.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Documentos Confidenciais #01: Há 29 anos, Chaves e Chapolin estreavam no Brasil

A partir de hoje, o Vizinhança do Chaves apresenta uma atração diferente. É a coluna “Documentos Confidenciais“, o nome é em alusão ao episódio de Chapolin, “Os Documentos Confidenciais“. Nesta coluna, eu, Seu Furtado, vou fazer um resgate histórico de Chaves e Chapolin, seja no Brasil ou no exterior. “Documentos Confidenciais” será publicada aos domingos.CH 29 ANOS DE BRASILOntem, Chaves e Chapolin completaram 29 anos de exibição no SBT. As séries teriam estreado em 24 de agosto de 1984, mas há diferentes versões sobre o programa em que ambas as séries começaram a ser exibidas. O primeiro episódio exibido de Chaves foi “O caçador de lagartixas“, e de Chapolin, “Aristocratas vemos, gatunos não sabemos“.

Naquela data, a programação do SBT era bem diferente da atual. Na época, a emissora de Silvio Santos tinha uma imagem popularesca e sensacionalista, uma espécie de Rede TV! da década de 1980. O principal destaque dos primeiros tempos foi o programa “O Povo na TV”, que saiu do ar em 1983 após um bebê, muito doente morrer ao vivo.

Alguns fãs afirmam que as séries teriam estreado no programa do palhaço Bozo, ao meio-dia. De fato, as séries chegaram a ser exibidas no programa. O fã Igor C. Barros, afirma que começou a acompanhar Chaves e Chapolin no programa, um ano após a estreia, em 1985. Primeiramente, ele viu “Chaves”, que havia sido sorteado na roleta. Igor pensou que se tratava de uma antiga série em preto-e-branco, como “Os Batutinhas”, que também era exibido pelo programa.

Outros consideram que Chaves e Chapolin estrearam no programa TV Pow, exibido no final da tarde. Recentemente, o fã Guilherme Aldeia refutou esta afirmação e pensou em uma terceira tese, após pesquisar no arquivo digital do Jornal do Brasil. Segue reprodução do pensamento de Guilherme:

“Depois de tanto procurar pela programação da TVS Rio, Canal 11, (1976 – 1981), sendo que eu recorri, inclusive, ao parceiro do Fórum Chaves, o ExperTV, eu consegui encontrar uma hemeroteca digital com a programação da ex-TV Continental: Google News – Jornal do Brasil.

(…)

Satisfeito, fui guiado pela minha curiosidade mais uma vez: decidi procurar notícias sobre o início do SBT, 19 de agosto de 1981, no Jornal do Brasil. Não consegui encontrar nada a respeito, mas me deparei com uma programação diferenciada da de São Paulo (Canal 4). Foi então que, na esperança de encontrar algo diferente, decidi ver a programação do dia 24 de agosto de 1984.

Logo no período matutino, às 08h00, o Canal 11 (SBT – Rio de Janeiro) apresentava o clássico programa”Bozo”, enquanto o Canal 4 (SBT – São Paulo), com um início às 07h30, apresentava o programa “Sessão Desenho”. As diferenças estendiam-se, praticamente, em toda a programação, como a exibição de “Snoopy” no Rio de Janeiro e, no mesmo horário, a exibição do “TV Pow” (que alguns dizem que foi nesse programa que as séries CH estrearam no Brasil) em São Paulo. “Snoopy” até podia ser exibido dentro do “TV Pow”, mas, depois de ambos, as coisas eram novamente mudadas. Enquanto no Rio de Janeiro, às 17h30, era exibido a série “Tarzan”, em São Paulo passava o programa “Sessão Sorteio da Tarde”, fora a não exibição da novela “A Ponte do Amor” no Canal 4.

O que me de deixou seguro que a programação do Jornal do Brasil não estava errada é que alguns programas passavam no mesmo horário em ambos canais, como o programa “Sorteio do Meio-Dia” e o clássico desenho “Pica-Pau”, 12h00 e 12h30, respectivamente.”

SBT é criticado pelos fãs

As críticas à emissora de Silvio Santos não são de hoje. Há muitos anos, os fãs reclamam de inúmeras atitudes do SBT, que em sua visão, consideram erradas. Com o advento da internet, surgiram sites sobre CH, e também as primeiras críticas à exibição e o tratamento que a emissora dá à série, como um “coringa”, graças aos bons resultados em audiência, e como tapa-buraco, pois frequentemente as séries, principalmente Chaves, entra no lugar de alguma atração do canal que não deu certo.

Outra crítica dos fãs é a não-exibição de Chapolin para todo o território brasileiro coberto pela emissora, algo que vem acontecendo desde 2000, quando Chapolin saiu do ar pela primeira vez. Desde então, o seriado teve idas e vindas na grade de programação, sem se fixar em um horário. O seriado não é mais exibido em várias regiões do Brasil, pois os horários em que Chapolin vem sendo exibido ao longo dos anos, é destinado à programação local. Uma geração inteira pode ter deixado de acompanhar Chapolin, afinal são 13 anos sem exibição nacional.

A última volta do seriado ocorreu em março deste ano, e ficou no ar por apenas três semanas, atitude que revoltou os fãs. Há exatos dez anos, Chapolin voltou ao ar, ficando também por apenas três semanas. Note que esta é uma atitude comum da emissora não é isolada apenas aos seriados, mas também à outros programas da grade, como o extinto “Charme”, que foi exibido em diversos horários durante sua existência.

raphael

Os fãs continuam amando a série, apesar das trapalhadas que o SBT faz. Perguntei ao fã Raphael Gustavo, qual era o significado de CH na vida dele. E ele me deu a resposta que vocês veem ao lado. É interessante observar que estas séries, mesmo produzidas há mais de 30 anos atrás, em outro país, ainda hoje conseguem angariar cada vez mais fãs, sejam idosos ou crianças. Onde estaria a fórmula do sucesso? No humor pastelão e simples de Chespirito? Na dublagem, considerada por muitos melhor que o original?

Chaves e Chapolin não são programas “retardados”, como várias pessoas afirmam. Se fossem, não teriam o grande número de fãs que tem. E que continuem por muitos anos no ar, seja no SBT, ou em qualquer outro canal!

Por Seu Furtado

Gostou? Comente!

Anúncios

3 Comentários

  1. Alexandre Pingitore Ribeiro

    Eu assisti a estreia destes programas. Chaves e chapolin estrearam na tv pow sem dúvida nenhuma. Me lembro claramente que o primeiro episodio de chaves foi “o caçador de lagartixas”, e no dia seguinte no mesmo horário (18:00h mais ou menos) dentro da tv pow estreou chapolin, mas o primeiro pisódio não foi esse afirmado no texto, e sim aquele em que o chapolin estava no meio da mata e a mulher havia desaparecido, tinha uma tenda onde eles tiravam milhões de coisas e não parava, não me lembro do nome do episódio, mas afirmo que foram estes. Eu era criança e chegava da escola correndo para assistir a tv pow. Quem era o apresentador era o Charles Myara, o 1º apresentador e que fazia também o palhaço bozo, daí talvez a confusão de em que programa estreou o que. Quanto a programação, desde que me entendo por gente, os jornais publicavam a programação do sbt errada, ou o mesmo era divulgada erroneamente pela emissora, pois cada estado tinha uma diferenciada. Sou do Rio de Janeiro. Abraços, Alexandre Pingitore.

Trackbacks

  1. RETROSPECTIVA CH 2013: Agosto | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: