.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Chaves no SBT: Mudanças de horário são descaso com o telespectador?

Neste artigo trataremos sobre as constantes mudanças de horário que o seriado “Chaves” tem no SBT. Exibido diariamente há vinte oito anos, quando a emissora tinha apenas três anos de existência, o seriado “Chaves” já passou por quase todos os horários imagináveis.

A estréia de “Chaves” e de “Chapolin” na emissora de Silvio Santos foi em 1984, ao meio-dia, dentro do programa do Bozo. A exibição das duas obras de Chespirito se dava de maneira intercalada (“Chaves” às segundas, quartas e sextas-feiras e “Chapolin” às terças, quintas e sábados). Em 1987, houve um acréscimo de horário: além do seriado ser exibido no começo da tarde, era também no horário nobre: 20h da noite. Em março de 1990, um novo lote com episódios inéditos passou a ser exibido aos domingos, meio-dia. Nisso, o seriado já tinha várias exibições simultâneas: 12h30, 18h e 20h30. No início da década passada, o seriado começou a incomodar a Globo, visto que liderava várias vezes contra o programa de Ana Maria Braga, o “Mais Você”, fato que se repetiu muito em 2005, quando o “Chaves” chegava a cravar 18 pontos de média e liderava contra o tradicional “Globo Esporte”.

Entre o final de 2002 e a metade de 2003, o SBT criou o programa “Chaves Especial“, que nada mais era do que a exibição de alguns episódios (sobretudo sagas) em um horário muito interessante: sábado 22h da noite, o que de certa forma valorizava o programa. Quando o menino do barril saiu do ar após 19 anos ininterruptos, em 2003, voltou ao ar neste mesmo horário. Então vários fatos circulares foram ocorrendo: o SBT mudava a série de horário, após certo desgaste a retirava do ar (ou limitava a exibição para apenas algumas localidades), os fãs enchiam a caixa de e-mails da emissora com reclamações e ele voltava ao ar.

Avaliando isso num aspecto mais recente, em 2009 o seriado também apresentava diversos horários, sendo estes os mais diferentes possíveis. O horário que fez o seriado ser um grande destaque em 2005 (12h45) estava de volta. Mas o seriado também era exibido no final da madrugada: 05h30 da manhã. E muitos chavesmaníacos faziam questão de acordar cedo para assistir, enquanto outros faziam o mesmo e se deparavam com o “relógio do SBT“, já que algumas afiliadas cortavam o sinal da emissora na madrugada. Também era exibido de manhã, às 07h e sábados à tarde (16h).

Em agosto de 2009, começou a ser exibido também às 18h30 da tarde. Aliás, o horário entre 18h e 19h da noite é o que eu considero clássico para o Chaves, por ser o horário de exibição nacional que eu mais acompanhei episódios. Contudo, eu preferia quando eram exibidos apenas dois episódios, entre 18h e 18h50. Em setembro deste mesmo ano, o menino do barril também era exibido às 14h15 (uma hora após o término da exibição do 12h45). Tal “dobradinha com espaço” já havia sido utilizada uns três anos antes.

Em novembro de 2010, o “Chaves” voltou a ser exibido aos domingos: 9h da manhã, com 4 episódios. Em minha opinião, uma exibição adicional sem necessidade de existir. Nesta época o seriado também era exibido às 06h da manhã, nos sábados, horário que permanece até hoje. O ano de 2011 começou com a exibição do seriado a 13h15 da tarde. A exibição aos domingos passou a ser um pouco mais tarde, 9h50 (que barato, onde você comprou?), retornando depois para as 09h. De 18/04 a 06/05, também foi exibido para SP às 17h45 e para o sinal da rede às 19h20. Dia 07/05/2011, começou a ser exibido às 18h da tarde, horário que com uma ou outra modificação prevalece até os dias de hoje. Nesta época, sábado começou a ser o dia com mais exibições CH. Ele chegou a ser exibido às 06h (com dois episódios), 13h15 (um episódio) e 19h (mais dois episódios).

Durante algumas semanas, que se iniciaram em 03/09/2011, o “Chaves” voltou a ser exibido no horário nobre de sábado: 20h15, numa espécie de tapa-buraco. No sábado, houveram também exibições às 19h20. Ultimamente, há exibições de segunda a sexta-feira 18h15 da tarde, sábado 06 e 19h15 e domingo as 09h.

Muitos telespectadores consideram as constantes trocas de horários um fator negativo da exibição de “Chaves” no SBT. Outros fatores que recebem críticas são cortes nos episódios, para deixá-los com menor duração – muitas vezes sem necessidade – e a exibição de inúmeros episódios por mês. “Chaves” é exibido de segunda a segunda, com vários episódios sendo exibidos num mesmo dia. Até o maior fã do seriado reconhece que não é necessário ter tantas exibições assim. Dos muitos horários em que a série é exibida, alguns são regionais, ou seja, são exibidos apenas para São Paulo e/ou outras regiões, mas não para toda a rede.

Vale lembrar que não é só o SBT que trata sua querida série desta maneira. O canal pago FOX, por exemplo, chega a exibir 7 episódios dos “Simpsons” por dia, e mais 8 na “FOX/NetGeo HD” (incluindo horários com reprise). A emissora aberta Rede Record costuma exibir horas e horas do desenho “Pica-Pau” e do seriado “Todo Mundo odeia o Chris” em sua grade, também nos mais variados horários possíveis e até mesmo sem intervalos comerciais. A Band, por sua vez, corta e utiliza o “Mr. Bean” como eterno tapa-buraco, completando horários da programação.

As atitudes da emissora de Silvio Santos em relação ao “Chaves” chegam a ser comentadas por pessoas de outros ramos da televisão, como por exemplo o ex-jogador do Corinthians e comentarista de futebol Neto, da Band. Em certa ocasião, ao receber de presente uma camisa com um desenho de Dona Florinda estampado ele disse: “Eu não assisto Chaves, quem gosta de Chaves é o Silvio Santos. Quando não tá dando audiência lá ele mete o Chaves“. Neto tem razão, um dos fatores para que novos horários de “Chaves” sejam acrescentados na grade é a queda de audiência do programa anterior. Esta semana mesmo, o programete “Tenha Estilo” saiu do ar e “Chaves” ganhou mais quinze minutos em sua exibição diária.

Vale também levar em conta que o SBT é uma emissora, uma empresa. A aposta no “Chaves”, dizem por aí, não foi bem vista por alguns executivos da emissora 28 anos atrás. Dizem que Luciano Callegari comentou que a série era de “má qualidade e mal feita”, e que não adiantaria colocar a série no ar porque não resistiria. Pouco tempo depois, o animador Silvio Santos já pode se animar com os resultados do menino do barril, um fenômeno de audiência que os brasileiros conheceram através do SBT.

Fica a questão: as constantes mudanças de horário são um descaso com o telespectador ou são formas de se fazer TV com estratégia e manter o menino de gorro verde e camisa listrada sempre no ar?

Por Victor235

*contém informações pesquisadas no Fórum Chaves e ChespiritoWeb.

Anúncios

2 Comentários

  1. Acredito que o fator CHAVES tanto no SBT quanto na mídia brasileira é um fator (modos operante) ,onde ele sempre será posto de alguma forma alem do seu horário normal,ira pendurar para o horário mais fraco,SIM,pois ao cair a audiência perde-se anunciantes ,e afeta a lucratividade,então o CHAVES para o SBT é um grande e eficaz (Band-aid).
    Mudanças de horários constantes fez,fazem e irão fazer parte do seriado no SBT por muitos e muitos anos,fico desapontado com todas as trocas de horário,todas as mudanças,cortes e principalmente com o descaso com algumas exibições que só agora ,depois de muitos anos foram ser exibidas,claro que alem de tudo,não posso deixar de ver o lado positivo ,chaves é fruto de muitos anos de perseverança no nosso pais,pois em diversas partes do mundo seu horário já foi substituído por outras atrações,não retiro o mérito do SBT de exibi-lo até os dias de hoje,não só pelo lucro,mais como pelo respeito:as famílias,fãs e todos os seus públicos…Mas acredito que só agora depois de 2009/2010,quando a revolução CH chegou em toda mídia novamente ,com : desenho,visitas dos atores,novidades nos games e muito mais,que a emissora voltou a tratar com mais respeito seus inúmeros fãs neste território nacional!
    Fico feliz em fazer parte da legião de fãs brasileiros do chaves ,independente do horário ,pois nosso amor sempre foi incondicional ,gostamos de diversos tipos entretenimentos ,porem chaves(sim CHAVES ,o nome bem brasileiro mesmo) vai alem do gostar,ele faz parte de nossas vidas ,algo guardado no intimo,e no cantinho do nosso coração.

Trackbacks

  1. RETROSPECTIVA CH 2013: Janeiro | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: