.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

#03 Chespirito – Um amante do futebol!

Olá gente, tudo bem?

Hoje quero discutir com vocês, um tema que esteve presente em praticamente todas as obras de Roberto Gómez Bolaños: o futebol. Verdadeiro apaixonado por esse esporte, que é extremamente popular no México, deixou registrado em suas obras muitos elementos que comprovam isso. Nossa coluna de hoje analisará algumas dessas obras, e veremos tudo o que envolve essa antiga paixão de Roberto Gómez Bolaños.

Antes mesmo de despontar para o mundo como ator e escritor, Chespirito já pretendia seguir a carreira de jogador de futebol. Na década de 1950, ele tentou ser um jogador profissional, no entanto, não deu muito certo pois ele era baixinho e franzino. Ainda assim sua paixão pelo esporte não havia terminado.

Quando se tornou famoso, e seus roteiros brilhantes foram conhecidos no mundo inteiro, Bolaños inseriu vários elementos relacionados ao futebol em suas obras. Em Chaves podemos ver inúmeros episódios que abordam tal assunto. Quem não se lembra do episódio em que toda a turma vai treinar futebol americano? Ou ainda, do desejo frenético do Quico em ganhar sua tão sonhada “bola quadrada”? Ou mesmo, do episódio em que a Dona Florinda marca um “golaço” ao chutar a retaguarda do seu Madruga, e este ir parar longe? Sem contar as inúmeras vezes em que o pobre Chavinho aparece jogando com a bola do Quico, que quase sempre a tomava dele. Enfim, são inúmeros casos em que o tema futebol é abordado no seriado.

Em outros programas e quadros de Chespirito o tema também é abordado, ainda que com uma frequência menor. Inclusive há um Programa Chespirito que é dedicado inteirinho a um especial da Copa de 1994. Voltando aos exemplos, quem também não se lembra das insistentes implicações com os juízes de futebol, inúmeras vezes repetidos em seus roteiros? Elas não são à toa. Bolaños amava o futebol, e tentava colocar neles, aquilo que tanto lhe agradava através de um “tom humorístico”.

No entanto, a paixão que Roberto Gómez Bolaños possuía pelo futebol tornou-se ainda mais latente, quando este lançou o filme El Chanfle em 1979, com praticamente todo o elenco CH. Todo o filme girava em torno de um único tema: o “futebol”. Chanfle, interpretado por Chespirito, era um humilde roupeiro de uma equipe de futebol profissional, e dependia do seu baixo salário para sobreviver. Mas devido a sua honestidade, ao ser induzido a fazer algo errado, acabou perdendo o seu emprego e seu sustento. Alguns anos depois, Chespirito lançou a continuação da história no filme El Chanfle II, e como era de se esperar, o enredo também estava voltado para o futebol.

Assim como no Brasil, o futebol é extremamente popular no México, assim como em quase todos os países subdesenvolvidos. É um esporte que desperta a paixão popular e que contagia a quase todos. Um dos motivos que levou o seriado a fazer tanto sucesso no Brasil é exatamente esse. Nós brasileiros nos identificamos com a realidade exposta por Bolaños, e ainda hoje é possível ver muitos meninos por aí brincando com bolas de “trapo” nas ruas, com o sonho de que um dia possa viver dignamente. Apenas isso!

 

Um abraCHo, e até a próxima!

Por: Joel Júnior

Anúncios

7 Comentários

  1. Ótima coluna, Joel, você é um ótimo escritor!

  2. victor235

    Só não gostei muito da parte dos países subdesenvolvidos. Fora isso, ótima coluna!

  3. JoelJunior15

    Valeu pelos elogios pessoal.

Trackbacks

  1. Análise: Fórum Chaves entrevista Rubén Aguirre « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
  2. CH na mídia: Morre Arturo Yamasaki, árbitro ator do filme “El Chanfle” | .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil - Chaves e Chapolin
  3. #12 CH e as Copas do Mundo (Coluna especial) | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
  4. Mesa Quadrada #6: Um pouco de Copa do Mundo no Meio CH | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: