.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Marcelo Gastaldi: o héroi, a lenda!

Olá, amigos Chavesmaníacos, hoje trago a vós minha primeira coluna depois do, intitulado pelo Victor235 como “Chá do sumiço”. Como alguns sabem, eu sou apaixonado por dublagem, e por isso vou apresentá-los uma coluna humilde sobre o mestre, de nome Marcelo Gastaldi, que eu admiro muito por sua dedicação ao seriado.

Vamos começar do início, Marcelo Gastaldi nasceu em São Paulo, em 1945. Sua carreira brilhante no mundo artístico começou por volta dos anos 60, podemos dizer que assim como a maioria, Marcelo começou nas novelas, A Grande Esperança, Eu Amo esse Homem e Turbilhão.

Turbilhão foi uma novela de 1965, novela de Armando Rosas, com participação de um elenco com Otávio Augusto, Olivia Camargo, Renê Dantas e a também dubladora Gilmara Sanches, além de Marcelo Gastaldi no elenco principal, evidentemente

Gastaldi começou dublando o seriado Papai Sabe Tudo, em 1959, a pedido do dublador Ribeiro Santos (Dublador de Ben Cartwright em Bonanza), Papai Sabe Tudo foi inicialmente um programa de rádio, que foi transformado em Programa de TV por volta dos anos 50. O programa contava as experiencias de um pai sabe-tudo (:P) que era parte de uma família composta de sua esposa, e seus três filhos. Marcelo Gastaldi dublava Billy Gray, Bud, que era um dos filhos do casal.

Seriado "Papai Sabe Tudo"

Seriado “Papai Sabe Tudo”

Em 1973, participou do filme Regina e o Dragão, onde interpretava Gaio, ao lado da dubladora da Chiquinha, Cecília Lemes, que fazia a personagem principal.

Marcelo, com sua voz fina, foi cantor e integrante da banda Os Iguais, nos anos 70, uma banda de Jovem Guarda, que costumava adaptar músicas estrangeiras para português (também, com dois tradutores de peso como esses…), e até chegou a regravar músicas estrangeiras  em seus respectivos idiomas.

CURIOSIDADE: A banda, em seus primórdios, se chamava Os Plutos.

Os Iguais

“Os Iguais”, banda formada por Marcelo Gastaldi, Mario Lucio Freitas, dentre outros

Outra série conhecida em que ele dublou, foi em A Noviça Voadora, na AIC, o personagem respectivo era Carlos Ramirez, o Playboy. A série era estrelada por Sally Field (conhecida por trabalhos em Forrest Gump e Mrs Doubetfire), ela contava a história da Irmã Bertrille, que tinha a habilidade de voar. Outras atrizes são Madeleine Sherwood e Shelley Morrison

novica

“Noviça Voadora”, seriado com Sally Field

Outra série que Gastaldi ficou conhecido foi Super-Herói Americano onde dublava o personagem principal, Ralph Hinkley

Por volta de 1983, Marcelo Gastaldi criou seu estúdio, de nome MAGA, que atualmente se chama Marshmallow, onde dublou a série de maior sucesso do Mexico, Chespirito (Chaves e Chapolin), nesta epóca o elenco estava em fase “beta”, digamos… Tinhamos Carlos Seidl fazendo o Ramon ValdezSandra Mara Azevedo fazendo Maria Antonieta, Marta Volpiani fazendo Florinda Meza, Mario Vilela fazendo Edgar Vivar, Helena Samara dublando Angelinez Fernandez, Potiguara Lopes fazendo Ruben Aguirre e Nelson Machado fazendo o Carlos Villagran. Esse elenco dublou alguns episódios do final dos anos 70, a maioria sem a dupla Carlos Villaldez (Eu inventei, fêssora!). Esse lote foi considerado um lote inferior aos demais (Lote de 84), por ter alguns dubladores se acostumando aos personagens.

Chaves, seriado consagrado de Roberto Gomez Bolanos

Chaves, seriado consagrado de Roberto Gómez Bolaños

Em 1988, deixou a equipe Potiguara Lopes, que havia parado desde o final do Lote de 84. Em seu lugar, entrou o atual dublador, Osmiro Campos. Já em 1990, a equipe foi mudada, com a entrada de Cecilia Lemes dublando Maria Antonieta e Leda Figueiró dublando Ana Lillian, essa equipe dublou alguns episódios mais antigos. O ultimo lote de 92 contou com algumas ultimas mudanças, como Élcio Sodré assumindo Godinez em alguns episódios.

Em 1991, Marcelo Gastaldi teve a idéia de criar um seriado junto de alguns dubladores de Chespirito. Feroz e Mau-Mau, que teve apenas o episódio piloto gravado. Na série, Feroz e Mau-Mau eram furtados pilantras, que, para escapar da polícia, criavam inúmeras situações. O seriado foi estrelado por Marcelo Gastaldi e Carlos Seidl, e era incrivelmente semelhante à série de Chespirito Los Caquitos (Vide: Semelhanças entre Feroz e Mau-Mau e Chompiras e Peterete). O seriado não deu muito certo por problemas financeiros.

Feroz e Mau-Mau, série de Marcelo Gastaldi e Mario Lucio

Feroz e Mau-Mau, série de Marcelo Gastaldi e Mario

LúcioMarcelo Gastaldi ficou conhecido também por seu personagem Charlie Brown Jr em Snoopy, alem de ter dublado váriados atores como Elvis Presley, Jerry Lewis, Kouji Ozaki, Eric Idle,entre outros…

Nos anos 90, o SBT decidiu fechar o estúdio de Marcelo Gastaldi, e os dubladores migram para o estúdio Marshmallow, onde dublaram algumas ultimas produções.

Em 1995, morria uma lenda: Marcelo Gastaldi, que deixou um vazio na vida de muitos fãs. Até hoje recebe homenagens de fãs em todo o brasil, Gastaldi realmente deixou um grande rastro onde passou.

Marcelo Gastaldi, o héroi, a lenda!

Marcelo Gastaldi, o héroi, a lenda!

Por Bruno

Anúncios

2 Comentários

  1. Luisa Antunes

    Com certeza um HERÓI UM GRANDE CARA DONO DE UMA CARISMA FORA DO COMUM, UMA PESSOA MARAVILHOSA, UMA PENA QUE TEVE UM DESTINO TÃO CRUEL.

Trackbacks

  1. RETROSPECTIVA CH 2013: Março | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: