.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Don_aCHiles: “O meio CH está quebrado paradoxalmente por acontecimentos que todos os fãs esperavam e torciam para acontecer”

Continuando nossas postagens especiais de despedida, confiram agora o depoimento do Don_aCHiles, um importante usuário do “meio CH” que cresceu junto com este blog. Ambos surgiram no “meio CH” em 2011, uma ótima época. O Aqules ainda relembrou o “Programa VdC”:

Saudações CHmaníacas! Sou o Don_aCHiles dos fóruns CH e venho por meio deste texto publicar minha despedida ao blog Vizinhança do Chaves, e em especial também algo mais forte: abordarei o próprio “meio CH”.

Mas não é isso que você está pensando. Não penso em abandonar o “meio CH”, mas gostaria de fazer uma ressalva que creio que será de grande valia e vou juntar este pensamento com o que sei/vi no VdC.

Sou mais (bem mais) ativo no FUCH, onde estou cadastrado desde 2011, que de cara foi minha melhor época de fórum. Não é surpresa pra ninguém, naquela época eu tinha um “tesão” inexplicável em entrar no fórum todos os dias, me lembro que naquela época os tão esperados episódios perdidos estavam começando a passar (salve “Espíritos Zombeteiros”!). Os episódios CHemelhantes voltariam a passar logo em seguida, em 2012. Em 2014, também teve alguns episódios redublados, e em 2016… Ops, não houve nada de novo em 2016.

Sentiram a diferença? O ano de 2016 foi muito morgado quando o tema é CH, o fórum não é mais como era antes (não só o FUCH como o FCH também). Costumo dizer que o que sustenta hoje ambos os fóruns é a parte off-topic, pois assuntos do cotidiano – sejam sobre política, futebol, religião… – podem gerar uma conversa/discussão a cada dia, mas CH não pode gerar isso, pelo menos não mais.

O caso que mais me impressionei foi com o Rubén Aguirre. O ator veio a falecer (que descanse em paz!) esse ano, e isso não teve a repercussão que eu esperava. Não temos como comparar com a morte do maior de todos em 2014, pois este foi o criador, foi tudo do “meio CH”, mas aquele merecia uma repercussão maior sim. Fiquei surpreso, mas dali eu vi algo que até hoje me chateia: o “meio CH” está quebrado paradoxalmente por acontecimentos que todos os fãs esperavam e torciam para acontecer, como a volta dos EP’s, mas se os episódios perdidos nunca tivessem sido exibidos em 2011 e só viessem a passar agora, as coisas talvez fossem bem diferentes. Seria muito estúpido da minha parte dizer que preferia que os EP’s só viessem a passar agora para quem sabe assim os fóruns estivessem hoje com uma animação diferente, mas ao mesmo tempo ver o “meio CH” assim é horrível.

O próprio VdC teve sucesso provindo disso, de cara se tornou o melhor blog de CH. Com excelentes atualizações, tudo em dia, uma grande equipe… Mas todos sabemos que só deu certo porque o “meio CH” dava margem à isso. Hoje, com um movimento bem abaixo do esperado nos fóruns, e no meio como um todo, é difícil sustentar um blog e ainda manter o interesse das pessoas para acessá-lo. Creio que foi certa a decisão de encerrá-lo, cravando 5 anos de história, e como foi criado exatamente em 2011 eu posso dizer várias coisas sobre o blog.

Não tinha como dar errado, foi a fórmula perfeita: surgiu numa época excelente e de alto movimento. A galera daquela época era boa demais, todo mundo interagia, seja na shoutbox ou entre forúns, ou meios externos (grande MSN! ), e quando o VdC surgiu muita gente foi chamado para fazer parte da equipe. Eu nunca fui uma destas pessoas, mas ao mesmo tempo não tinha interesse em participar de nada seja de blogs ou sites CH pois sei que não conseguiria acompanhar o ritmo desejado, mas mesmo assim vez ou outra com alguma publicação minha no FUCH, eu ganhava um espaço no blog, eu era citado e creio que isto é uma coisa boa pois o blog, obviamente, dependia das pessoas, não só das pessoas da equipe mas aquelas de fora também.

Tenho um carinho especial pelo Programa VdC que era comandado pelo Victor e pelo Lucas Souza e uma vez até o Cisko participou. Gostava bastante do programa, uma pena que a ideia não foi tão pra frente assim já que teve poucos quadros mas os que teve eu gostei bastante e acompanhava, então só pra vocês verem que o VdC arrasava até quando o assunto não era CH.

Pra finalizar, acho difícil o meio CH se reerguer, infelizmente, como o Professor Baratinha falou uma vez no FUCH: o tempo passa, a internet evolui e as coisas mudam, às vezes esse hábito de entrar nos fóruns é coisa antiga. Creio que este é o pensamento hoje, não de nós que estamos há mais tempo mas dá pra perceber que pouquíssima gente se cadastra no FUCH hoje, é só a galera de antes que sustenta os fóruns. Mesmo assim, torço para estar errado e que eu possa ver o fórum animado como antes, mas ao mesmo tempo não vou me iludir com isto pois sei que a realidade de hoje é bem diferente. O VdC veio a acabar, e espero que o “meio CH” não tenha o mesmo fim.

Um abraço a todos que leram e em especial a toda a equipe do VdC e ao Victor por me darem esse espaço para falar algo. Obrigado!

Deixe um comentário

