.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Morre Rubén Aguirre, o eterno Professor Girafales

ruben-2014

Morreu na manhã de hoje (17/06), aos 82 anos completados na última quarta-feira, o ator, produtor, escritor e diretor Rubén Aguirre, na cidade de Puerto Vallarta, México.

A informação foi confirmada por Edgar Vivar através do Twitter.

Rubén Aguirre Fuentes nasceu na cidade mexicana de Saltillo em 15/06/1934. Engenheiro agrônomo formado, começou durante sua formação profissional a se interessar por artes, tendo atuado e dirigido diversas peças teatrais.

Também desenvolveu uma paixão por touradas e trabalhou como toureiro e locutor desses eventos.

Em Monterrey, Rubén Aguirre começou sua carreira televisiva no Canal 6, apresentando programas como “El Club de los Millonarios” e “El Club del Shory“, nessa época trabalhando com Carlos Villagrán e María Antonieta de las Nieves.

Para alavancar o crescimento do recém criado Canal 8, foi para a Cidade do México e se tornou um dos diretores da emissora. Na época, conheceu Chespirito e começou a atuar nos programas criados por ele. Por criar um certo conflito de interesses, foi obrigado a escolher entre seguir como diretor ou ator da emissora, Rubén decidiu continuar a carreira de ator e participou dos projetos de Chespirito até 1972: “El Ciudadano Gómez“, “Sábados de la Fortuna“, “Supergenios de la Mesa Cuadrada” e “Chespirito“.

Entre os meses de março e abril de 1972, Rubén decidiu trocar o Canal 8 pelo Canal 2, onde participou dos programas “Sube, Pelayo, Sube” e “Kippycosas“. Sem o personagem Lucas Tañeda de Los Chifladitos, Chespirito foi obrigado a criar um novo quadro para suprir o espaço da atração. Com isso, Chespirito acabou criando um personagem que trouxe grande parte de sua fama internacional: Chaves.

No início de 1973, os Canais 2 e 8 se fundiram e foi criada a Televisa. Rubén volta a trabalhar com Chespirito e entra em “Chaves” interpretando o Professor Girafales e aparecendo também nos episódios de “Chapolin” atuando como Poucas Trancas e diversos personagens.

Com as saídas de Carlos Villagrán e Ramón Valdés em 1979, passa a ser o primeiro ator masculino creditado após Chespirito nas aberturas das séries. No mesmo ano, com o fim de “Chapolin”, atua na série “La Chicharra” com o personagem Don Lino Tapia. Ainda na série, desenvolve o argumento inicial do episódio ‘Una historia conmovedora, simpática y tierna‘.

Em 1980, após o final de “Chaves” e “La Chicharra”, Chespirito volta a desenvolver o programa que leva o seu nome. Rubén passa a atuar com personagens fixos em alguns quadros: Professor Girafales em “Chaves”, Sargento Refúgio em “Los Caquitos”, Don Lino em “La Chicharra” e volta a ser Lucas Tañeda em “Los Chifladitos”.

Permanece no elenco do programa até o último episódio, em 1995. Antes, em 1994, produz e dirige o programa “Aquí está la Chilindrina”, com María Antonieta de las Nives interpretando a Chiquinha. Paralelamente aos programas e também depois deles, Rubén manteve um circo fazendo apresentações por toda a América Latina.

Nos últimos anos já não atuava. Depois de um acidente automobilístico sofrido junto com sua esposa em 2007, era obrigado a se movimentar com cadeiras de rodas. Devido aos tratamentos, engordou muito e passou por dificuldades financeiras. Muitos jornalistas afirmavam que Rubén estava falido, informação sempre desmentida por familiares do ator.

No ano passado acabou se envolvendo em uma polêmica por causa de seu estado de saúde. Rubén alegava que os tratamentos médicos para ele e sua esposa, dona Consuelo, deveriam ser pagos pela ANDA (Associação Nacional de Atores do México). Uma campanha feita por fãs para arrecadar dinheiro chegou a ser feita. Rubén Aguirre agradeceu, mas alegou que as despesas deveriam ser quitadas pelo sindicato.

No início desse mês, foi internado para tratar uma pneumonia e ficou onze dias internado.

As complicações da doença foram as causas da morte do ator, segundo sua filha Verónica Aguirre.

Texto: Billy Drescher
Com informações de: Fórum Chaves, G1, UOL, Wikipédia,
Edgar Vivar, Verónica Aguirre e textos internos
Imagem: arquivo

Anúncios

2 Comentários

    Trackbacks

    1. Don_aCHiles: “O meio CH está quebrado paradoxalmente por acontecimentos que todos os fãs esperavam e torciam para acontecer” | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
    2. [ESP] Tenía que ser El Chavo: Y decimos adiós… | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: