.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

As “Chaves” do Capital

Chespirito sempre quis fazer uma obra de entretenimento, mas sempre com uma visão social. Por diversas vezes, Chespirito mostra ter uma visão mais socialista de mundo, porém também o capitalismo está presente em seus programas, principalmente em “Chaves”. Mesmo o programa ter uma abordagem cômica e despretensiosa, é possível notar exemplos claros do capitalismo no personagem.

Um exemplo claro disso é o próprio Chaves, que muitas vezes não tem dinheiro para comer ou comprar coisas. Além disso, também são mostradas atitudes capitalistas principalmente com Quico, que vive comprando brinquedos, lanches, entre outras coisas, com o dinheiro de Dona Florinda, e geralmente esnoba as outras crianças da vila, que não tem os mesmos recursos. O Senhor Barriga é digamos, o “magnata” da série. Tem uma bela casa, e vive dos aluguéis das casas, e sempre está lá cobrando as dívidas do Seu Madruga, dando margem para uma alusão à realidade: bancos x devedores.

Dona Florinda entra nos mundos dos negócios com seu restaurante e usa Chaves como garçom, mesmo sem ele não receber nada em troca até o episódio “O Protesto”, onde são reclamados os direitos de Chaves para Florinda, que por sua vez passa a pagar um salário para o garoto. Aí, Chespirito mostra sua visão socialista de mundo, fazendo uma crítica social na figura de Dona Florinda, como o patrão que explora seus funcionários.

Chiquinha e Quico são crianças consumistas, vivem pedindo dinheiro para seus pais para comprar brinquedos, alimentos – a base do mundo capitalista. Chaves também é, mas é por causa de sua condição, que chega muito próximo do nada. Chaves de certa forma se conforma com a sua situação, até mesmo por ser uma criança. Mas, ele sempre procura algo, já foi jornaleiro, engraxate… é uma pequena demonstração de que Chaves quer mudar a situação de forma pequena, do seu jeito. E mesmo assim, ele é feliz!

Por Seu Furtado

Imagens: Reprodução

Anúncios

2 Comentários

    Trackbacks

    1. Colombo, dono daquela fábrica de goiabada… « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
    2. “Estúpido, raso, ruim, preconceituoso e machista”: Repórter aproveita mídia do momento para falar de Chespirito | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: