.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Fórum Chaves faz aniversário e lança manifesto pedindo convivência harmônica com o FUCH

Fórum Chaves - 6 anos

O Fórum Chaves, comunidade sobre as obras de Chespirito na internet, está fazendo aniversário. Criado em 01º fevereiro de 2009 por um grupo que acabou se separando do Fórum Único Chespirito (FUCH), que passava por problemas em seu servidor, está completando agora seis anos. Em pouco tempo, o Fórum Chaves passou a ter muito destaque no chamado “meio CH” – com notícias, entrevistas e conteúdos exclusivos – e fora dele: nas redes sociais, na mídia e até mesmo em ações sociais. Leia sobre o Fórum Chaves em página oficial e em matéria do Vizinhança do Chaves.

De lá pra cá, vários membros continuaram participando do Fórum Único Chespirito, muitos migraram para o Fórum Chaves e alguns, me incluo, continuaram participando dos dois fóruns, em uma convivência amigável. Porém, inevitavelmente ainda acontecem discussões e rixas, implícitas ou declaradas, de modo que se não há um confronto real, também não há uma união de fato entre ambas as comunidades.

Apesar de uma união em torno de um único fórum não ser mais possível, como afirmou o administrador Fabão em 2012, não faltam usuários que em conversas por aí propõem uma convivência mais amigável entre os fóruns. O antigo usuário sPiDeR chegou a dizer na shoutbox do FUCH no dia 30/11/2014: “Transformar os dois fóruns em um só hoje é impossível, são dois grandes fóruns e não tem como se transformar em um. Mas os dois fóruns terem uma boa relação e poder de alguma forma interagir, isso sim é possível“.

E é mesmo. Com o tempo, muita gente foi pensando assim, e, neste mês de fevereiro que seria comemorado o aniversário de Chespirito, falecido em novembro de 2014, o Fórum Chaves, como parte das comemorações de seu aniversário, está lançando um comunicado que pede uma convivência mais harmônica entre todos os sites e fóruns do “meio CH”, de forma que até mesmo iniciativas sejam tomadas juntas.

Confira o manifesto lançado pelo fórum no dia de seu aniversário:

“Nesse dia em que entramos no mês de aniversário de Chespirito – e que também é o aniversário do Fórum Chaves, queremos fazer um comunicado e um convite à reflexão sobre a chavesmania. Esse texto é especialmente dedicado aos demais sites, fóruns e páginas representativas dos fãs de Chaves e Chapolin na internet.

A maioria não sabe, mas o Fórum Chaves nasceu a partir de uma cisão. A partir de um movimento de pessoas que buscavam outro rumo para o fórum em que estavam, decidiram seguir em frente e tocar o Fórum Chaves. E a história de Chaves e Chapolin na internet foi feita basicamente assim. Por meio de cisões surgiram os primeiros fóruns. Muitas divergências sempre existiram entre os administradores e proprietários desses espaços, além dos sites de fãs. Por mais que estivéssemos unidos em determinados momentos, como na defesa de interesses comuns aos fãs – volta dos perdidos, volta de CH à TV – nunca havia união de fato.

E assim segue até hoje. Existem vários sites, várias páginas e fóruns sobre as séries. Alguns convivem bem, têm parcerias. Outros têm rixas, às vezes declaradas, às vezes implícitas. Isso gera uma concorrência, que é saudável por um lado, pois faz com que todos busquem o melhor para os fãs, para seus usuários e seguidores. Mas por outro lado, acaba gerando prejuízos aos fãs. Não há, por exemplo, movimentos coordenados para exigir certas coisas. Quando existem, são ações isoladas.

Bom, e o que queremos dizer com tudo isso? Sigamos: não queremos reivindicar uma união em torno de um único site, fórum, grupo ou página. O que queremos é que nós, enquanto entidades representativas dos fãs de Chaves e Chapolin no Brasil, possamos conviver mais em harmonia. Que possamos agir coordenadamente pelo melhor para as séries que tanto amamos. Que possamos até, quem sabe, formar um conselho para coordenar esse tipo de iniciativas. Pelo fim de briga de egos que às vezes ocorre.

Juntos podemos ser mais fortes e fazer mais para os fãs de Chaves e Chapolin. Nunca antes o “meio CH” foi unido de verdade. Não cremos que ele possa ser totalmente unido agora, mas sugerimos que possamos, ao menos, tentar. Sabemos que erramos às vezes – e esse post é uma autocrítica, ressalte-se. É preciso dar o primeiro passo. E no mês em que o mestre Chespirito comemoraria seus 86 anos, acreditamos ser o momento ideal para isso.

Em 2013 já iniciamos uma ação que pode unir os fãs para além dessas rixas: o Sigam-me os Bons, que já realizou quatro doações de sangue. Só ali poderíamos fazer muito mais, juntos.

Convidamos os administradores dos grupos @Fã-Clube Chespirito Brasil @Chaves e sua Turma @Vila do Chaves @Fórum Único Chespirito @Blog La Chicharra @Chaves – Fotos Raras @Vizinhança do Chaves para conversarmos e trabalharmos em torno de uma convergência. O que acham? Vamos conversar?”

» leia mais sobre a história dos fóruns CH da internet

Anúncios

1 comentário

    Trackbacks

    1. RETROSPECTIVA CH 2015: Fevereiro | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: