.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Mesa Quadrada #12: Em um herói, muitos outros… Parte 2

Sem título

Olá, pessoal! Como prometido, segue a segunda parte da coluna “Em um herói, muitos outros…” (clique para ler a primeira parte). Nessa edição, deixarei de lado as habilidades e técnicas que o Vermelhinho acaba compartilhando com outros heróis devido às suas semelhanças e irei abordar a sua personalidade e atitudes que são parecidas com as de outros heróis. Tenham uma boa leitura!

Na primeira parte, todos os heróis comparados com o Polegar Vermelho pertencem à Marvel Comics. Dessa vez, embora ainda tenha menções a dois heróis clássicos dessa editora, a DC Comics marcará presença aqui também, com dois grandes símbolos não só dessa empresa, mas do mundo dos quadrinhos em geral!

Sentimento “nacionalista” – Capitão América

1

Steve Rogers, mais conhecido como Capitão América, foi criado em 1941 para mostrar, aos olhos de milhares de crianças e jovens americanos, o apoio dos Estados Unidos aos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Desde sua criação até os dias atuais, o herói representa os ideias de seu país. Com o Chapolin não é diferente. Porém, como vocês podem ter observado as aspas na palavra “nacionalista”, o Vermelhinho não segue exatamente ao pé da letra essa característica.

Como bem mostrado no episódio “Uma conferência sobre o Chapolin”, nosso herói favorito vai muito mais além de um único país. Ele é, em pessoa, toda a América Latina, criado para ser diferente dos heróis americanos, criado para levar a nossa bandeira latina para o resto do mundo e até mesmo para fazer o mesmo que o Capitão América, que é enfrentar um dos mais terríveis tiranos da história: ninguém menos que Adolf Hitler. Em outras palavras, quem é Capitão América, herói de uma única nação, perante o Chapolin Colorado, herói de quase um continente inteiro?

Quebra da quarta parede – Deadpool

2

Deadpool é um dos heróis mais populares ultimamente e isso se deve ao seu humor, digamos, um pouco excêntrico, para não dizer “exacerbado”. Só que, logicamente, não é tirando proveito disso que faço uma analogia entre um considerado anti-herói da Marvel e o Polegar Vermelho. É claro que todos sabem que o humor é a razão das séries CH existirem, porém, há outro elemento muito presente tanto nas nossas amadas séries quanto nas histórias do Deadpool: a quebra da quarta parede.

Esse é um assunto que já foi tema da minha coluna aqui no VdC. Basicamente, trata-se de um termo muito usado, sobretudo, no campo das artes cênicas que explica aquelas situações em que os personagens de uma obra têm consciência que estão em um filme, série, novela, enfim… Tanto Deadpool quanto Chapolin aproveitam-se muito desse artifício para criar várias situações cômicas, tornando-se uma característica forte do humor deles. Inclusive, ambos já usaram disso até mesmo para “cutucar” alguns outros heróis.

Sagacidade – Batman

3

E, finalmente, chegou a vez da DC Comics com o Cavaleiro das Trevas! Eu até poderia elencar outros pontos que aproximam esses dois heróis, como o fato deles serem pessoas normais determinados a atuarem como heróis, o fato de muitos vilões de ambos serem gângsters, mas tem ainda um ponto mais relevante que acaba criando fama para os dois: a sagacidade.

Tanto é assim que o Chapolin é conhecido como o “herói da astúcia”, do mesmo modo que o Batman é o “herói do preparo”. Mesmo que o Vermelhinho tenha os seus “momentos acéfalos”, não se pode negar que na maioria das vezes ele consegue dar a volta por cima usando a sua esperteza, do mesmo que o Batman faz com os seus inimigos e até mesmo com os seus amigos…

Brasão – Superman

4

É de consenso geral que, praticamente, todos os heróis existentes possuem um pouco de Superman dentro deles. Seja uma mera influência pelo uso da capa, ou o fato de seguir o padrão de cores americano (azul e vermelho), grande parte dos protetores da sociedade seguem, digamos, o “jeito americano” que tanto o Homem de Aço gosta de defender. É claro que com o Chapolin não seria diferente, embora ele deixe de lado todo esse estilo americano, logicamente.

Entre algumas semelhanças, posso citar o fato de que um elemento muito conhecido pelos fãs no universo das histórias do Chapolin teve como base a personagem que é o interesse amoroso de Superman. Trata-se da Lois Lane, que influenciou o nome da mãe do Vermelhinho: Luisa Lane. Mas se tem uma coisa que pode ser considerada um símbolo quando falamos tanto de Chapolin quanto de Superman são os brasões que cada um carrega em seus uniformes.

Enquanto o Homem de Aço carrega consigo o S que é o brasão da família da Casa de El, o Polegar Vermelho carrega o CH que podemos interpretar, também, como sendo toda uma geração de personagens carismáticos que Roberto Gómez Bolaños criou durante a sua vida, o brasão da família Chespirito. Diante disso, não se pode negar que o Chapolin Colorado é o maior herói de todos os tempos!

E é isso, pessoal! Espero que vocês tenham gostado! Deixem nos comentários que outros heróis vocês acham que o Chapolin “possui” dentro de si.

Anúncios

3 Comentários

  1. victor235

    Ótima coluna de conclusão ao tema iniciado na anterior. Muito bem escrita, por alguém que entende deste universo para comentar sobre ele.

    • Guilherme Souza

      Obrigado, Victor! Sempre que posso trago alguma matéria interessante para o VdC.

  2. victor235

    Sim. De nada 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: