.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

“Chaves Especial” estreava há onze anos

Logo Chaves Especial - vdcNo final de 2002, o SBT decidiu transmitir as séries de Chespirito em um horário alternativo. Para alguns, as séries foram usadas neste horário como tapa-buraco, após a mudança de dia de um programa musical do sábado para o domingo. Para outros, tal horário diferenciado de exibição era algo muito requintado. Eu mesmo, com meus oito anos de idade, me recordo até hoje da alegria que tinha em acompanhar meu programa de TV favorito nos sábados à noite.

Logo Chaves Especial 2 -vdc

Era a mesma série, a diferença era o “Especial” no nome e a exibição em horário nobre. As chamadas da atração também eram diferenciadas. Ao invés de uma chamada geral, como o padrão utilizado atualmente pela emissora, cada episódio que iria ao ar na semana em “Chaves Especial” tinha sua própria chamada, tal como se fosse um filme. Várias dessas chamadas você encontra no Youtube, no canal do Bruno Samppa (aqui).

Logo Chapolin Especial - vdc

A empreitada na verdade começou com um “Chapolin Especial“. Na época, para variar, o Vermelhinho estava fora da grade de programação, e os fãs ficaram surpresos com a volta ao ar. A expectativa era maior ainda pois alguns esperavam ver na TV a segunda parte da saga de “A história de Juleu e Romieta” e alguns acreditavam até mesmo numa exibição terceira parte da saga da “Branca de Neve e os sete churin churin chun clain“. Quando o programa estreou, em 07/12, o que se viu foi na verdade as partes já conhecidas destas sagas na época, e exibições com cortes.

Logo Chapolin Especial 2 - vdc

A partir da semana seguinte, o SBT substituiu o programa pelo “Chaves Especial“, que ficou alguns meses no ar, garantindo ao SBT a vice-liderança, muitas vezes com mais de quinze pontos de audiência. O canal de Silvio Santos costumava exibir neste programa sagas do “Chaves” (episódios com mais de uma parte), mas também transmitiu episódios de parte única e “O professor apaixonado” (1977), raro na época, exibição que foi marcante para mim. O programa não passou de 2003.

Recentemente, o SBT também exibiu alguns episódios do “Chaves” em sábados à noite, mas sem a denominação “Chaves Especial” e sem obter tanto retorno na audiência.

Sobre esse assunto, recomendo que leiam um artigo do extinto site Turma CH, hoje Portal Chaves. O texto traz informações sobre o único programa “Chapolin Especial” e os “Chaves Especial”, além de um guia com os episódios que foram exibidos na época. Eu era leitor deste site e na época salvei a página “Edições Especiais”, que hoje pode ser lida na íntegra em nosso Acervo CH. Leia clicando aqui. Agradeço ao José Murilo por recordar a data no Facebook.

Por Victor235. Com informações pesquisadas no antigo Turma CH (link acima) e canal brunoch1987 no Youtube (link no texto). Imagem: reprodução

Anúncios

4 Comentários

  1. Genilson

    Infelizmente hoje em dia o SBT exibe Chaves apenas para algumas partes das regiões do Brasil,infelizmente não é mais o mesmo SBT de antes,nesse ano Chapolin voltou ao ar e saiu para tristeza dos fãs,SBT pensa mais em audiência infelizmente.

  2. Genilson

    Bons tempos de quando eu assistia Chaves especial todo sábado de noite,saudades.

  3. Rascabuches

    Lembro todas exibições, saudade da infância…

Trackbacks

  1. RETROSPECTIVA CH 2013: Dezembro | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: