.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Mesa Quadrada #01: Chaves Copyright 1971… Por que não?

A todos os CHmaníacos que acompanham o Vizinhança do Chaves, eu quero apresentar a todos vocês mais uma atração do blog: trata-se da coluna “Mesa Quadrada“. Sim, título quase homônimo ao primeiro programa de Chespirito, quase porque, afinal de contas, não sou nenhum super gênio. Ah, já ia esquecendo de me apresentar: Guilherme Aldeia de Souza ao seu dispor. Tenham uma boa leitura!

A primeira edição dessa coluna será a terceira do especial “Você tem que saber“. Para aqueles que não sabem que coisa essa, aconselho que vejam as duas edições anteriores, disponibilizadas no Fórum Chaves e no Fórum Único Chespirito, sendo que, inclusive, uma chegou a ser postada aqui no Vizinhança do Chaves.

Diferentemente das demais, ela não será rodeada por teorias, chegando a ter menos piadas, um alívio para aqueles que não enxergam humor nenhum na minha pessoa. E, coincidentemente, irá mencionar alguns detalhes sobre o programa “Los Supergenios de la Mesa Cuadrada“, o mesmo que inspirou o nome da minha coluna. Mas, por favor, não mandem nenhuma carta pra mim! Sem mais delongas, vamos ao que interessa: Chaves em 1971.

Imagem

Tanto da parte da Televisa quanto a de Chespirito, El Chavo del Ocho, como um quadro da primeira versão do programa “Chespirito” (1970-1973), foi criado em 1971, sendo o esquete da estreia a história que, provavelmente, esteja entre as mais conhecidas pelos CHmaníacos: aquela em que o pobre menino está em um parque junto com um vendedor de balões.

Sim, famosa apenas com essa descrição, sem nenhuma foto e muito menos um vídeo.

Tá, então poderíamos dizer que o primeiro episódio do Chaves em Desenho Animado, intitulado “Os balões”, traz, em versão animada, esse primeiro “episódio” do Chaves? Em partes, sim!

Algo que só passou a ser mais utilizado nas temporadas posteriores do desenho, já dava as caras no primeiro episódio: falo da utilização de outros cenários que não sejam a vila. No caso do episódio “Os balões”, podemos nos deparar justamente com um parque, como podem conferir na imagem abaixo:

Imagem

Vamos ver: a história envolve balões, parte dela se passa em um parque… Então é mesmo uma versão animada do primeiro “episódio” do Chaves, não é?! Como disse, em partes, somente em partes. Pra falar a verdade, talvez seja apenas uma coincidência, e sendo isso ou não, o primeiro episódio de Chaves em Desenho é muito mais uma versão animada de “Estourando balões” (1973), pertencente à série El Chavo del Ocho (1973-1980).

Então esse esquete de 1971 continua não tendo nenhum registro? Sim, mas indícios de que Chespirito já estava, planejado ou não, criando aos poucos a série Chaves podem ser conferidos, como é notado na primeira imagem desse post.

O personagem Professor Girafales, criado em 1968 e interpretado pelo ator Rubén Aguirre, compõe a famosa “Mesa Quadrada”, programa que responde da maneira mais absurda várias perguntas “mandadas” pelos telespectadores. Ainda fazem parte os personagens Ramón Valdés Tirado Alanís (Ramón Valdés), Doutor Chespirito Chapatín (Roberto Gómez Bolaños) e “La Mococha Pechocha” (Maria Antonieta de las Nieves).

Professor Rubén Aguirre Girafales, que era para se limitar apenas a esse programa, acabou virando personagem de Chaves. Ou seja, a figura mais antiga da série.

E, aparentemente, podemos nos deparar, também, com a segunda figura mais antiga da série: trata-se de um “protótipo” da personagem Chiquinha, interpretada por Maria Antonieta de las Nieves, mostrada, sobretudo, nos especiais de fim de ano do programa. Poderíamos afirmar que aquela menina da imagem acima é mesmo a Chiquinha só por esse motivo: que ela é interpretada pela mesma atriz da baixinha com óculos de Chaves.

E podemos conferir mais um indício: o segundo personagem da primeira imagem desse post. Para quem nunca viu, ele chora exatamente igual a ninguém menos que o Chaves. Mas aí não dá para dizer que ele é o menino do barril, afinal em nada se parece com o mesmo. O que eu ressalto aqui são as primeiras características da série Chaves, apenas isso.

E o que se conclui com isso tudo? Ora, que a mente de Chespirito o enganou MAIS UMA VEZ.

Não estou querendo dizer que o esquete “Vendedor de balões” (1971) não exista, já que isso possa ser algo tão marcante para Chespirito, embora a data em que foi exibido seja um “absurdo”: 20 de junho. Mas a afirmação de que Chaves foi criado nesse ano não pode ser encarada como uma afirmação, afinal a série foi criada em 1972, como pode ser conferido na revista mexicana Tele-Guía. Todos esses indícios citados podem, sim, terem confundido a cabeça do mestre.

Mas, voltando ao Chaves Desenho, lá aparece “Copyright 1971 – …”, não? Sim, porque algumas ideias da série Chaves surgiram em 1971, e por que não o próprio personagem? Mas, lembrem-se, o ano de “verdade” foi em 1972.

Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Anúncios

1 comentário

    Trackbacks

    1. Retrospectiva CH 2014: MARÇO | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: