.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

(7/10) A história dos Fóruns CH da Internet: O Fórum Chaves

Já o Fórum Chaves, que já fora citado anteriormente (a parte do texto contando a separação do FUCH é o mesmo que conta a criação do FCH), foi criado em fevereiro de 2009.

Quarto dia de existência do Fórum Chaves, em fevereiro de 2009 (clique na imagem para ampliar)

Quarto dia de existência do Fórum Chaves, em fevereiro de 2009 (clique na imagem para ampliar)

O começo do Fórum Chaves é digamos, “diferente”. Na época, o Fórum Único Chespirito tinha constantes bugs e era hospedado no host do fundador, o Host. “No ano de 2008, a situação do FUCH como estava na Host era impraticável. A administração estava sem acesso a várias ferramentas, o servidor vivia caindo, dando muitos erros – o famoso “IPS Driver Error” – e isso estava nos prejudicando muito. Para completar, o fórum tinha sido denunciado por usar uma plataforma pirata e teria que sair do ar caso não fosse adquirido o Invision original”, relata Antonio Felipe, um dos pioneiros do FCH e atual administrador.

Primeiro topo do fórum. Imagem: Mestre Maciel (clique na imagem para ampliar)

Primeiro topo do fórum. Imagem: Mestre Maciel (clique na imagem para ampliar)

“A moderação decidiu que era hora de mudar radicalmente. Tentou-se negociar com o Leo uma saída, mas ele foi intransigente. Em janeiro de 2009, tivemos que tirar o fórum do ar para evitar que fosse apagado. Então, mudamos para o HostBarato e phpBB, à revelia do Leo.”, diz. Ou seja, o FUCH chegou a sair do ar durante este período de manutenção. O atual Fórum Chaves era para ser o FUCH. Mas isso acabou tomando outro rumo…

Fórum Chaves: sucesso também no Youtube (clique na imagem para ampliar)

Fórum Chaves: sucesso também no Youtube (clique na imagem para ampliar)

“Foram vários dias preparando o fórum, até seu derradeiro lançamento, em 01/02/2009. Dois dias depois, apareceu o Leo, que não aceitou a mudança do FUCH. Ele reabriu o FUCH no IPB, acessou os dados no host, pegou a senha do Freddie Mercury (que era a mesma que usava aqui), logou como se fosse o Freddie e apagou o fórum.” Já Leo tem outra versão da história, afirmando que ele pensou estar apagando uma “cópia” do fórum, ao apagar o novo FUCH. E assim os dois fóruns se separaram.

E a primeira equipe era composta por usuários já experientes no meio CH. Confira a primeiríssima equipe de moderação do Fórum Chaves:

Administradores: Freddie Mercury, Motodoido CH e Fabão

Moderadores Globais: Antonio Felipe, Don Juan Thiago, Luiz e Eduardo Godinez

Moderadores: El Chavo del 8, João, Willianch, Leandro Boutsen e Aolynthon

Em seguida, Jader (então chamado Barril do Chavinho) é convidado para a moderação. Os membros remanescentes até hoje na moderação desta primeira staff são Antonio Felipe (hoje administrador), Fabão e Motodoido CH (hoje moderador). Os demais usuários continuam postando ainda, alguns sem a mesma frequência de antes.

FCH também é lugar de conversa: Xat e Mini-chat (clique na imagem para ampliar)

FCH também é lugar de conversa: Xat e Mini-chat (clique na imagem para ampliar)

Logo após a criação do fórum, houve a fusão com o novato Fórum Mundo Chespirito (Fomuche). E com isso, entram para a moderação os usuários Thomas Henrique, Alma Negra, Rubem Neto, Bruno CH e Bruno Ianino. E o fórum seguiu seu rumo, crescendo cada vez mais. Em julho, Freedie Mercury deixa a administração e passa o cargo para Jader.

Na época, uma área que tinha e ainda tem bastante movimento era o Bar do Chespirito, um sub-fórum off-topic, feito para discutir outros assuntos não relacionados a CH. Altas discussões foram destaque na época, principalmente entre Scopel e os demais. O Meu Negócio é Futebol também se tornou importante dentro do fórum, conseguindo uma posição de destaque, mantida até hoje. Um dos usuários mais polêmicos da época era Samurai, que entrava em fortes discussões com todos.

2010 foi um ano bom para o meio CH e para o FCH também. Em abril, é realizado o II Festival da Boa Vizinhança, promovido pelo Fã-Clube Chespirito Brasil com presença de vários usuários da staff do fórum e também vários ativos, entre eles Antonio Felipe, Bruno Bolaños, Fabão e outros. Edgar Vivar e Carlos Villagran visitam pela primeira vez o Brasil. O fórum consegue agregar bastante movimento e repercussão, principalmente com o canal do YouTube, hoje com mais de 800 vídeos.

FCH em 2010, com destaque para a parceria com o Camisetas da Hora (atualmente o FCH é parceiro da Camisetas Punch) e a integração com as redes sociais (clique na imagem para ampliar)

FCH em 2010, com destaque para a parceria com o Camisetas da Hora (atualmente o FCH é parceiro da Camisetas Punch) e a integração com as redes sociais (clique na imagem para ampliar)

E no ano seguinte, 2011, o Fórum Chaves consegue mais e mais repercussão na mídia inclusive. Uma novidade no ano foi a criação do podcast “Os Microfones Ocultos do Fórum Chaves” que gerou bastante repercussão entre os fãs (O FUCH também tem seu podcast, chamado PodCHast. O Vizinhança do Chaves mantém o “Programa Vizinhança do Chaves”. Edgar Vivar vem mais vezes ao Brasil e é destaque também no FCH. O fórum é citado em diversos veículos de comunicação durante todo o ano.

E 2012 está sendo recheado de novidades, com o fórum sendo inclusive divulgado ao vivo no Programa do Ratinho, e montagens feitas pela equipe do fórum começam a aparecer na televisão, como a versão Chaves do meme “Para nossa alegria”, feita pelo msm_del_ocho.

Topo do fórum em clima de Natal, em 2010 (clique na imagem para ampliar)

Topo do fórum em clima de Natal, em 2010 (clique na imagem para ampliar)

O primeiro link de divulgação do Fórum Chaves foi colocado dentro do próprio Fórum Único Chespirito (ver capítulo #04). Mas o que poderia ser uma nova versão de um mesmo fórum se separou e virou o atual Fórum Chaves.

Com três anos de existência, vem se destacando dentro do próprio “meio CH” e também fora dele, com citações na imprensa. O FCH é atualmente parceiro do fã-clube e das Camisetas Punch.

FCH no Facebook (clique na imagem para ampliar)

FCH no Facebook (clique na imagem para ampliar)

O FCH é considerado por muitos hoje como a “maior comunidade sobre Chespirito da internet”. Segundo Antonio Felipe, administrador, “é a segunda maior comunidade da internet e a maior da América do Sul. Os números provam isso. Mas se for contar a repercussão que atingimos, é a maior mesmo.” Seu endereço é o <http://www.forumchaves.com.br> . O fórum é inovador em alguns quesitos, como por exemplo, tem um aplicativo exclusivo para celulares e uma página para vídeos, com um vasto acervo.

Fórum Chaves no Twitter

Fórum Chaves no Twitter

A atual gestão do FCH é composta por Fabão, Antonio Felipe e msm_del_ocho na administração. Os moderadores globais são Rafinha, Cavallari, Borges e Ecco. Motodoido CH, CHarritO, Chavo, Erick Alessandro, FellipeKyle, Nelson, James Revolti, MatheusRolimChespirito e Giovani Chambón fazem parte da moderação de sub-fóruns.

Outro avanço do Fórum Chaves: aplicativo para celular (clique na imagem para ler sobre)

Outro avanço do Fórum Chaves: aplicativo para celular (clique na imagem para ler sobre)

Também já passaram pela staff do fórum membros como El Chavo del 8, João, Leandro, Barril do Chavinho, Willianch, Aolynthon, Chápulo, Silvester, Luiz, VelhaCoroca (atualmente na staff do outro fórum), Eduardo Godinez (do antigo site El Chavo Brasil), Scopel, Seu Madruga Veste Preto, João Paulo, Gustavo CH, Cleberson SBT, E.R e Don Juan Thiago.

Fórum Chaves nos dias atuais (2012) (clique na imagem para ampliar)

Fórum Chaves nos dias atuais (2012) (clique na imagem para ampliar)

Há um grupo especial para os membros da diretoria do fã-clube Chespirito Brasil e mensalmente ocorre a eleição de “usuário do mês”. Atualmente o fórum tem vários sites parceiros, destacando-se Portal Chaves, Canal 8, Fã-Clube Chespirito Brasil, Vila do Chaves, Chespirito.org, Chaves Online, Volta Perdidos CH & CH, Chespirito e suas obras, Chespirito Web, SBTpedia, Chavinho Groove, Jogos do Chaves, La Chicharra e Vizinhança do Chaves.

Outro diferencial do Fórum Chaves foi a utilização das redes sociais. O FCH é o site CH com mais seguidores no Twitter (hoje, 33,9 mil) e o segundo com mais curtidores no Facebook (mais de 55 mil).

Atualmente muitas informações sobre Chespirito circulam primeiro no Fórum Chaves, e só depois vão parar na mídia. Quando aparecem na mídia, diversas vezes o crédito é dado ao FCH. O logotipo do fórum já apareceu diversas vezes em programas como o “Pânico na Band”, além de ter sido citado em programas do SBT. Trata-se de uma história de sucesso. Ilustríssimos membros como Antonio Felipe fazem parte dela.

PS: não encontramos imagens do FCH de 2011. Caso tenha alguma, nos envie.

Amanhã passaremos o ‘microfone’ para os próprios usuários dos fóruns, que mandaram seus depoimentos.

7 Comentários

  1. Bravo!

  2. Isso isso isso

    Se nao fosse a arrogancia e prepotencia do Antonio Felipe o forum seria mto melhor

  3. VINICIUS PEREIRA MAIA

    NUM CONSIGO ME CADASTRAR NO FORUM, ALGUEM PODE ME AAJUDAR

Trackbacks

  1. A História dos Fóruns CH da Internet – Índice « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
  2. Participe da super promoção de aniversário do Fórum Chaves! | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
  3. Fórum Chaves faz aniversário e lança manifesto pedindo convivência harmônica com o FUCH | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: