.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Mesa Quadrada #5: E o prêmio vai para…

Premio Heraldo: o mais conhecido prêmio CH

Premio Heraldo: o mais conhecido prêmio CH

Sim, esta será uma edição de gala, digna de comparações com o Oscar. A “Mesa Quadrada”, nesta ocasião, “Caminho de Mesa Vermelho” (levem no humor, por favor) abordará um assunto não muito difundido no meio CH, mas que tem um valor tão significativo quanto às inúmeras homenagens feitas para Roberto Gómez Bolaños, afinal são, muitas vezes, a melhor forma de reconhecimento pelos trabalhos dele e seu elenco: os Prêmios CH. Tenham uma boa leitura!

Talvez o maior gesto de valorização pelas obras de Roberto seja o seu nome artístico: Chespirito. Batizado por Agustín P. Delgado, diretor de seu primeiro filme como roteirista, “Los Legionarios” (1958), este ato simbólico representa o quão brilhante são os seus roteiros e, somado aos profissionais competentes com os quais Chespirito trabalhou, chega-se a fórmula do grande sucesso dos trabalhos do “pequeno Shakespeare” e seu elenco, que ultrapassaram fronteiras. Tamanho o sucesso levou, principalmente, as séries CH a vencerem premiações em diversas categorias. Vejamos algumas destas condecorações.

Premio Heraldo: o mais conhecido prêmio CH

Premio Heraldo: o mais conhecido prêmio CH

Premio El Heraldo de México: A foto acima é do especial que reúne os atores que participam do episódio “A troca de chapéus” (1974), onde agradecem ao jornal homônimo, o mesmo que Carlos Villagrán trabalhou como fotógrafo, pelo prêmio dado às séries “El Chavo del Ocho” e “El Chapulín Colorado” como “Melhores Programas Humorísticos de 1973“. Roberto, caracterizado de Chaves, agradece a toda equipe por ter ajudado a conquistar o prêmio. As curiosidades ficam por conta de ser a única menção de Maria Antonieta de Las Nieves em 1974, além da comparação entre Quico e o Flipper, feita por Ramón Valdés.

A premiação iniciou-se em 1966 e foi encerrada em 2002. A cada ano elegiam os melhores do esporte, cinema, televisão e música, além da categoria de revelação. Era transmitida pela Televisa e, além do elenco CH, já teve participações de Pedro Infante, Mario Moreno Cantiflas, Thalía, entre outros.

Testimonios de Calidad: Uma premiação voltada somente para a televisão. São as mais variadas categorias: “Melhor Telenovela”, sendo a principal dentre todas, “Melhor Apresentador”, “Melhor Documentário Nacional”, “Melhor Locutor”, enfim, seria uma versão mais elaborada do nosso “Troféu Imprensa”, explorando todas áreas da televisão. Os resultados eram publicados na revista Tele-Guía, sendo a edição nº 1243 a única disponível atualmente para a visualização dessa premiação. Quem quiser conferir é só acessar o tópico “Tele-Guía”, no Fórum Chaves.

Diretor de Câmeras: Enrique Segoviano, pelo trabalho em “El Chapulín Colorado”.

Os prêmios CH não estavam restritos somente aos atores, nisso entra os trabalhos excepcionais da equipe “Por trás das câmeras”.

– Ator cômico: Ramón Valdés.

Muito mais do que merecido. Era um grande ator, talento puro em pessoa, incluindo seus trabalhos fora das câmeras.

– Infantil: El Chavo del Ocho.

E não é só o SBT que classifica “Chaves” como um programa infantil, inclusive, para os que não se recordam, a série já foi indicada no “Troféu Imprensa” como “Melhor Programa Infantil de 2006”.

– Roteirista: Roberto Gómez Bolaños.

É como foi dito no começo desta edição: os roteiros de Chespirito eram brilhantes, motivo suficiente para ganhar a fama de “pequeno Shakespeare”.

– Atriz cômica: Maria Antonieta de las Nieves.

Entre as atrizes das séries CH, Maria era realmente a que mais levava graça aos telespectadores, mas em virtude de sua personagem em “Chaves”, a Chiquinha. Os roteiros de Chespirito criavam mais condições de piadas para a baixinha de óculos do que para Dona Florinda, por exemplo.

Seu Madruga recebendo o seu prêmio de melhor ator cômico

Seu Madruga recebendo o seu prêmio

PremiosTVyNovelas: Considerado como o prêmio mais importante da televisão mexicana, é produzido anualmente pela Televisa e pela revista TVyNovelas. Teve início em 1983 e encontra-se na 32ª edição.

Algumas conquistas de Chespirito são dois prêmios como “Melhor Ator de Comédia”, um em 1986 pelo trabalho em “Chaves” e o outro em 1990 pelo trabalho em “Chespirito”; María Luisa Alcalá, a intérprete da Malicha, já ganhou também nesta categoria pelo trabalho no humorístico “Dr. Candido Peréz, em 1987; Florinda Meza ganhou o prêmio de “Melhor História ou Adaptação” pelo trabalho na novela “Milagro y Magia”.

Prêmios Internacionais: Chespirito e elenco também são premiados por alguns países além do México. Roberto Gómez Bolaños já recebeu nos Estados Unidos, em 2011, o Premio Lenda pela sua célebre carreira; também recebeu o Premio Ondas Iberoamericano da Espanha, em 2013, pela sua trajetória marcada na televisão mundial. Carlos Villagrán já foi honrado com a “Medalha Orgulho Hispânico” nos Estados Unidos, em 2011, pela sua destacada carreira profissional.

Há ainda o prêmio que Edgar Vivar e Roberto Gómez Bolaños receberam em Nova Iorque pela interpretação como “Gordo e o Magro”, respectivamente, embora não tenha tantas informações a respeito deste prêmio. Infelizmente nunca veio do Brasil gratificações como estas ao elenco CH.

Não foi só o prêmio de estrelinha de bom menino que ele recebeu

Não foi só o prêmio de estrelinha de bom menino que ele recebeu

Enfim, são muitos os prêmios que os trabalhos de Chespirito e todo elenco já receberam. Certamente ainda virão muitos outros, mas, sem dúvidas, a maior conquista que estes gênios do humor conseguiram ao longo de suas carreiras é alegria que espalharam por diversos países. Nada melhor do que ter como prêmio risadas verdadeiras oriundas de pessoas que se divertem até hoje com as séries CH.

Até a próxima!

Anúncios

4 Comentários

  1. Excelente coluna… Conhecimento puro, e muito bem escrita. Nota 10. A cena do “Premio El Heraldo” é muito legal mesmo.

    • Opa, valeu! Também aprecio muito as suas colunas, sempre com ótimos conteúdos. Parabéns!

  2. Opa, valeu! Aprecio muito também as suas colunas. Todas são ótimas, parabéns!

Trackbacks

  1. Retrospectiva CH 2014: JUNHO | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: