.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

(2/10) A história dos Fóruns CH da Internet: O Fórum Único Chespirito

O que viria a ser o FUCH, sigla para Fórum Único Chespirito, nasceu no Natal de 2001. O fórum como conhecemos até hoje surgiu após a união de outros dois: o <http://www.atinet.com/cleotais> com o Fórum CHBR, do site Chespirito Brasil. O site Turma CH também tinha seu fórum próprio.

Leo fundou assim o FUCH, na época apenas “FUC”, que tinha esse nome justamente pela pretensão de existir apenas um ‘único’ fórum de discussão sobre as obras de Chespirito na internet.

Leo, que permanece até hoje no fórum – como único membro do grupo “fundador” – não é o único usuário que está no FUCH até hoje. Iuri, um dos primeiros usuários, ainda é ativo.

Primeira página do FUCH no final de 2003, onde o sub-fórum "Área 51", embora apenas para a staff, era visível na lista de sub-fóruns (Clique na imagem para ampliar).

Primeira página do FUCH no final de 2003, onde o sub-fórum “Área 51”, embora apenas para a staff, era visível na lista de sub-fóruns (Clique na imagem para ampliar).

Em 2002, usuários ilustres se cadastraram no fórum, como Mestre Maciel, Alma Negra, Mr. Zero e Edmilson SBT. O FUCH utilizava a plataforma gratuita Fórum Now.

Nessa época, o fórum era meio desorganizado: tópicos de propaganda política e outros misturados com os tópicos sobre Chespirito.

Tópicos do fórum principal do FUCH em 2002 (Clique na imagem para ampliar)

Tópicos do fórum principal do FUCH em 2002 (Clique na imagem para ampliar)

No ano de 2003, Edmilson entrou para a moderação. Edmilson é conhecido na internet, sobretudo no Orkut, por várias comunidades do SBT. Ele também enviava por e-mail aos assinantes o “Boletim semanal do SBT”. O usuário deixou o FUCH com a incrível marca de 11.111 posts. “Ele saiu do fórum por causa de um movimento de usuários contra ele, que era muito flooder e também pelas coisas que vinha acontecendo envolvendo CH no SBT, fora as mentiras e chutes”, conta Antonio Felipe.

O usuário do Fórum Chaves que utiliza o nick E.R comentou sobre a passagem de Edimilson SBT, que recentemente apareceu no “SBT Repórter” sobre o aniversário de 30 anos da emissora, nos fóruns: O Edmilson fazia parte da moderação e teve uma vez que ele errou uma previsão sobre alguma coisa relacionada a CH e teve um pessoal do FUCH que ficou chateado com ele. Posteriormente, o Chanfle, um user que era moderador na época se juntou com mais 2 users do fórum e criaram um blog (ou site, não lembro direito) com mensagens ofensivas contra o Edmilson. Então, o Edmilson pediu a staff do fórum na época (em 2003) para que o Chanfle fosse julgado e punido. E a staff do fórum na época, que era uma panelinha só, absolveu o Chanfle.

Daí, por isso, o Edmilson abandonou o FUCH. Esse negócio dos 11.111 posts também acho que foi alguém da staff do FUCH na época que adulterou, porque ele tinha umas 10.000 e poucas postagens na época em que abandonou o fórum. Como disse no outro depoimento, muita gente da moderação na época fez coisas erradas.

Anos depois, o Edmilson voltou aos fóruns CH, no (atualmente extinto) Fórum do fã-clube Chespirito Brasil e postou neste fórum durante algum tempo e depois parou de postar em fóruns CH. Recentemente, passou um programa do SBT Repórter e uma das matérias era justamente o Edmilson visitando o SBT, eu até cheguei a postar fotos deste SBT Repórter no Fórum Chaves.”

Neste mesmo ano foi fundado o Fã-Clube Chespirito Brasil.

Tópico anuncia mudança de endereço para <www.forumchaves.net> (Clique na imagem para ampliar)

Tópico anuncia mudança de endereço para(Clique na imagem para ampliar)

Em março de 2004 ocorrem mudanças no fórum, que agora mudou sua plataforma para a Invision. Quanto ao que diz respeito ao servidor, o FUCH mudou do FórumNow para o Clube do Host. A equipe de moderação do primeiro semestre deste ano era composta por Bruno CH, BrunoSamppa, Tripa Seca, Chespiritoweb, Mr. Zero, Kiko CH, Thyago Louzada, Lucas Calvin, Iuri e Palmeirense.

Fórum Único Chespirito muda para o Clube do Host em 2004 (Clique na imagem para ampliar)

Fórum Único Chespirito muda para o Clube do Host em 2004 (Clique na imagem para ampliar)

No começo de 2005, alguns ainda em 2004, ocorreram alguns “bugs” com o fórum, que ficou um tempo fora do ar. Até que foi criado um fórum provisório (FPCH), que, quando ia se tornar definitivo, foi descartado pois o FUCH havia voltado, segundo nos conta o ex-moderador e administrador (hoje do Fórum Chaves), Fabão. Esses “bugs” incluíam falhas no sistema de alertas e mensagens.

FUCH no endereço <www.forumchaves.cjb.net>, ativo ainda hoje. Imagem: Arquivo do Andy. (Clique na imagem para ampliar)

FUCH no endereço <www.forumchaves.cjb.net>, ativo ainda hoje. Imagem: Arquivo do Andy. (Clique na imagem para ampliar)

Em 2005 surge outro fórum, o do Fã-Clube Chespirito Brasil. O FUCH passou a utilizar o domínio <http://www.forumch.com.br>, usado até hoje.

FUCH em sua melhor fase, em 2005 (clique na imagem para ampliar)

FUCH em sua melhor fase, em 2005 (clique na imagem para ampliar)

Também foi criado o Conselho do FUCH, “um grupo de usuários que não tinha poder de moderador, mas que avaliava algumas decisões”, segundo nos conta Fabão.

Variação no topo do fórum em 2005, em motivo do Natal e do luto por Mário Vilela (clique na imagem para ampliar)

Variação no topo do fórum em 2005, em motivo do Natal e do luto por Mário Vilela (clique na imagem para ampliar)

Após outro “bug”, no ano de 2006, e o fórum ser zerado em outras ocasiões, em 2007, foi zerado pela última vez, para se readequar à plataforma. Todos os membros suspensos e banidos ganharam uma segunda chance e puderam voltar a participar.

Também tem grande importância para um fórum os seus parceiros. Em 2006/7, o plano de fundo do FUCH era um composto por miniaturas dos logotipos de seus parceiros.

Plano de fundo: resultado de uma maior interação entre o FUCH e seus parceiros (clique na imagem para ampliar)

Plano de fundo: resultado de uma maior interação entre o FUCH e seus parceiros (clique na imagem para ampliar)

Plano de fundo do FUCH em janeiro de 2006, com os logotipos dos sites parceiros. Imagem: Arquivo Site da Bruxa. (clique na imagem para ampliar)

Plano de fundo do FUCH em janeiro de 2006, com os logotipos dos sites parceiros. Imagem: Arquivo Site da Bruxa.

Clique aqui para ler um tópico de 2006. Nesta época, existiam apenas os sub-fóruns Principal, Social, Sites CH, Negócios CH, Venda da Esquina, Terreno Baldio, Contato CH e Área 51. O fórum era parceiro do Clube do Host e Portal da TV.

Devemos ressaltar a importância da administração e moderação do fórum. São os usuários que “cuidam” do mesmo. Inúmeras pessoas já passaram por esses cargos. Apenas como alguns exemplos: Edmilson SBT, que moderou o fórum em 2003, Iuri, Filipe_chaves, o administrador que criou o Fórum Social, Chapolin30, que “sumiu” sem explicações, Riddle, moderador global em 2011, Will CH, moderador em 2011, Lucas Fernando, moderador global de 2010 até os dias atuais, Antonio Felipe, moderador em períodos dos anos de 2005, 2006 e de maio de 2007 ao começo de 2009.

 A atual equipe é composta por Andy, José Antonio e Valette Negro na administração, Baratinha, Eu acho…, Lucas_CH e Lucas Fernando na moderação global e chapolin, Chaves SBT, Cisko, Victor235, LuisEnrique, Lucas FT e velhacoroca na moderação “comum”.

FUCH no comecinho de 2007 (clique na imagem para ampliar)

FUCH no comecinho de 2007 (clique na imagem para ampliar)

O FUCH já utilizou diversos links, como <atinet.com/cleotais>, <forumchaves.net>, <forumch.ipbfree.com>, <forumch.clubedohost.com>, <forumchaves.cjb.net> (disponível até hoje, mesmo que este é o nome do outro fórum), <fpch.cjb.net>, <fuch.cjb.net>, <forumunicochespirito.cjb.net>, <forum-unico-chespirito.cjb.net>, <http://www.mrzero.kit.net/fuch.htm> (página avisando troca de endereço) e o “clássico” <http://www.forumch.com.br>, que pode ser acessado também pelo <http://www.chavesechapolin.com.br>

Até o próximo capítulo, amanhã.

 

Anúncios

7 Comentários

  1. Bruno

    Parabéns, equipe do VdC. Muito bom! Descobrindo as origens ‘-‘

  2. AGORA A MODERAÇAO DO FUCH ERA MUITO MAIS RIGIDA

Trackbacks

  1. A História dos Fóruns CH da Internet – Índice « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
  2. Exclusivo: entrevista com Vinicius Souza (ViniCuca), o novo dublador do Quico | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
  3. Fórum Chaves faz aniversário e lança manifesto pedindo convivência harmônica com o FUCH | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin
  4. FUCH realiza a primeira semana “Obrigado Chespirito” | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: