.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

#12 CH e as Copas do Mundo (Coluna especial)

Vizinhança do Chaves Copa

Olá amigos, como vão?

É nesse clima festivo de véspera de Copa do Mundo que eu inicio uma coluna super especial. Depois de 64 anos, teremos a oportunidade de sediar novamente a competição, e esta data não poderia passar em branco no maior site sobre Chespirito do Brasil.

Há quase dois anos atrás eu escrevi uma coluna intitulada: Chespirito – Um amante do futebol, e creio que não é novidade nenhuma perceber os vários elementos ligados ao esporte nas obras de Chespirito, já que o mesmo é um apaixonado por futebol. No entanto, o foco da minha coluna de hoje é um pouco diferente. Quero falar da relação de Chespirito e outros atores CH, com as tão especiais copas do mundo. Meu foco principal será em duas competições: 1970 e 1986. Elas foram bem marcantes para todos os mexicanos (e evidentemente) para os atores CH, pois o México foi o país-sede das duas competições. Tenham uma boa leitura!

Em 1970 foi realizada a nona Copa do Mundo. O país sede foi o México. Essa copa foi bastante especial, pois foi a primeira a ser transmitida na TV a cores (no Brasil). É um pouco difícil falar se a Copa de 1970 teve alguma influência na obra de Chespirito, já que muito pouco sabemos sobre seus programas anteriores ao Chaves e Chapolin (1972-1979).

1970: As cores chegavam à TV brasileira

No entanto, para outro ator CH (Carlos Villagrán), essa copa foi muito marcante na sua vida pessoal. Como ele mesmo diz, na época em que aconteceu a competição, ele era apenas um jovem fotógrafo, mas que ficou encantado com o futebol apresentado pela seleção canarinho. Segundo ele, a final daquela Copa, na qual o Brasil venceu por 4 a 1 a Itália, foi o jogo de sua vida, e que o emociona mesmo depois de 40 anos. Segundo Villagrán, era como se o Brasil estivesse em casa. Da beira do gramado viu os mexicanos vibrarem com a nossa seleção. E ele próprio também torcia. Tanto que guarda, na ponta da língua, a melhor equipe de futebol que já diz ter visto jogar.

esquadrao-brasileiro-tricampeao-mundial-na-copa-do-munso-de-1970-posa-para-foto-antes-de-partida-1257516352253_615x300

Seleção Brasileira, em 1970

O grupo comandado por Pelé, Tostão, Gérson, Jairzinho e tantos outros, impressionou ao Carlos, que tirou inúmeras fotos da Seleção brasileira. A paixão foi tanta que ele batizou seus dois filhos com os nomes de Edson e Paulo César, uma homenagem a Pelé e PC Caju, dois craques brasileiros. A copa terminou, o Brasil sagrou-se tricampeão, mas o carinho especial pela nossa Seleção dura até hoje, tanto é que ano passado, ele foi declarado o embaixador de Porto Alegre para a Copa do Mundo 2014. Uma belíssima homenagem!

2013: Villagrán é declarador embaixador da Copa

2013: Villagrán é declarado embaixador da Copa em POA

16 anos se passaram e o inesperado aconteceu: O México novamente tornou-se o país sede de uma Copa do Mundo. Em 1986, no entanto, Chespirito já tinha uma carreira bastante sólida na televisão, e como tal, ele utilizou em seus roteiros vários elementos ligados ao esporte. Em Chaves, por exemplo, o número de episódios com a temática do futebol foi bem grande. Dessa vez, a Argentina venceu a Copa e tornou-se bicampeã, com a atuação fantástica de Diego Maradona (que também é bastante fã de Chespirito). Veja só a foto abaixo: 

93743_620

Dois “craques” juntos!

Em toda a história, essas foram as únicas copas sediadas pelo México. Em ambas, eles não passaram das quartas-de-final, no entanto, algo interessante aconteceu. Tanto em 1970, como em 1986, a Copa foi vencida por seleções latino-americanas (Brasil e Argentina, respectivamente). De alguma forma, creio que esse fato amenizou um pouco a sensação de se perder uma Copa do Mundo em casa.

O México nunca obteve boas colocações em Copas

O mês de junho chegou, e com ela a tão esperada Copa no Brasil. Acredito que será uma copa muito especial para Chespirito (fã incondicional de Pelé) e principalmente Carlos Villagrán, não somente porque o Brasil é o país com maior número de fãs CH, mas principalmente porque há mais de 40 anos, nossa seleção fez brotar um carinho especial no coração deles.

O México, apesar de ter bons jogadores, não tem muita tradição em copas do mundo. Esse ano, por exemplo, vai jogar contra o Brasil na fase de grupos. Fico imaginando como estará dividido o coração de Carlos Villagrán, ao ver se enfrentarem as duas seleções que tanto lhe deram alegria. Mas o futebol também tem dessas coisas.

Chicharito: Uma das estrelas do México, em 2014

Enfim, querido leitor, amanhã é o grande dia! Para muitos será um sonho realizado. Outros infelizmente sonharam com isso, mas quando estavam prestes a realizar o sonho, foram impedidos por motivos de força maior. Faço menção ao Luciano do Valle (falecido em abril), ao Maurício Torres (falecido há duas semanas), e ao Fernandão (falecido no último sábado) que estavam na área esportiva, e sem dúvidas, estariam diretamente ligados à transmissão da Copa desse ano. Mas como todos nós sabemos, foram muitos os famosos que se foram no corrente ano.

Montagem #4

2014 foi um ano de muitas perdas

Entretanto, eu, e você que está lendo este artigo, terá a chance de presenciar um dos maiores eventos da história desse país. Pule! Grite! Divirta-se! Comemore da maneira que quiser a tão sonhada Copa no nosso país. Seja definitivamente, Brasil!

Um abraCHo, e até a próxima!

Por: Joel Júnior

Leia também: Mesa Quadrada #6: Um pouco de Copa do Mundo no Meio CH

Anúncios

7 Comentários

  1. Bianka Araujo

    Não sabia que Villagrán é embaixador aqui no Brasil. E percebi que com esta vitória, não é só a nação brasileira que será homenageada, mundo CH também *O*
    E Maradona também foi um ótimo jogador, respeitadamente.

    Parabéns pela coluna, excelente ^^

    • Obrigado de coração Biia. Você sabe o quanto a admiro… Fico feliz que tenha gostado. ^_^

  2. Ramyen

    Muito bom, Parabéns. Tomara que o México ganhe essa copa 🙂

  3. Poxa, cara, acabei escrevendo também uma coluna sobre Copa do Mundo. O bom é que é um conteúdo praticamente diferente deste seu ótimo texto.

    Ah, o que eu disse na quinta edição da minha coluna, vale para aqui também, é claro. Parabéns!

  4. victor235

    Excelente, Joel! Depois desta coluna o blog ficou definitivamente no clima da Copa.

Trackbacks

  1. Mesa Quadrada #6: Um pouco de Copa do Mundo no Meio CH | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
  2. Retrospectiva CH 2014: JUNHO | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: