.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Análise: Fórum Chaves entrevista Rubén Aguirre

Análise Fórum Chaves entrevista Rubén Aguirre o Professor Girafales

Além de análises de episódios, já fiz textos analisando as entrevistas de Bolaños e Florinda, Bolaños e Edgar Vivar no “Programa do Ratinho”. Esta, não foi veiculada na televisão, e sim, via internet. Mas, porque não analisá-la? Lembrando que outra entrevista interessante que rolou nos últimos dias foi a de Ana Lilian de La Macorra (a Paty do “Chaves” a uma emissora do Peru (veja).

No último dia 08 de dezembro, o Fórum Chaves publicou uma entrevista exclusiva, realizada com Rubén Aguirre, ator que interpreta o Professor Girafales no seriado “Chaves”. Vale lembrar que a comunidade já havia entrevistado Roberto Gómez Fernández, filho de Chespirito, em 2011. O entrevistador foi o administrador do fórum, Antonio Felipe, que conseguiu marcar o encontro via internet. Ele, em Porto Alegre. Rubén, no México. O intérprete do querido “tobogã de salto alto” se mostrou muito atencioso e simpático. Respondeu, por cerca de 40 minutos, todas as questões que lhe foram feitas. Para a surpresa de Antonio, Rubén ainda permitiu que o bate-papo fosse gravado em vídeo, e não somente em áudio.

Antonio sempre se destaca por suas realizações no “meio CH”, sobretudo à frente do Fórum Chaves, e agora também no “Blog do Fórum Chaves“. Antes disso, já havia passado por sites como “Chiquinha Brasil” e “Casa CH”. Antonio também escreve e traduz notícias sobre as séries, muitas delas, em primeira mão. Ele também se deu muito bem falando com o Rubén diretamente em espanhol e nos proporcionando um ótimo registro.

A realização da entrevista, publicada no canal do Youtube do Fórum Chaves e divulgada e comentada na comunidade, também contou com a transcrição de Chápulo, tradução do já citado Antonio Felipe e a edição do msm_del_ocho. Borges, Chápulo, Chompiras, Corpo do Benito, Ecco, E.R., Rafinha, RenatoCS e Thomas Henrique também colaboraram, sugerindo perguntas interessantes a serem feitas para o entrevistado.

Rubén, famoso, poderia mesmo negar o convite feito por um site de internet, para algo menos abrangente, de fã para fã. Mas aceitou e ainda disse sentir “prazer por nos lembrarmos tanto dele”. “Quero que saibam que de todos os fã-clubes que há de Chaves, o Fórum Chaves é o que mais me escreve, mais me contata pelo Twitter e com o qual mais estou agradecido, Antonio. Assim, estou à sua disposição: você pergunta e eu lhe respondo.“, disse.

Antonio deixou claro para o Professor que se tratavam de perguntas “não-convencionais”. Perguntas estas, muito bem elaboradas. O entrevistador deu de dez a zero em repórteres de programas como “TV Fama” e outros do canal Multishow, daqueles que esperam o show acabar pra perguntar ao cantor se havia mulher bonita da plateia.

Dentre outros, foi perguntado ao Rubén sobre o começo de sua carreira na televisão e no cinema; da onde veio seu interesse pela comédia; como conheceu Chespirito; sobre o porque do primeiro nome de Girafales (Inocencio) não ser citado (aliás, sei de cor episódios do Chaves e nem sabia que o Professor se chama Inocencio); se algum tapa cenográfico já lhe machucou de verdade; qual episódio ele mais gostou e qual foi o mais difícil de fazer; sobre o término do “Chapolin” clássico e a entrada de “La Chicharra“; sobre outros personagem seus, como Sargento Refúgio e Lucas Tañeda; sobre o filme “El Chanfle” e sobre seus apelidos na vida real;.

Não foi deixada de lado a pergunta sobre os famosos remakes de Chespirito, os roteiros que eram regravados em um novo episódio. Para mim, Rubén não quis muito responder esta questão (o que tem todo direito de fazer), mas, para continuar sendo educado e simpático, pegou um detalhe menor da pergunta e falou sobre ele, ao invés de comentar a questão central. Assim, não deixou de responder, embora não disse o que queríamos ouvir. A questão central era o que os atores pensavam em gravar os mesmos episódios, com algumas alterações, mais de uma vez. A parte da resposta que se aproximou com o desejado foi “Haviam versões muito bem feitas, que creem que foi uma obra de arte que Roberto fez e por isso se repetiam a cada ano”. A maioria dos comentadores da entrevista no tópico do Fórum Chaves acreditam que Rubén não entendeu a pergunta.

Uma parte interessante foi a comparação da vida real de Rubén com seu personagem Professor Girafales, se assemelhando com Ramón Valdés, que diziam ser na série o que era na vida. “[…] O fazia muito facilmente porque Rubén Aguirre e o Professor Girafales são iguais. Eu na vida real sou vaidoso, sentimental… Tudo o que é o Professor Girafales o sou eu mesmo. Então, representar o papel do Professor Girafales me era muito fácil, me era muito simples, bastava colocar um traje, um chapéu, um charuto, umas flores e era muito simples fazê-lo.“, disse Rubén.

Sobre os “perdidos mundiais”, disse: “Não sei porque isso quem manejava é o departamento de distribuição da Televisa. Eles manejavam isso. Então, o mesmo eles vendiam programas ao Paraguai, Argentina, Chile, Peru. Então, quiça nessas “vendas”, vamos dizer, “aluguéis” do programa, quiçá se perderam alguns, ou não regressaram ao éxico outros. Então, ignoro totalmente, ignoro o que passou com estes programas que nem eu mesmo me recordo deles.

Transcrevo aqui uma interessante comparação de Rubén envolvendo gravar para cinema e para televisão: “Veja, eu considero que é mais difícil fazer cinema que fazer televisão. Vou lhe explicar por quê. Na televisão, você grava um programa do começo ao fim em seis horas, ou em oito horas, ou em quatorze horas, quando é muito grande. Fazer uma obra de teatro, a faz em umas duas horas. Então te permite manter um personagem sempre igual porque o está fazendo no mesmo dia, quase na mesma hora. Entretanto no cinema é difícil, porque de repente dizem “corta”. Um filme dura cinco semanas, por exemplo, para se fazer. E cortam quando está a ponto de chorar ou a ponto de ter uma expressão difícil e aos três dias te dizem que retomamos a cena que fizemos há três dias. Então você tem que recordar-se de como estava essa cena há três dias1 Na televisão não, na televisão não tinha que recordar, se grava tudo seguido, tudo no mesmo dia.

Também ficamos sabendo de uma curiosidade: Rubén não se sentida confortável ao gravar episódios utilizando peruca. E olha que ele fica tão engraçado com elas… “[…] os programas que fazia mais a contragosto eram os que eu tinha que colocar alguma peruca, não sei por que me molestava sempre usar peruca… às vezes fazíamos, por exemplo, algo sobre Cristóvão Colombo, ou sobre índios, ou sobre algo e me colocavam uma peruca, e isso me incomodava muito. Agora, não era difícil, era simplesmente algo que me incomodava.“, disse.

Rubén também comentou sobre a turnê de seu circo, que passou pelo Brasil anos atrás, do evento “América Celebra a Chespirito“, sobre o “Chaves em Desenho”, sobre seu dublador do Brasil (Osmiro Campos). Nunca perdendo a boa educação e simpatia, encerrou o diálogo com “Pois a todos meus irmãos do Brasil, primeiramente, um feliz Natal. Que o passem na companhia de seus queridos e que o passem com saúde e muito felizes. Felicidades , amigos do Brasil, especialmente nestas festas natalinas que se aproximam“.

Esta foi uma entrevista exemplar, uma grande conquista para o “meio CH”: um fórum entrevistando um integrante do elenco das séries. Bem elaborada, bem gravada, bem editada. Com qualidade nas falas de ambos os lados (entrevistador e entrevistado). Muito agradável de se assistir do começo ao fim. Nota 10.

Para assistir e ler comentários de usuários sobre a entrevista, acesse este tópico do Fórum Chaves.

Por Victor235

Imagem: reprodução

Anúncios

4 Comentários

    Trackbacks

    1. CH na Mídia: Portais destacam entrevista inédita de Ana Lilian de la Macorra, a Paty « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
    2. Vídeo: Canal Ahsefordeu entrevista Paty (Ana Lilian de La Macorra) no México | .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil - Chaves e Chapolin
    3. Fórum Chaves entrevista Maria Antonieta de las Nieves | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
    4. Fórum Chaves entrevista Carlos Villagrán | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: