.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Você sabe o que estas pessoas tem em comum?

VOCESABE

Roberto Gómez Bolaños é conhecido também por Chespirito, “pequeno Shakespeare”. Porém, Chespirito não é a única personalidade com o sobrenome Bolaños. Outras pessoas de destaque, seja na literatura, no esporte, na música e na política tem este sobrenome (ou ainda sobrenome parecido). Portanto, veja o que todas estas personalidades a seguir tem em comum:

Roberto Bolaño

Nascido em 1953, o escritor nascido em Santiago teve sua carreira permeada pelo envolvimento político. Roberto Bolaño era trotskista, e foi preso no governo de Augusto Pinochet por apoiar o presidente anterior, Salvador Allende, que havia sido retirado do poder através de um golpe militar. Passou por muitos países, como Espanha, França, México e El Salvador. Faleceu no dia 15 de julho de 2003, em Barcelona, Espanha, devido a complicações ocasionadas por uma hepatite. Conhecido na América Latina como “detetive literário”, Bolaño é pouco conhecido no Brasil e nenhuma obra sua foi traduzida para o português. É interessante perceber que Bolaño foi um escritor de grande talento assim como o seu “quase homônimo” mexicano Bolaños.

Luis Bolaños

O jogador equatoriano Luis Bolaños nasceu na capital do Equador, Quito, em 1985. Jogou no Santos e no Internacional, com pouco destaque em ambos os jogos. Atualmente Bolaños é jogador da LDU Quito. O gosto pelo futebol acompanhou a trajetória de Chespirito, que considera Pelé o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Roberto Bolaños

Roberto Bolaños é homônimo à Chespirito. É um músico equatoriano especializado em jazz.

Gustavo Díaz Ordaz Bolaños

O falecido político mexicano Gustavo Díaz Ordaz Bolaños (1911-1979) foi presidente do México entre 1964 e 1970. Curiosamente, ele era tio de Chespirito. Porém, Ordáz era partidário do PRI, partido que comandou o México por 75 anos. Já Chespirito sempre foi opositor do governo, e apoiou Vicente Fox em 2000, candidato que pôs fim ao reinado do PRI no país.

Por Seu Furtado

Anúncios

2 Comentários

  1. victor235

    Interessante. Já vi li livro do Roberto Bolaño traduzido na banca.
    Não sabia que Chespirito tinha um tio ex-presidente.

Trackbacks

  1. Restrospectiva CH 2014: JANEIRO | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: