.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Arquivo Dono da Vila: Coluna “Ai Minha Nossa!”

O extinto site “O Dono da Vila” tinha como um de seus colunistas, o usuário Fofalhas da Gentoca, que fez apenas uma coluna sobre churros. Segue a coluna:

Churros açucaradinhos e douradinhos…

Ao contrário do que alguns de nós achávamos, o churro, que é uma iguaria bem popular no Brasil e na américa latina, teve sua origem na europa, mas prescisamente na Espanha, na Catalunha no final do séc. 19 ,seu nome vem do formato do chifre do carneiro Navajo Churro, de origem (obviamente) espanhola . 

Na Espanha, bem como em alguns países da américa latina e nos Estados Unidos, o churro geralmente é consumido no café da manhã, “açucaradinho e douradinho” (rsrs), sem recheio e com calda de chocolate de acompanhamento. Em outros países, os churros podem vir com recheios e coberturas diferentes , salgadas ( entre elas presunto e queijo, imagina só…) ou doces, dependendo do país . 

No Brasil , o churro recheado tradicionalmente com doce de leite foi lançado em 1974 por Antonio Ferré Martinez, na primeira “Casa do Churro”, uma barraca localizada na Av. São João no centro de São Paulo. De origem espanhola, ele ainda é um dos únicos vendedores de churros de São Paulo a ainda fazer o churro em sua forma original cuja receita sua família trouxe diretamente de sua terra natal.(À propósito foram eles também que em 1958 inventaram a igualmente conhecidíssima Maça do Amor, instalando sua primeira barraca só em 1960 no parque do Ibirapuera também em São Paulo, com direito a patente registrada do nome e tudo.) 

È interessante notar (ou coincidência se preferirem) como um alimento conhecido em várias partes do mundo e que se adptou a várias culturas e gostos diferentes, também tenha se tornado bem conhecido graças á um seriado que também se tornou conhecido e sofreu diversas adaptações em diversas partes do mundo, e por tantos anos, tem feito a alegria de pessoas de todas as idades. 

Coluna: Fofalhas da Gentoca
Texto inicial e pesquisa: Seu Furtado
Reprodução: Arquivo/Dono da Vila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: