.: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil

Análise: A importância das séries CH no SBT (inclui especial “Chaves Brasileiro”)

Reproduzo aqui uma coluna que escrevi para o site “Tudo sobre Chaves”:

Há 27 anos no ar, o garoto que mora no 8 e “se   esconde” no barril vem fazendo a alegria de quem assiste o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). E porque não, também fazendo a alegria da emissora.

Sempre registrando bons índices de audiência, “Chaves” se mostra ser um grande sucesso e uma série que não se desgasta. De 2005 para cá, o SBT perdeu audiência e até o posto de vice líder nacional, mas, o seriado continua firme e forte. Fãs de Chaves sempre serão fãs de Chaves.

Se aproveitando disso, a emissora, quando algum outro programa vai mal das pernas, joga o Chavinho no lugar e, zás, a audiência no horário cresce mesmo sem aviso prévio. Um fenômeno. O contrário também acontece: tirando o seriado do ar, os fãs se revoltam e audiência cai. Que bom que o SBT já se tocou e mantêm a série firme e forte no ar. Inclusive o “Chapolin”, que ao menos de segunda a sexta-feira está garantido.

Mas nem tudo são flores: episódios se tornarem perdidos (coisa que aliás acontece em todo o mundo), cortes, mudanças de horários, desgaste (muitos episódios sendo exibidos por semana), não exibição de aberturas originais e créditos (coisa que até a Rede Globo corta), comerciais entrando na hora errada e outros fatores irritam o telespectador chavesmaníaco.

Porém, em proximidades de sua comemoração de 30 anos de existência, a TV de Silvio Santos resolveu reconhecer um dos maiores responsáveis pelo seu sucesso. Grande parte dos especiais comemorativos foram dedicados ao Chaves.

A emissora exibiu uma entrevista feita por Carlos Massa, o Ratinho, a Chespirito na cidade de Cancun, México. A matéria foi ao ar em seu programa (confira o vídeo aqui). Falando nisso, houve um erro: o SBT soltou a novela “Amor e Revolução” antes da entrevista acabar, depois deixou uma tela preta e voltou à entrevista, faltando um trecho.

Essa matéria foi exibida no mesmo dia e horário que o último capítulo da novela das 20h da Globo, algo arriscado, visto que isso “suga” toda a audiência. Mas era esse o dia do aniversário do SBT e foi ao ar mesmo assim. Uma semana depois, foi reprisada.

Outro especial dedicado às séries foi o “Especial 30 Anos de Chaves no SBT”, esses 30 só se for aproximação (são 27 anos). Alvo de críticas e elogios, foi algo legal feito pela emissora.

Um episódio – “Bilhetes Trocados”, um dos melhores – foi reproduzido pelo elenco da emissora, grande parte do clássico “A Praça é Nossa”. Seu Madruga foi interpretado por um dos mafiosos desse humorístico e não conseguiu seguir à risca o que Dona Florinda disse sobre saber dar seus tapas na entrevista ao Ratinho. Ele não desviava na hora certa e parece que acabava tomando uns =P.

Christina Rocha, do “Casos de Família” fez a Dona Clotilde que, como alguns repararam, ficou mais “oferecida”, mas de brincadeira. Se notaram, antes dela falar, já entrou no estúdio rindo.

Quem se encarregou de fazer o menino bochechudo foi o grande humorista Zé Américo. Mas sua atuação fazendo o Kiko ficou meio forçada. Ao que parece isso não foi erro e sim ele mesmo quis que parecesse forçado. Ele não chorou no muro da frente porque provavelmente não fizeram essa parte do cenário. A parte do “leve essas porcarias de flores” também foi feita no centro do pátio.

A Nina da Praça fez a Chiquinha, e foi uma das melhores atuações. Lívia Andrade (Sergio Malandro, A Praça é Nossa, Programa Silvio Santos) fez a valentona do 14 e, quem diria, foi a melhor atriz do especial em minha opinião, ao lado do Seu Madruga e Chiquinha.

Carlos Alberto de Nóbrega, o homem do banco da praça fez o Professor Girafales. Uma ironia, já que este era o mais baixo da turma. Numa cena do começo estava com a altura normal e só depois deixaram ele mais alto. Surgiu até uma piada brincando com eles mesmos falando “não sabia que o Professor Girafales era tão alto”. Para contornar sua baixa estatura, o Carlos subiu num banquinho, o que tirou um pouco sua mobilidade nas gravações.

Ratinho fez o papel do Seu Barriga. O papel do menino do barril ficou a cargo de Renê Loureiro, também da Praça. Algumas piadas e cenas que não existem no episódio original foram incluídas.

Um detalhe: no final da leitura da epístola (uma carábina só que menorzinha), foi falado “P.G”. e não “P.J.” ao se referir ao Professor Girafales. De qualquer forma, o açougueiro estranhou a carta.


Os próprios atores explicaram que o especial não foi feito pra ficar igual nem melhor que o “Chaves”, e sim fazer uma homenagem. Além de fazerem os papéis dos personagens houve brincadeiras pra comemorar o aniversário da emissora. Valeu o que fizeram: ao mesmo tempo comemoraram o aniversário do SBT e homenagearam o Chaves. Portanto alcançaram o objetivo, era pra sair assim mesmo. Saiu até melhor do que pensei.

Isso sem contar do cenário, que ficou muito bem reproduzido.

Para assistir o especial com os atores do SBT, clique aqui.

Esses especiais, juntamente com a volta de alguns episódios perdidos, mostram que o SBT está mais afim de valorizar as séries CH e seu público, como uma forma de agradecer a audiência e os lucros que vem junto com ela.

Escrito por Victor235. Fotos capturadas do Youtube.

Anúncios

16 Comentários

    Trackbacks

    1. “Chaves” versão nacional pode se tornar fixo na grade do SBT em 2012 « .: Vizinhança do Chaves :.
    2. Fotos: Bastidores da gravação do episódio de Natal do Chaves do SBT « .: Vizinhança do Chaves :.
    3. Papo Chavesmaníaco: Kvint « .: Vizinhança do Chaves :.
    4. .: Multigolb :.
    5. Especial: Retrospectiva CH 2011 « .: Vizinhança do Chaves :.
    6. Especial de Natal do Chaves será exibido hoje; confira detalhes « .: Multigolb :.
    7. Especial de Natal do Chaves será exibido hoje; confira detalhes « .: Vizinhança do Chaves :.
    8. Análise Completa – “Chaves Especial de Natal” com os atores do SBT « .: Vizinhança do Chaves :.
    9. _menu « .: Vizinhança do Chaves :.
    10. SBT mistura personagens do desenho e elenco nacional em foto do “Chaves” « .: Vizinhança do Chaves :.
    11. Análise: Chaves – Especial de Ano Novo (SBT) « .: Vizinhança do Chaves :.
    12. Análise: Chaves Animado e entrevista de Bolaños no Ratinho « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
    13. “Chaves” com o elenco do SBT não voltará a ser gravado « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
    14. Análise: Fórum Chaves entrevista Rubén Aguirre « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
    15. Vizinhança do Chaves – Balanço 2012 « .: Vizinhança do Chaves :. O portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil – Chaves e Chapolin
    16. De Gota em Gota – Por Trás das Câmeras | .: Vizinhança do Chaves :. DEFINITIVAMENTE CHESPIRITO. Chaves e Chapolin

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

    Foto do Google

    Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: