.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

O encerramento não é o final de tudo

Vizinhança do Chaves - Logotipo grande azul

26/05/2012. Era um dia como outro qualquer. Sempre que tinha um tempo disponível via os novos posts do Fórum Chaves e do Fórum Único Chespirito. Até que um chamou a minha a atenção: era o Victor pedindo novos colaboradores para o Vizinhança do Chaves (aqui e aqui).

Na época, tinha o interesse em CH focado nas informações atualizadas nos fóruns, mais do que em sites e blogs. Mas sentia que poderia aumentar o meu empenho em acompanhar mais os sites. Decidi entrar em contato com o Victor para tentar participar do blog. Das opções, pedi para ficar com as atualizações das Exibições de “Chaves” e “Chapolin” no Cartoon Network.

Consegui e fiz minha primeira postagem aqui em 27/05/2012. Fui aperfeiçoando as postagens e passei também a trazer notícias sobre a exibição das séries no Cartoon. Tudo ia muito bem, até que as mudanças na programação do canal – que eram constantes – dessa vez seriam para mim o fim da minha colaboração aqui: o Cartoon não exibiria “Chaves” e “Chapolin” em 2013. No final de novembro e início de dezembro daquele ano, em acordo com os demais membros da equipe, passei a cobrir as exibições de sábado e domingo no Cartoon, TLN e SBT.

Já estava me acostumando com isso quando as duas situações que me fizeram chegar no lugar que estou aconteceram: a equipe do FUCH me chamar para ser moderador do fórum e o Furtado comunicar que estava saindo do blog. Um dos moderadores do FUCH renunciou e meu nome foi levado aos demais membros da equipe e, apesar de certas diferenças que tinha com alguns moderadores, fiz um bom trabalho nos três meses que fiquei lá.

Por aqui, depois de mais uma reunião, acertamos que no lugar do Furtado os trabalhos seriam geridos pelo Victor na administração e Alan e eu ficaríamos como submasters do blog. Assim, começamos 2013 com um novo fôlego e o com o blog crescendo cada vez mais. Novas mudanças chegariam. O Alan pediu para trocar comigo os dias de postagens por motivos pessoais. Assim, eu ficaria com as exibições de segunda a sexta e ele com as de sábado e domingo. Passei também a atualizar as informações sobre as Audiências das séries no SBT.

Outra passagem marcante foi participar das montagens do Ranking CH. Todo mundo sempre queria saber quais episódios foram mais exibidos, mas ninguém fazia um levantamento sobre isso. O Ranking veio e deixou sua marca nos quatro anos que fizemos o levantamento, sendo que três deles foram feitos em parceria com o Fórum Chaves, que será o lugar da publicação da edição de 2016.

Junto ao crescimento no Vizinhança, cada vez mais fui me destacando no Fórum Chaves. Isso levou a conquista de estar desde maio de 2013 na moderação do Fórum e ocupando os postos de moderador, moderador global e administrador. Para isso acontecer tive que reduzir um pouco minha participação aqui. Deixei de atualizar as Exibições e fiquei apenas com as Audiências do SBT. Na época, parecia uma boa ideia, mas depois de algum tempo vi que não era necessário privilegiar tanto o Fórum em detrimento ao Vizinhança.

Voltando a me dedicar mais ao blog, comecei a atualizar e completar o Guia de Episódios das séries. “Chaves”, “Chapolin”, “Chaves em Desenho Animado”, “La Chicharra” e demais programas que não tinham episódios catalogados foram adicionados. Nessa fase, veio a postagem dos episódios em espanhol e com audiodescrição e a organização dos episódios em português. Com a atualização do “Assista“, o Vizinhança passou pela sua grande prova de resistência.

No final de dezembro de 2013, para ficar um pouco livre de atualizar vídeos todos os dias, tive a ideia de deixar programadas as postagens referentes aos meses de janeiro e fevereiro. O que a gente não sabia é que o WordPress tinha o limite de programar apenas 100 posts futuros. Passando desse número, o sistema automaticamente bloqueia o recebimento de novos posts e de tentar apagar os que já estavam programados. Foram dias difíceis e todos nós estávamos preocupados com uma possível exclusão do blog. Seria frustrante perder dois anos de trabalho por isso. Felizmente, antes de começar 2014 conseguimos voltar à capacidade total do Vizinhança.

O novo ano trouxe novidades. O SBT finalmente exibiu os episódios de “Chaves” dublados e redublados do Lote de 2012. Uma nova mudança acontece na equipe e depois de muitas conversas, Alan resolve deixar de ser submaster e Rodrigo entra em seu lugar. Furtado volta a colaborar na equipe e depois do susto operacional, o Vizinhança segue firme em suas publicações. A Turner resolve voltar a exibir “Chaves” e “Chapolin” e as séries vão ao ar em dois de seus canais, Boomerang e TBS. Fico com as atualizações do Boomerang (posição que mantive até o final das exibições no canal em dezembro de 2015).

Agosto de 2014, o mês de sinceridades e mudanças. No início do referido mês, entrei em contato com o Victor para relatar alguns problemas que se arrastavam – e que infelizmente continuariam. Chega um momento que é necessário não mais guardar seus descontentamentos e explodir. Pensei em deixar o blog, mas depois vi que isso seria um tremendo erro. O que não esperava do Victor era a sua resposta para o meu “protesto”…

Quando fiz aniversário, fui surpreendido com dois tópicos no FCH e no FUCH. O assunto, além do aniversário, envolvia algo que imaginava que aconteceria um dia. Depois do desabafo que fiz, não imaginava que o Victor manteria o plano que ele tinha imaginado. Surpreso como o anúncio foi feito – sobre o assunto do tópico eu já tinha certa desconfiança do que seria, mas preferi esperar a postagem para ter certeza -, ia permanecer no Vizinhança e com mais responsabilidades: a partir daquele dia eu seria o segundo administrador do blog. Um tempo depois, o Rodrigo decide sair do Vizinhança. Novos poderes trazem novos desafios.

Os novos desafios chegaram em novembro de 2014. Crescendo ainda mais no Fórum Chaves, consegui ser eleito administrador do fórum – cargo que ocupei até maio de 2016. Com esse novo cargo, vieram os problemas por conflitos de interesses. Comandar dois espaços que deveriam ser complementares e não concorrentes foi um desafio muito grande. Várias foram as vezes que externei esse problema e imaginava que o único jeito de acabar com isso seria renunciar a um dos cargos. Mas o tempo foi uma vez favorável a mudar esse pensamento e, depois de muitas conversas e entendimentos, consegui permanecer nos dois espaços. E quem disse que esse seria o maior desafio do ano?

A maior prova de fogo, não só para o Vizinhança como para todo mundo, começou em 28/11/2014. A notícia que todos sabiam que aconteceria, mas ninguém imaginava como seria, aconteceu. Chespirito resolveu descansar eternamente. O mundo veio abaixo. Depois de tantos anos desmentindo esse fato, dessa vez era impossível lançar alguma nota para dizer que era boato.

Os dias seguintes foram extremamente cansativos. Aqui no Vizinhança fizemos uma cobertura, muitas vezes em tempo real ao fatos, e indo atrás de notícias de meios que sempre olharam CH como programas inferiores. O Fórum Chaves recebeu tantas visitas que o servidor não aguentou e o site saiu do ar. Logo no momento que a gente mais precisava de suporte para manter o fórum no ar, não fomos atendidos. Isso nos levou a procurar outros servidores (alguns bem instáveis), mas enquanto isso não acontecia fizemos o possível para manter as redes sociais sempre atualizadas. O acompanhamento da despedida de Chespirito fez o Vizinhança ter um recorde de visualizações em um único mês. Depois disso, nunca mais fomos os mesmos (para o bem ou para o mal).

2015 começou e achamos que o Vizinhança conseguiria manter os números alcançados no ano anterior. Estávamos completamente enganados. Com exceção de fevereiro a abril, todos os outros meses de 2015 foram inferiores ao ano de 2014. Em 2016 a situação foi ficando cada vez pior. O interesse sobre notícias CH diminuiu bastante. As constantes mudanças nas exibições por parte do SBT e a retirada de “Chaves”, “Chapolin” e “Chaves em Desenho Animado” do Boomerang e do TBS fizeram o blog tentar investir em mais curiosidades e citações sobre as séries. Das seções que cuidava, deixei as Audiências no SBT e passei a acompanhar, junto com as Exibições no Boomerang, as Exibições no TBS.

Estamos em 2016. Sem as Exibições no Boomerang, cheguei a voltar para as Audiências por algum tempo, mas novamente parei de atualizar a seção. Também tinha saído das Exibições no TBS por um tempo, mas fiquei atualizando as exibições até a retirada total no canal em maio. Voltei por alguns dias para a atualização das Exibições no SBT. Com as postagens regulares definidas, recomecei a atualizar os Guias de Episódios e ao mesmo tempo parei de acompanhar as notícias sobre o mundo CH. A morte de Rubén Aguirre foi pouco destacada por aqui e aconteceu justamente quando o Vizinhança alcançava seus piores números.

E agora chegamos a esse encerramento. É triste ver que o desinteresse por informações completas acabou. As redes sociais tornaram o mundo mais rápido e superficial. Compartilhar a mesma imagem mil vezes é mais vantajoso do que fazer um texto que explicando o motivo do SBT não exibir Chaves e Chapolin corretamente. Aprendi que o principal propósito do Vizinhança do Chaves era tentar resgatar a “era de ouro” do Meio CH. A batalha foi difícil, mas por cinco anos conseguimos fazer muitas coisas boas e isso não será esquecido.

Agradeço ao Victor por me deixar fazer parte dessa história. Foi com o Vizinhança que cresci e fiz mais do que esperava. Não posso me esquecer de quem também participou dessa aventura conosco. O blog também não teria crescido sem o apoio de outros sites CH e especialmente de dois lugares fundamentais para a minha formação: Fórum Único Chespirito e Fórum Chaves.

Espero, que em algum futuro, outros fãs tenham o interesse de continuar contando essa história.

A nossa participação termina hoje.

Anúncios

3 Comentários

  1. victor235

    Rogério, muito obrigado por seu texto detalhando e analisando fatos que levaram a esta nossa decisão. Você não costuma escrever grandes textos de opinião, o que já aumenta ainda mais o mérito deste. Agradeço por toda confiança que pude depositar em você, em caso contrário jamais compartilharia a administração do blog com outra pessoa. Muito obrigado por todo o apoio e contribuições que você deu ao VdC em sua história.

  2. JF CHmaníaco

    Obrigado aos dois, Victor e Rogério, por me permitirem fazerem parte, ainda que por um curto período de tempo, dessa história. Pra sempre Vizinhança do Chaves.

    • victor235

      Nós é que agradecemos, Joel, um dos usuários que representa o futuro do “meio CH”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: