Nieves também deram sua nota de repúdio. Os dois primeiros não tem lá muito poder pra fazer alguma coisa pois seus personagens ainda são do Bolaños. Mas a Maria Antonieta de las Nieves, que ainda possui os direitos da personagem Chiquinha (a custo do fim de uma amizade) afirmou á Rádio Reporte 98.5, do México, que pretendia processar o uso indevido da personagem na paródia. Mas querem saber de uma coisa? Em nenhum momento o nome “Chilindrina” é dito. E se ela for mesmo tomar alguma atitude só por causa do figurino, é bom ela começar a processar com os roteiristas da série Pretty Little Liars:

Imagem

Ah, e enquanto estamos falando dos atores, entre os motivos que o Carlos deu pra falar mal da paródia, ele disse à mesma rádio que “utilizaram [os personagens] para uma coisa que é totalmente oposta ao que fizemos. Nunca nos vestimos de mulher, nunca fizemos papéis de afeminados, nunca promovemos a violência, o sexo, não dizíamos grosserias, não fazíamos homossexuais”. (http://forumchaves.com.br/viewtopic.php?p=582639#p582639)

Pois é, amigos e amigas, o nosso querido Carlos é heteronormativo. Se divirtam com isso pois fui aconselhado a maneirar nos ataques.

vica ligado na parada jae

f
u
i
!

Esta coluna reflete a opinião pessoal do colunista, Riddle, veja outras opiniões sobre este assunto aqui.

Anúncios

3 Comentários

  1. vinicius pereira

    pela primeira vez gostei da coluna

Trackbacks

  1. ATUALIZADO: Paródia do Chaves causa polêmica. Televisa retira vídeo do ar, mas muda de ideia. | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
  2. Retrospectiva CH 2014: JULHO | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: