.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Chespirito faria 86 anos no dia de hoje

http://imageshack.com/a/img541/451/irx1.jpg

Caso estivesse vivo, Roberto Gómez Bolaños, uma das maiores personalidades que a televisão já conheceu, estaria completando 86 anos de vida neste dia 21 de fevereiro.

Conhecido a nível mundial como “Chespirito” (um pequeno Shakespeare), e filho dos destacados artistas plásticos Francisco Gómez Liñares e Elsa Bolaños Cacho, Gómez Bolaños nasceu na Cidade do México no ano de 1929.

Em sua juventude, Chespirito estudou engenharia mecânica e elétrica; além de um bom estudante, também foi um ótimo jogador de futebol amador e praticou boxe. No início da década de 50, ingressa na Publicidade Darcy, como aprendiz de escritor e começa a criar jingles, slogans, anúncios e folhetos; ganha destaque pelo seu trabalho, e assim, chega aos programas de rádio e televisão. Recebe a oportunidade de escrever um programa com Viruta e Capulina, intitulado “Cómicos y Canciones”; êxito no rádio e maior ainda na televisão durante mais de 10 anos.

Em 1956, casa-se com Graciela Fernández, após 5 anos de namoro. O relacionamento deu fruto à seis filhos, sendo cinco mulheres e um homem (Roberto Gómez Fernández, que hoje segue os mesmos passos do pai).

Ao longo dos anos, Chespirito escreveu e atuou em vários programas para a televisão e até para o cinema, sempre conseguindo reconhecimento e prestigio através público. Inicia “Los Supergenios de la Mesa Cuadrada” e “El Ciudadano Gómez” em 1968 e logo em seguida o programa de esquetes cômicos intitulado com seu próprio apelido (Chespirito) em 1970. É nessa época que surgem “Chapolin” e posteriormente “Chaves“. O sucesso foi tanto, que em pouco tempo ambos viram programas independentes e são importados para o mundo todo. Estima-se que em 1975 “Chaves” era visto semanalmente por mais de 350 milhões de pessoas, de todas as idades e classes sociais, em diversos países. Ainda na década de 70, Chespirito apresenta o filme “El Chanfle“, sucesso de bilheteria.

Entre 1980 e 1995, após desfalques em suas séries de sucesso dos anos 70, Bolaños retoma o Programa Chespirito. Desta vez bem mais estruturado e com vários quadros, suas histórias seguem conseguindo ótimos índices de audiência.

Em 2004 casa-se pela segunda vez, nesta ocasião foi com Florinda Meza, após estarem juntos desde o final dos anos 70. O casal estava residindo na cidade de Cancún, no México, pois a altura da Cidade do México, devido à altitude, não fazia bem à saúde de Bolaños. Apesar de continuar em sua casa em Cancún, também no México, Bolaños não resistiu à idade, problemas respiratórios e dificuldades de locomoção, e faleceu aos 85 anos, no fatídico dia 28 de novembro de 2014.

O acontecimento chocou o mundo, que lhe rendeu diversas homenagens, muitas delas podemos relembrar nesta coletânea. O velório de Chespirito ocorreu no dia 30 de novembro, em cerimônia pública realizada no Estádio Azteca, localizado na Cidade do México.

Apesar da idade avançada, Chespirito nunca parou de escrever. Pouco antes de seu falecimento, foi noticiado que Bolaños estava escrevendo textos. Na ocasião, sua família disse que quando a hora chegasse iria decidir o que fazer com os últimos escritos do mestre. Ainda não temos maiores informações sobre estes últimos escritos.

Hoje, data em que seria comemorado o aniversário de Roberto Bolaños, está ocorrendo em São Paulo e no Rio de Janeiro o evento “Chespirito Day“. Ao longo da semana, o Fórum Único Chespirito e sites CH realizaram a primeira semana “Obrigado Chespirito“.

Por Rodrigo370 – revisão e atualização por Victor235

1 comentário

    Trackbacks

    1. RETROSPECTIVA CH 2015: Fevereiro | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

    Foto do Google

    Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: