.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Chapolin: Chamada dos anos 90 revela possíveis dublagem inédita e trecho perdido da saga dos piratas

Chapolin - Piratas do Caribe parte 2 1978 - A despedida do Chapolin 1979 - de qual episódio é esta cena

O chavesmaníaco Jean Chambre descobriu, através de uma chamada de “Chaves” e “Chapolin” dos anos 90, que o episódio “Piratas do Caribe – Parte 2“, do seriado “Chapolin”, de 1978, pode ter duas dublagens.

A descoberta se deu pois o som da pancada que Chapolin toma quando uma bola rola em sua cabeça é diferente do efeito sonoro da dublagem que conhecemos do episódio. Este mesmo som é encontrado em episódios dublados em 1984, daí conclui-se que existe uma dublagem feita em 1984 da saga dos piratas, que foi descartada pelo SBT, ironicamente pelo motivo de que a saga estava incompleta (na época o SBT havia recebido apenas a segunda parte da saga dos piratas).

Esta dublagem de “Chapolin” deve estar no arquivo da emissora, que contém muitas raridades que ainda custam a ir ao ar (leia mais), apesar de alguns episódios inéditos de “Chaves” estarem sendo exibidos em 2015. Confira no vídeo:

Ao produzir o vídeo que mostra esta cena, Valette Negro, o presidente do fã-clube Chespirito Brasil percebeu que a cena da chamada em questão não é a mesma que aparece na versão integral do episódio, ou seja, ao que parece, além da dublagem perdida, este episódio também parece ter cenas (pelo menos uma) mundialmente perdida.

Segundo Jean Chambre, esta fita está em condições de ir ao ar, apesar de arquivada pelo SBT, junto com tantas outras raridades CH (leia).

Posteriormente, o administrador do Fórum Chaves Fabão deu uma outra versão: a cena toda teria sido gravada duas vezes, uma delas foi ao ar no próprio episódio e a outra foi ao ar no episódio “A despedida do Chapolin“, que contém trechos de episódios da série. Confira no vídeo:

Sendo assim, pela versão esclarecida por Fabão – que também já havia sido pensada por Raphael e Lucas Fernando no FUCH, pode-se concluir que o efeito sonoro diferente foi adicionado na chamada, o que faz com que não necessariamente o episódio tenha cenas perdidas e outra dublagem. Fica a dúvida, mas o mais correto é “quem sabe?”.

Recentemente, aconteceu outro caso com “cenas alternativas” que foram descobertas, na ocasião com a saga de Acapulco, do seriado “Chaves”. Relembre.

Anúncios

3 Comentários

  1. Diego Lucas

    Duvido nada ter uma dublagem 84 da despedida, isso explica os efeitos sonoros a lá 84 na cena.

Trackbacks

  1. RETROSPECTIVA CH 2015: Abril | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
  2. Esquete de humor satiriza fato de “Chapolin” estar fora do ar no SBT | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: